BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia
BIBLIOTECA ON-LINE
da Torre de Vigia
Língua brasileira de sinais (Libras)
  • BÍBLIA
  • PUBLICAÇÕES
  • REUNIÕES
  • w25.8 33
  • Aceite o amor de Jeová

Nenhum vídeo disponível para o trecho selecionado.

Desculpe, ocorreu um erro ao carregar o vídeo.

  • Aceite o amor de Jeová
  • A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2025
  • Subtítulos
  • Matéria relacionada
  • POR QUE É IMPORTANTE ESTAR CONVENCIDO DE QUE JEOVÁ NOS AMA?
  • O QUE PODE NOS AJUDAR A TER CERTEZA QUE JEOVÁ NOS AMA?
  • COMO JESUS NOS AJUDA A TER CERTEZA QUE JEOVÁ NOS AMA?
  • CONTINUE FORTALECENDO SUA CONVICÇÃO
  • Jeová te ama muito!
    A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2024
  • O que o resgate nos ensina?
    A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2025
  • Aceite com humildade que você não sabe de tudo
    A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2025
  • Deixe o amor motivar você a pregar!
    A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2024
Veja mais
A Sentinela Anunciando o Reino de Jeová (Estudo) — 2025
w25.8 33

ESTUDO 33

CÂNTICO 4 “Jeová é o meu Pastor”

Aceite o amor de Jeová

‘Eu atraí você a mim com amor leal.’ — JER. 31:3.

OBJETIVO

Aprender por que é importante ter certeza que Jeová nos ama e ver como aumentar nossa confiança nisso.

1. Por que você se dedicou a Jeová? (Veja também a imagem.)

VOCÊ se lembra de quando se dedicou a Jeová? Você tomou essa decisão porque o conheceu bem e passou a amá-lo. Você prometeu a Jeová que colocaria a vontade dele em primeiro lugar na vida e que sempre o amaria de todo o coração, alma, mente e força. (Mar. 12:30) Desde aquela época, seu amor por ele tem ficado cada vez mais forte. Então, como você responderia se alguém perguntasse: “Você realmente ama a Jeová?” Com toda a certeza, você responderia: “Eu amo a Jeová mais do que qualquer coisa nesse mundo!”

Conjunto de imagens: Uma irmã meditando em sua dedicação e batismo. 1. Ela ora ao ar livre. 2. Ela é batizada em um rio.

Você se lembra do amor que tinha por Jeová quando dedicou sua vida a ele e se batizou? (Veja o parágrafo 1.)


2-3. (a) Do que Jeová quer que a gente tenha certeza? (Jeremias 31:3) (b) O que vamos ver neste estudo?

2 Mas como você responderia se alguém perguntasse: “Você tem certeza que Jeová ama você?” Será que você pensaria duas vezes para responder, talvez achando que não merece o amor de Jeová? Uma irmã que teve uma infância difícil diz: “Eu sei que eu amo a Jeová; eu tenho certeza disso. Mas muitas vezes eu acabo me perguntando: ‘Será que Jeová me ama?’” Se você já teve essa dúvida, o que pode te ajudar a saber o que Jeová realmente sente por você?

3 Jeová quer que você tenha certeza absoluta que ele te ama. (Leia Jeremias 31:3.) A verdade é que foi o próprio Jeová quem atraiu você a ele. E quando você se dedicou e se batizou, você ganhou um presente muito valioso: o amor leal de Jeová. Isso significa que ele te ama profundamente e nunca vai te abandonar. É esse amor que faz com que Jeová veja seus adoradores — incluindo você — como sua “propriedade especial [ou: estimada]”. (Mal. 3:17, nota) Jeová quer que você se sinta assim como o apóstolo Paulo. Ele tinha tanta certeza que Jeová o amava que escreveu: “Estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem governos, nem coisas presentes, nem coisas por vir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criação será capaz de nos separar do amor de Deus.” (Rom. 8:38, 39) Neste estudo, vamos ver por que precisamos aumentar nossa certeza de que Jeová nos ama e o que pode nos ajudar a fazer isso.

POR QUE É IMPORTANTE ESTAR CONVENCIDO DE QUE JEOVÁ NOS AMA?

