Cânticos novos para adorar a Jeová!
1 Na última reunião anual da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, EUA, em 4 de outubro de 2014, foi anunciado que nosso cancioneiro será revisado. Foi uma notícia emocionante! Nessa ocasião, destacou-se a importância que os cânticos do Reino devem ter em nossa adoração. — Sal. 96:2.
2 Você talvez se pergunte: ‘Por que é preciso revisar o cancioneiro?’ Há vários motivos. Em primeiro lugar, nosso entendimento da Bíblia continua a ser refinado e isso afeta a letra de nossos cânticos. (Pro. 4:18) Além disso, em muitos idiomas, o cancioneiro contém expressões e frases retiradas da edição anterior da Tradução do Novo Mundo. Para que as letras estejam de acordo com a edição revisada, elas precisam ser alteradas. Visto que atualizar as letras exigiria muito trabalho, foi decidido acrescentar alguns cânticos novos ao cancioneiro.
3 Será que teremos de esperar que o cancioneiro revisado seja lançado para começar a usar os cânticos novos? Não. Temos o prazer de informar que, durante os próximos meses, vários cânticos novos serão lançados em nosso site, jw.org. Quando um cântico for lançado, ele será usado no final de uma Reunião de Serviço e aparecerá com a observação “cântico novo”.
4 Como aprender os cânticos novos: Aprender uma música nova nem sempre é fácil. Mas, assim como o salmista, não queremos ‘ficar quietos’ nas reuniões congregacionais, e sim cantar de todo o coração. (Sal. 30:12) Para aprender um cântico novo, siga estes passos simples.
Assista várias vezes a gravação, que estará disponível em nosso site. Assim como qualquer música, é necessário repetição para aprender os sinais e se acostumar com os movimentos. Quanto mais você assistir o cântico, mais fácil será se lembrar dele.
Preste atenção ao desenvolvimento dos sinais chave ao longo do cântico visto que estes destacam o ponto principal. Também observe como as formatações de mão e movimentos são usados para impulsionar o cântico de forma poética criando um padrão visual ou melodia. Por exemplo, dê uma olhada no cântico 44, intitulado “Participamos alegremente na colheita”. Você consegue encontrar o ponto principal desse cântico? Consegue observar como está relacionado Mateus 13:1-23 citado no início deste cântico? Como o segundo verso retrata a aplicação espiritual do primeiro ? Como os sinais são usados para destacar isso?
Copie a sinalização do cântico até aprendê-lo.
Durante a Adoração em Família, ensaie os cânticos novos algumas vezes, até que todos saibam cantá-los.
5 Nos meses à frente, os cânticos novos serão ocasionalmente usados no final da Reunião de Serviço. Sempre que isso acontecer, a congregação irá assistir uma vez o cântico para aprendê-lo. Depois, a assistência irá cantar o cântico novo, assim como fazemos com os outros cânticos.
6 Já parou para pensar que os cânticos nos dão a oportunidade de nos juntar para louvar a Jeová? Assim, não devemos criar o hábito de sair de nossos lugares desnecessariamente na hora do cântico.
7 Da mesma forma, quando o presidente da sessão nas assembleias e congressos nos convidar a tomar nossos lugares antes do início de cada sessão para assistir um vídeo que foi preparado, devemos obedecer. Quando fazemos isso, preparamos nosso coração para as informações que serão transmitidas. — Esd. 7:10.
8 Vamos concluir a reunião de hoje com um dos cânticos novos, que se chama “O Reino já é uma realidade — que ele venha!” Ele foi apresentado na última reunião anual e foi escrito especialmente por causa do aniversário de cem anos do Reino.
9 Com certeza, os cânticos novos são “coisas boas” que Jeová nos deu. (Mat. 12:35) Então, vamos fazer nosso máximo para aprendê-los e cantá-los de todo o coração. Assim, daremos a Deus a honra e o louvor que ele merece. — Sal. 147:1.