A importância da repetição no ministério
1 No ministério de campo. Ao darmos testemunho, esperamos que as pessoas gravem o que dizemos. O uso eficaz de repetição pode ajudar a atingir esse objetivo.
2 Em muitos casos, repetir a matéria no momento em que é apresentada ajuda a gravá-la na mente do ouvinte. Assim, depois de ler um texto, poderá enfatizá-lo por indicar um ponto-chave nele e perguntar: “Notou a expressão usada no texto?”
3 As últimas frases de uma conversa também podem ser usadas com eficiência. Por exemplo, poderá dizer: “O ponto principal de nossa conversa, que eu gostaria que gravasse é . . . ” Em seguida, volte a mencioná-lo em termos simples. Poderia ser algo assim: “O propósito de Deus é que a Terra seja transformada num paraíso. Esse propósito se realizará com certeza.” Ou talvez: “A Bíblia mostra claramente que estamos vivendo nos últimos dias deste sistema mundial. Para sobrevivermos ao fim dele, temos de aprender o que Deus requer de nós.” Ou então: “Como vimos, a Bíblia apresenta conselhos práticos sobre como lidar com os problemas da vida familiar.” Em alguns casos, poderá simplesmente repetir uma citação da Bíblia como ponto a ser lembrado. É óbvio que fazer isso com eficiência exige reflexão antecipada.
4 Nas revisitas e nos estudos bíblicos, a repetição pode ser feita por meio de perguntas de recapitulação.
5 Se a pessoa acha difícil entender ou aplicar certo conselho bíblico, talvez seja preciso abordar o assunto em mais de uma ocasião. Tente apresentá-lo de vários ângulos. As explicações não precisam ser extensas, mas devem incentivar o estudante a continuar a pensar no assunto. Lembre-se, Jesus usou esse tipo de repetição ao ajudar seus discípulos a superar o desejo de ocupar o primeiro lugar. — Mat. 18:1-6; 20:20-28; Luc. 22:24-27.