Como você deve responder?
1 “Sempre com graça”: É muito apropriado que se diga aos servos do Deus clemente, Jeová, que sua conversa deve ser “sempre com graça, temperada com sal”. (Col. 4:6; Êxo. 34:6) Isso significa que devemos falar de maneira bondosa, mesmo quando a pessoa parece não merecer tal bondade. Devemos falar coisas de bom gosto, não de maneira rude ou sem tato.
2 Muitas pessoas vivem sob tremenda pressão e são submetidas diariamente a abusos verbais. Quando as visitamos, talvez sejam ríspidas conosco. Como devemos reagir numa situação dessas? A Bíblia diz: “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor.” Esse tipo de resposta também pode abrandar alguém que seja contra nós. (Pro. 15:1; 25:15) As pessoas que no dia a dia são tratadas de modo rude podem sentir-se tão atraídas à nossa maneira educada de falar e à nossa voz bondosa que talvez escutem as boas novas que pregamos.
3 Não temos interesse em discutir com pessoas que não demonstram respeito pela verdade, mas queremos raciocinar, com base na Bíblia, com aqueles que nos permitem fazer isso. Independentemente da situação que enfrentamos, não nos esquecemos de que devemos mostrar às pessoas, com bondade e convicção, que as promessas preciosas de Deus são confiáveis. — 1 Tes. 1:5.
4 Decisões pessoais e assuntos de consciência: Como deve responder quando um estudante da Bíblia ou um irmão lhe pergunta o que ele deve fazer em determinada situação? Talvez você saiba o que faria se estivesse na mesma situação. Mas cada pessoa deve assumir a responsabilidade por suas próprias decisões na vida. (Gál. 6:5) O apóstolo Paulo explicou que ele incentivava a “obediência pela fé” entre os povos a quem pregava. (Rom 16:26) Esse é um excelente exemplo para seguirmos. A pessoa que toma decisões pensando principalmente em agradar seu instrutor da Bíblia ou outro humano está servindo a homens, não vivendo pela fé. (Gál. 1:10) Por isso, uma resposta direta e simples pode não ser o melhor para aquele que está fazendo a pergunta.
5 Como, então, poderá responder de maneira coerente com as orientações bíblicas? Você pode chamar atenção para princípios bíblicos apropriados e exemplos incluídos no relato bíblico. Em alguns casos, pode mostrar à pessoa como fazer pesquisas para que ela mesma encontre os princípios e os exemplos. Você pode até comentar os princípios e o valor dos exemplos, mas sem aplicá-los à situação em questão. Pergunte à pessoa se ela consegue ver neles algo que poderia ajudá-la a tomar uma decisão acertada. Com base nesses princípios e exemplos, incentive-a a considerar que atitude agradaria a Jeová. Dessa maneira, você a ajudará a ‘treinar as faculdades perceptivas para distinguir tanto o certo como o errado’. — Heb. 5:14.