Métodos de pregar as boas novas — testemunho a pessoas de todas as línguas
1 Toda a humanidade precisa aprender a respeito de Jeová Deus, seu Filho e o Reino. (Rev. 14:6, 7) Estamos interessados em ajudar os que moram no nosso território e falam outro idioma a invocar o nome de Jeová para a salvação e a desenvolver a personalidade cristã. (Rom. 10:12, 13; Col. 3:10, 11) Mas como enfrentar com amor e eficiência as várias situações e desafios que surgem ao se apresentar as boas novas a tais pessoas?
2 Os cristãos devem tratar os outros como eles mesmos gostariam de ser tratados. (Mat. 7:12) Dar calorosa acolhida a pessoas de outro país ou idioma reflete genuíno interesse pessoal. (Rom. 15:7) Essa atitude mental é vital ao pregarmos as boas novas em comunidades de imigrantes, visto que isso nos ajuda a encarar outros assim como Deus os encara. — Atos 10:34, 35; 17:26.
3 Ao encontrar no território uma pessoa que fala um idioma que você não entende, procure saber em que idioma ela sabe ler. Apresente-lhe a mensagem que se encontra no folheto Boas Novas para Pessoas de Todas as Nações. Se houver por perto uma congregação ou um grupo que usa o mesmo idioma, talvez possa ajudar essa pessoa a contatar esses irmãos. Talvez um publicador local que conheça o idioma possa cultivar o interesse. Se isso não for possível, diga ao morador que você tentará conseguir para ele uma de nossas publicações nesse idioma. Daí pergunte ao servo encarregado quais são as publicações disponíveis nessa língua.
4 Alguns publicadores aprenderam o suficiente de um idioma para fazer uma apresentação simples. Outros aceitaram o desafio de estudar com uma pessoa, usando uma de nossas publicações no respectivo idioma. Se usarmos as fotos ou as gravuras e pedirmos que a pessoa leia os textos mencionados, ela obterá algum entendimento bíblico básico. Pode até haver um membro da família dela que conheça o suficiente do idioma dela e do idioma local para servir de intérprete.
5 Tendo em mente que o nosso objetivo é fazer discípulos, incentive a pessoa interessada a assistir às reuniões da congregação local, caso nenhuma reunião seja realizada no idioma que ela entende. O companheirismo cristão, por si só, pode ser edificante e a ajudará a fazer mais progresso espiritual.