ESTUDO 1
SINALIZAÇÃO EXATA DOS TEXTOS DA BÍBLIA
A BÍBLIA diz que a vontade de Deus é que pessoas de toda sorte “venham a ter um conhecimento exato da verdade”. (1 Tim. 2:4) Em harmonia com isso, nosso desejo de transmitir conhecimento exato deve influenciar a maneira de sinalizarmos a Bíblia em público.
A habilidade de sinalizar textos é importante tanto para os jovens quanto para os de mais idade. Como Testemunhas de Jeová, temos a responsabilidade de transmitir a outros o conhecimento a respeito de Jeová e do seu modo de agir. Isso pode envolver sinalizar para uma pessoa ou para um grupo pequeno. Sinalizamos também para os membros de nossa família. As designações de estudante oferecem boas oportunidades para que irmãos e irmãs, jovens e idosos, recebam conselhos para aprimorar sua sinalização de um vídeo.
Geralmente nós mostramos a Bíblia em vídeo para nossa assistência no ministério e nas reuniões ao ensinar da tribuna. Então, por que precisamos treinar a sinalização dos textos? Sinalizar a partir da Bíblia nos ajuda a nos apegar ao “padrão de palavras sadias”. (2 Tim. 1:13) Quando treinamos a sinalização de versículos bíblicos, ficamos mais familiarizados com os termos bíblicos e os tornamos parte de nosso vocabulário em língua de sinais. Usar os mesmos sinais ao citar textos bíblicos nos deixa mais unidos.
Você talvez já tenha ensinado pessoas em uma língua falada. Mas você se sente à vontade para ensinar a Bíblia em língua de sinais? Sinalizar você mesmo os textos é um passo importante para ajudá-lo a atingir esse objetivo. Você deve ser capaz de sinalizar com naturalidade e convicção.
No ministério, às vezes não é possível mostrar a Bíblia ao morador. Ele talvez esteja muito ocupado ou pode ser que outros fatores o impeçam de ver o vídeo. Nessas situações, você deve estar preparado para sinalizar um pensamento bíblico. Você também deve estar preparado para sinalizar textos em caso de falha no equipamento.
Sinalizar a partir da Bíblia em público, quer para poucas pessoas, quer para a congregação, é algo que devemos encarar com seriedade. A Bíblia é inspirada por Deus. Além disso, “a palavra de Deus é viva e exerce poder . . . e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração”. (Heb. 4:12) A Palavra de Deus contém um conhecimento de valor incalculável, que não está disponível em nenhuma outra fonte. Ela nos ajuda a conhecer o único Deus verdadeiro, a cultivar um relacionamento excelente com ele e a ser bem-sucedidos em lidar com problemas. Explica-nos também o que fazer para obter a vida eterna no novo mundo de Deus. Por isso, ao sinalizarmos a Bíblia, devemos querer fazê-lo da melhor maneira possível. — Sal. 119:140; Jer. 26:2.
Como sinalizar a partir de um vídeo de maneira exata. Há muitos aspectos envolvidos na boa sinalização de vídeos teocráticos, mas a exatidão é o primeiro objetivo a atingir. Isso significa esforçar-se para sinalizar exatamente o que está no vídeo, tomando cuidado para não pular sinais, cortar o início ou o fim de um sinal, ou sinalizar por engano um sinal parecido que tem um significado diferente. Por exemplo, os sinais para “vigiar” e “emprestar” são quase idênticos em língua brasileira de sinais , com exceção do movimento. Se você trocar um sinal por outro por engano, isso pode deixar sua assistência confusa.
Contexto: Para sinalizar corretamente, você precisa entender o contexto. Isso exige preparação minuciosa. Visto que cada sinal e expressão facial tem significado, este pode ser distorcido se você omitir sinais, usar expressões faciais incorretas ou cometer outros erros. Erros podem acontecer quando se deixa de considerar o contexto em que os sinais são usados. Por exemplo, será que Levítico 10:1 poderia ser entendido corretamente se a expressão facial de quem sinaliza não indicasse o atrevimento de Nadabe e Abiú? Será que a assistência compreenderia o relato de Números 25:8 se fosse omitido o detalhe de que Zinri e Cosbi foram mortos? Ou se 1 João 2:1 fosse sinalizado de uma maneira que indicasse uma prática de pecado em vez de um pecado não intencional? Ou se o sinal para “ato de adoração” em Mateus 4:9 não indicasse apenas um ato? Sinalizar ideias completas, em vez de simplesmente sinalizar palavras individuais, ajudará você a evitar erros na sinalização. Tente entender o que cada sinal — incluindo expressão facial, movimento, modulação e todos os seus outros atributos — transmite no contexto em que ele aparece. Um entendimento claro do que você está sinalizando é um passo importante para transmitir conhecimento exato a outros. À medida que desenvolver a habilidade de pensar no que vem à frente do que está sinalizando e analisar o fluxo das ideias, conseguirá sinalizar o que está no vídeo com maior exatidão.