4. Como podemos lutar contra uma das maiores artimanhas de Satanás?

4 Quando temos certeza que Jeová nos ama, conseguimos lutar contra uma das “artimanhas” de Satanás. (Efé. 6:11) Satanás vai tentar de tudo para nos fazer parar de servir a Jeová. Uma de suas maiores armadilhas é a mentira de que Jeová não nos ama. Nunca se esqueça de que Satanás é um oportunista. Ele geralmente nos ataca quando estamos vulneráveis — talvez quando estamos abalados emocionalmente por causa de coisas que aconteceram no passado, desafios que estamos enfrentando agora ou incertezas sobre o futuro. (Pro. 24:10) Satanás é como um leão que aproveita para atacar quando sua presa está indefesa. Quando estamos pra baixo, Satanás se aproveita disso e tenta nos fazer desistir. Mas se continuarmos fortalecendo nossa convicção de que Jeová nos ama, vamos conseguir ‘tomar posição contra’ Satanás e suas artimanhas astutas. — 1 Ped. 5:8, 9; Tia. 4:7.

5. Por que precisamos nos sentir amados e valorizados por Jeová?

5 Quando temos certeza que Jeová nos ama, conseguimos nos aproximar mais dele. Por que podemos dizer isso? Jeová nos criou com a necessidade de amar e de ser amados. Quando somos amados, nossa resposta natural é mostrar amor de volta. Então, quanto mais nos sentimos amados e valorizados por Jeová, mais vamos querer amá-lo também. (1 João 4:19) E quanto mais o amamos, mais ele vai nos amar de volta. A Bíblia nos diz de forma bem clara: “Acheguem-se a Deus, e ele se achegará a vocês.” (Tia. 4:8) Mas como podemos fortalecer nossa convicção de que Jeová nos ama?

O QUE PODE NOS AJUDAR A TER CERTEZA QUE JEOVÁ NOS AMA?

6. Para aceitar o amor de Jeová, o que podemos pedir em oração?

6 Seja específico e persistente em suas orações. (Luc. 18:1; Rom. 12:12) Peça a Jeová para que você consiga ver a si mesmo assim como ele vê você. Faça isso várias vezes por dia, se for preciso. É claro que não é fácil convencer um coração que está sempre te condenando. Mas lembre-se que Jeová é maior que o seu coração. (1 João 3:19, 20) Ele conhece você melhor do que você mesmo. E ele vê em você o que você talvez não consiga. (1 Sam. 16:7; 2 Crô. 6:30) Então, não deixe de ‘derramar o coração’ para Jeová, falando como você se sente e pedindo ajuda para aceitar o amor dele. (Sal. 62:8) Depois de orar, é importante seguir alguns passos. Vamos ver quais.

7-8. Como os Salmos provam para nós que Jeová nos ama?

7 Confie no que Jeová diz. Jeová inspirou os escritores da Bíblia a descreverem como ele realmente é. Veja a forma amorosa como Davi descreveu o quanto Jeová se importa com a gente: “Jeová está perto dos que têm coração quebrantado, ele salva os que estão desanimados.” (Sal. 34:18, nota) Quando você se sente muito triste, você pode achar que ninguém entende o que você está passando. Mas Jeová promete estar perto de você, porque nesses momentos ele vê que você precisa dele mais do que nunca. Em outro salmo, Davi escreveu: “Recolhe as minhas lágrimas no teu odre.” (Sal. 56:8) Jeová vê quando você está triste e sofrendo. Ele se preocupa muito com você e sente a dor que você está sentindo. Assim como cada gota de água é preciosa para alguém atravessando um deserto, cada lágrima que derramamos é preciosa para Jeová. O Salmo 139:3 diz: “Tu [Jeová] . . . conheces bem todos os meus caminhos.” Jeová vê tudo o que você faz, mas ele se concentra nas coisas boas. (Heb. 6:10) Por quê? Porque ele valoriza muito todas as coisas que você faz para agradar a ele.a

8 Por meio desses textos consoladores da Bíblia, é como se Jeová estivesse dizendo: “Eu quero que você saiba que eu te amo muito e me preocupo com você.” Mas como vimos antes, Satanás quer te convencer do contrário. Então, se em algum momento você tiver dúvidas sobre o amor de Jeová por você, pare e pense: ‘Em quem vou acreditar — no “pai da mentira” ou no “Deus da verdade”?’ — João 8:44; Sal. 31:5.

9. Que garantia Jeová dá a todos os que o amam? (Êxodo 20:5, 6)

9 Medite em como Jeová corresponde ao amor. Pense no que Jeová disse a Moisés e aos israelitas. (Leia Êxodo 20:5, 6.) Jeová promete que vai continuar a mostrar amor leal àqueles que o amam. Essas palavras nos garantem que é impossível Jeová não amar de volta aqueles que amam a ele. (Nee. 1:5) Então, se você começar a duvidar do amor de Jeová, pare e pense: ‘Eu amo a Jeová?’ Bem, se você ama a Jeová e está fazendo o seu melhor para agradá-lo, ele garante a você que te ama profundamente. (Dan. 9:4; 1 Cor. 8:3) Em outras palavras, se você não duvida do seu amor por Jeová, por que você duvidaria do amor dele por você? O amor e a lealdade de Jeová são inquestionáveis.

