ESTUDO 19
Incentivo ao uso da Bíblia
NOSSO desejo é dirigir a atenção de todos à Palavra de Deus, a Bíblia. Esse livro sagrado é a base para a mensagem que pregamos, e queremos que as pessoas entendam que aquilo que falamos não procede de nós, mas de Deus. Elas precisam desenvolver confiança na Bíblia.
No ministério de campo. Na sua preparação para o ministério de campo, selecione sempre um ou mais textos para ler aos que desejam ouvir. Mesmo numa apresentação relativamente curta de uma publicação bíblica, muitas vezes é proveitoso compartilhar um texto bíblico apropriado. O poder da Bíblia de orientar pessoas comparáveis a ovelhas é maior do que qualquer coisa que possamos dizer pessoalmente. Quando não for possível mostrar um texto da Bíblia, talvez queira citar o que ela diz. No primeiro século, não havia muitas cópias de rolos das Escrituras à disposição. Mas Jesus e seus apóstolos citaram extensivamente as Escrituras. Nós também devemos esforçar-nos em memorizar textos e usá-los de modo apropriado em nosso ministério, às vezes simplesmente citando-os.
Quando for possível compartilhar um pensamento da Bíblia, segure seu dispositivo de modo que o morador possa acompanhar. Verifique se a luz não está refletindo na tela, pois isso dificulta a visualização. Se o morador tem sua própria Bíblia impressa, incentive-o a buscá-la. Como mencionado no Estudo 18, você pode isolar uma palavra ou frase importante na Bíblia dele. Isso pode contribuir para o ponto em consideração e para uma reação mais favorável. Você também pode usar a oportunidade para comparar o texto da Bíblia dele com a Tradução do Novo Mundo em língua de sinais.
É preciso dar-se conta, porém, de que alguns tradutores da Bíblia tomaram liberdades com a Palavra de Deus. As suas traduções talvez não se harmonizem em todos os sentidos com o que constava nas línguas bíblicas originais. Muitas traduções modernas eliminaram o nome de Deus, obscureceram o que o texto na língua original diz a respeito da condição dos mortos e ocultaram o que a Bíblia diz sobre o propósito de Deus com relação à Terra. Para mostrar à pessoa o que aconteceu, talvez seja preciso comparar textos-chave de várias Bíblias, ou de traduções mais antigas, na mesma língua. Quem ama a verdade ficará grato de conhecer os fatos.
Nas reuniões congregacionais. Todos devem ser incentivados a ver os versículos da Bíblia à medida que são mostrados nas reuniões. Sempre que possível, os discursos devem mostrar os textos na Tradução do Novo Mundo em língua de sinais. Às vezes, o orador talvez queira parafrasear um versículo ou sinalizá-lo, mesmo que já tenha sido gravado em língua de sinais. Isso é aceitável desde que feito com exatidão e em harmonia com a apresentação em língua de sinais da organização. Mas em geral é melhor que os oradores mostrem os textos da Tradução do Novo Mundo na tela. Ver os textos bíblicos gravados geralmente causa uma impressão mais poderosa do que quando são sinalizados pelo orador. Isso é bom em muitos sentidos. Ajuda a manter a atenção da assistência na matéria. Acrescenta impacto visual ao ensino que o orador está transmitindo. E inculca na mente dos recém-interessados que a Bíblia é, de fato, a fonte de nossas crenças.
Se a assistência realmente acompanhará os textos à medida que são mostrados dependerá em grande parte de seu incentivo. O convite direto é um dos melhores métodos.
Cabe ao orador decidir que textos deseja enfatizar para a assistência. É melhor você mostrar textos que o ajudem a desenvolver os pontos principais. Daí, se o tempo permitir, acrescente mais alguns em apoio de sua argumentação.
COMO FAZER
Mostre o texto ao morador ou convide-o a acompanhar a leitura na Bíblia dele, em que você pode destacar uma palavra ou frase importante.
Ao falar na congregação, faça um convite direto à assistência para ver os textos-chave.
EXERCÍCIOS: Nas revisitas, tente o seguinte: (1) Se você se sentir à vontade, entregue seu dispositivo ao morador, aberto num determinado versículo, e pergunte a ele se gostaria de vê-lo. (2) Pergunte-lhe se gostaria de apanhar a Bíblia impressa dele e daí destaque um texto-chave.