ESTUDO 2
SINALIZAÇÃO CLARA
PARA comunicar-se de maneira eficaz, você deve sinalizar com clareza. O que pretende dizer talvez seja interessante e até importante, mas a maior parte da sua mensagem não será captada caso seus sinais não sejam facilmente entendidos.
As pessoas não se sentem motivadas se não entendem bem o que é sinalizado. Mesmo que uma pessoa sinalize com energia e entusiasmo, se não sinalizar com clareza não conseguirá motivar os ouvintes a agir. Seria como se falasse num idioma que não entendem. ( Jer. 5:15) A Bíblia nos lembra: “Se a trombeta der um toque incerto, quem se aprontará para a batalha? Do mesmo modo, também, a menos que vós, por intermédio da língua, pronuncieis palavras facilmente entendidas, como se saberá o que se fala? Estareis, de fato, falando ao ar.” — 1 Cor. 14:8, 9.
O que torna os sinais incompreensíveis? Sinalizar num espaço muito pequeno ou muito próximo ao corpo, ou deixar de tocar seu corpo quando um sinal exige isso, pode tornar sua sinalização difícil de entender.
Além disso, sinalizar rápido demais dificulta a compreensão. É como assistir um vídeo em língua de sinais em modo acelerado. É possível ver os sinais, mas não se consegue entender quase nada.
Algumas pessoas podem não ter mãos tão flexíveis, o que afeta sua sinalização. Ou alguém talvez tenha algum ferimento na mão, no pulso ou no braço que interfere em sua liberdade de movimentos ou exige que ele sinalize usando mais os cotovelos do que os pulsos.
Em outros casos, a pessoa sinaliza de maneira incompreensível devido a algum problema nas mãos, nos braços ou nos músculos faciais. Contudo, mesmo quem tem um desafio assim pode fazer muito para melhorar, aplicando as sugestões fornecidas neste estudo.
Na maioria dos casos, porém, a dificuldade para entender o que é sinalizado se deve ao fato de a pessoa emendar os sinais ou usar sinais incompletos. O problema talvez seja pular partes de um sinal, como sinalizar apenas a segunda letra do sinal para “Testemunhas de Jeová”. Ou pode ser por sinalizar duas ou mais palavras juntas tão rápido que elas parecem ser apenas um sinal. Seus ouvintes podem até captar algumas ideias e frases, mas têm de adivinhar as outras. Deixar de sinalizar devidamente as palavras pode comprometer a eficácia do ensino.
Como sinalizar com clareza. Um dos segredos para sinalizar bem as palavras é compreender a estrutura dos sinais em seu idioma e o que está envolvido em produzir cada sinal. Isso será considerado em detalhes no próximo estudo. Se pretende sinalizar com maior clareza, sinalize devagar e procure formar e usar cada sinal de modo correto. De início, poderá parecer que os sinais saem excessivamente precisos, mas à medida que você pratica e se acostuma a produzir cada sinal de modo correto, você conseguirá sinalizar com naturalidade. É claro que, a bem da fluência, você acabará juntando alguns sinais, mas não faça isso se houver o risco de obscurecer o sentido do que sinaliza. Isso pode ajudar quer você tenha mãos grandes, quer pequenas, ou qualquer que seja sua mão dominante.
É importante poder movimentar as mãos e os dedos de várias maneiras para criar muitas formas diferentes. Se suas mãos não são tão flexíveis, um exercício que pode ajudar é abrir e fechar as mãos completamente 40 a 50 vezes o mais rápido possível. Isso pode aumentar sua versatilidade de movimentos e tornar suas mãos mais flexíveis para que você possa sinalizar corretamente.
Além disso, ao sinalizar uma palavra-chave ou um nome próprio pela primeira vez, sinalize ou soletre de modo claro e preciso. Daí, se ele se repetir depois em seu discurso, você pode sinalizá-lo com maior rapidez pois será reconhecido.
Uma palavra de cautela: para melhorar a clareza, talvez você treine sinalizando com extrema precisão. Mas não crie o hábito de sinalizar dessa maneira, porque isso pareceria artificial e desnatural.
Aprender a relaxar também pode ajudá-lo a melhorar a sinalização. Tensão nos ombros, braços e pulsos interfere na devida coordenação entre a mente, as mãos, os braços, o corpo e a face — processo que deve ser suave e natural.
As mãos, braços e face precisam estar relaxados para reagir prontamente aos comandos do cérebro. Se você ficar muito nervoso, seus ombros podem perder flexibilidade e isso vai afetar seus sinais.
Ao treinar sua sinalização, poderá descobrir que é prático sinalizar na frente de um espelho. Observe atentamente como usa os ombros, braços e mãos. Use roupas que permitam que você se movimente com liberdade. Ao sinalizar, sente que não movimenta os músculos da face? Se isso acontecer, é muito provável que seja difícil compreender o que sinaliza.
Se puder, grave a si mesmo durante vários minutos sinalizando naturalmente, como se estivesse no serviço de campo. Ao assistir a gravação, conseguirá perceber se tem algum problema na sinalização. Fique atento aos momentos em que sua sinalização ficou incompreensível, ou em que você deixou as mãos caídas de um jeito desleixado, e tente determinar o motivo. Geralmente, a deficiência pode ser corrigida com a aplicação das sugestões já apresentadas.
Tem algum problema físico que interfere na sua sinalização? Dependendo da gravidade do impedimento, talvez seja bom sinalizar mais devagar. Às vezes, você talvez precise até sinalizar de uma maneira exagerada para compensar qualquer limitação que tenha. Tente apresentar sua mensagem de modo breve e simples, como Jesus fez até com verdades profundas. Embora seu problema talvez não seja completamente resolvido, não se desespere. Lembre-se de que Jeová escolheu Moisés, que talvez tivesse um problema na fala, para declarar mensagens vitais tanto ao povo de Israel quanto ao Faraó do Egito. (Êxo. 4:10-12) Se você estiver disposto, Jeová também o usará e abençoará seu ministério.
COMO FAZER
Sinalize todas as palavras com clareza — com um tamanho adequado e num ritmo moderado.
Não use sinais incompletos nem os emende de maneira que o significado do que diz fique confuso para a assistência.
Use seu espaço de sinalização de modo eficiente para que a mensagem seja visualmente clara.
Se esforce para para relaxar os ombros, os braços e os músculos faciais.
EXERCÍCIO: Sinalize normalmente. Você precisa abrir seus dedos ou braços um pouco mais e usar melhor os músculos da face? Treine esse exercício sinalizando Mateus 8:23-27.