Vídeo referência: Você também deve levar em consideração como você copiará os sinais durante sua sinalização. Alguns oradores preferem copiar a sinalização de um tablet ou outro dispositivo. Se você escolher esse método, certifique-se de que o dispositivo tenha bateria suficiente para a duração do seu discurso. O dispositivo do qual você copia deve ser grande o suficiente para que você possa exergar. Se você está tendo dificuldades para ver, isso pode afetar sua sinalização, principalmente suas expressões faciais. Outros oradores se sentem mais à vontade usando anotações com figuras ou textos baseados na sinalização do vídeo. Se você escolher essa opção, suas notas precisam incluir dicas sobre expressão facial e movimento.
Pausas: Sinalizar de maneira exata a partir de um vídeo requer saber onde pausar e por quanto tempo. (Isso é explicado em mais detalhes no Estudo 5, “Uso correto de pausas”.) Por exemplo, uma pausa completa junto com um aceno de cabeça pode indicar que você vai falar sobre outro ponto. Pausas mais curtas podem indicar pontos separados mas relacionados, ou elas podem ser usadas entre os itens de uma lista. Elas também podem ser usadas na transição de pontos diferentes sob um mesmo assunto.
Mudança de personagem: É importante prestar atenção às mudanças de personagens. Se essas indicações não forem usadas de modo correto, a assistência pode não entender quem está falando. Isso inclui o tipo correto de olhar. Ao assumir o papel de um personagem, lembre-se de onde a atenção dele deve estar. Por exemplo, o personagem está falando com Jeová, o que requer que você olhe para cima? Ou você está sinalizando a partir da perspectiva de Jeová, o que requer que você olhe para baixo para o outro personagem? Ou você talvez esteja assumindo os papéis de outros personagens que você posicionou à esquerda ou à direita. O posicionamento dos personagens, objetos e ideias no espaço precisa estar correto.
Expressões faciais: Outro fator a lembrar tem a ver com as expressões faciais. Os sinais podem ser alterados pela expressão facial para transmitir uma nuance de significados ou para isolar um ponto específico. Por exemplo, a expressão facial pode determinar se uma frase é uma afirmação ou uma pergunta, ou se a pergunta é retórica ou não.
Soletração: Soletrar é outra área que precisa de atenção. Alguns livros da Bíblia, com Primeiro e Segundo das Crônicas, Esdras e Neeemias estão repletos de nomes próprios. Pratique para soletrar essas palavras de modo correto. Às vezes, os nomes podem ser soletrados mais rapidamente ao ser repetidos, mas eles ainda devem ser fáceis de entender para a assistência. Se você acha difícil soletrar nomes, escreva os numa lista e a leve para o palco para ser consultada quando necessário.
Naturalidade: A exatidão é importante, mas você não pode deixar de lado a naturalidade. Isso pode acontecer quando você está copiando outra pessoa. Por exemplo, talvez a outra pessoa que você esteja copiando seja destro e você canhoto, ou vice-versa. Nesse caso, não há necessidade de alterar sua mão dominante. Você não precisa imitar tudo que a outra pessoa faz, como seu estilo de sinalização ou seus maneirismos, mas o conteúdo do que está sendo sinalizado deve ser o mesmo.
Se você aplicar essas sugestões, vai conseguir sinalizar de maneira exata o que está no vídeo. O objetivo é dar sentido à sinalização. Lembre-se de que seu objetivo é transmitir ideias, e não simplesmente repetir sinais.
Para adquirir a habilidade de sinalizar corretamente o que está no vídeo é necessário treinar. Sinalize cada versículo bíblico várias vezes, até não cometer mais erros. Então, passe para o versículo seguinte. Por último, esforce-se a sinalizar vários versículos sem pular, repetir ou cometer outros erros em nenhum dos sinais. Isso inclui os movimentos e expressões faciais que transmitem emoção ou afetam a gramática. Depois de fazer isso, peça que alguém veja sua sinalização e indique os erros que cometer.
Em algumas partes do mundo, as pessoas têm dificuldade de assistir ao vídeo devido à visão fraca ou à luz forte. Se for possível corrigir esses problemas, com certeza haverá melhora na sinalização.
Foi a um ancião experiente que o apóstolo Paulo escreveu: “Continua a aplicar-te à leitura pública.” (1 Tim. 4:13) Obviamente, esse é um campo em que todos podemos melhorar.
COMO CONSEGUIR
Treine! Treine! Treine!
Peça que alguém veja você sinalizando o que está na Bíblia e aponte os erros. Certifique-se de espelhar as pausas, as mudanças de personagem, inflexões de sinais e expressões faciais do ator da Bíblia.
Durante o estudo pessoal, discipline-se a assistir à sinalização com cuidado com o objetivo de entender o contexto.
Não se concentre em palavras individuais; aprenda a sinalizar ideias completas.
EXERCÍCIO: Depois de se preparar bem, peça que um amigo ou alguém de sua família assista à sua sinalização de um trecho de Mateus, capítulos 5 a 7. Peça-lhe que o interrompa toda vez que você (1) pular um sinal; (2) sinalizar algo de maneira errada ou trocar a ordem dos sinais; (3) desconsiderar uma pausa, inflexão, expressão facial ou outro elemento do sinal que afete seu significado. É bom fazer isso durante pelo menos dez minutos em duas ou três ocasiões.