10-11. Como Jeová quer que você veja o resgate? (Gálatas 2:20)

10 Medite no resgate. O sacrifício de resgate de Jesus Cristo é o maior presente de Jeová para a humanidade. (João 3:16) Mas será que também é um presente para você individualmente? Com certeza! Pense, por exemplo, no apóstolo Paulo. Ele tinha feito muitas coisas ruins. E, mesmo depois de se tornar cristão, ele precisava continuar lutando contra suas imperfeições. (Rom. 7:24, 25; 1 Tim. 1:12-14) Mas ele via o resgate como um presente que Jeová deu para ele individualmente. Foi o próprio Jeová que inspirou o apóstolo Paulo a registrar as palavras em Gálatas 2:20. (Leia.) E lembre-se que tudo o que está na Bíblia é para nossa instrução. (Rom. 15:4) Então, as palavras de Paulo mostram como Jeová quer que você veja o resgate: como um presente dele especialmente para você. Quando você vê o resgate dessa forma, você fortalece sua convicção de que Jeová ama você individualmente.

11 Nós agradecemos a Jeová por ter enviado Jesus à Terra para morrer por nós. Mas outro motivo de Jesus ter vindo à Terra foi para compartilhar com outros a verdade sobre Deus. (João 18:37) Essa verdade inclui o grande amor que Jeová tem por seus filhos.

COMO JESUS NOS AJUDA A TER CERTEZA QUE JEOVÁ NOS AMA?

12. Por que podemos confiar no que Jesus disse sobre Jeová?

12 Quando esteve na Terra, Jesus gostava de explicar para as pessoas que tipo de Deus Jeová é. (Luc. 10:22) Nós temos bons motivos para confiar no que Jesus disse sobre Jeová. Afinal de contas, Jesus tinha passado bilhões de anos ao lado de Jeová nos céus antes de vir à Terra. (Col. 1:15) O próprio Jesus se sentia muito amado por Jeová. E ele também viu o quanto Jeová ama seus filhos e filhas que são fiéis. Mas como Jesus nos ajuda a ter certeza que Jeová nos ama?

13. Como Jesus quer que a gente veja a Jeová?

13 Jesus quer que a gente veja a Jeová assim como ele vê. Nos Evangelhos, Jesus chamou Jeová de “Pai” mais de 160 vezes. E quando falava com seus seguidores, Jesus chamava Jeová de “seu Pai” e “Pai de vocês”. (Mat. 5:16; 6:26) A nota de estudo em Mateus 5:16 diz: “Servos de Jeová que viveram muito antes de Jesus vir à Terra usaram muitos títulos imponentes para descrever a Jeová ou para falar com ele, como ‘Todo-Poderoso’, ‘Altíssimo’ e ‘Grandioso Criador’. Mas Jesus usava com frequência a palavra ‘Pai’, que era mais simples e comum. Com isso, ele mostrou que Deus quer que seus adoradores se sintam bem achegados a ele.” Fica claro que Jesus quer que a gente veja a Jeová assim como ele vê: como um Pai bondoso que ama muito seus filhos. Vamos ver dois exemplos que mostram como Jesus usou a palavra “Pai” ao descrever Jeová.

14. Como Jesus mostrou que cada um de nós é valioso para Jeová? (Mateus 10:29-31) (Veja também a imagem.)

14 Primeiro, veja o que Jesus disse em Mateus 10:29-31. (Leia.) Os pardais são pequenos pássaros que nunca vão amar ou adorar a Jeová. Mesmo assim, nosso Pai dá valor a eles e sabe quando cada um deles cai no chão. Imagine então o quanto Jeová valoriza e se preocupa com cada um dos que servem a ele por amor! Falando sobre a expressão “até mesmo os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados”, a nota de estudo do versículo 30 diz: “O fato de Jeová conhecer os discípulos de Jesus até nos mínimos detalhes mostra o quanto Jeová se importa com eles.” Sem dúvida, Jesus quer que a gente aceite que cada um de nós é valioso aos olhos do nosso Pai celestial.

Jesus mostrando um pardal que está pousando no chão. Seus discípulos escutam com atenção.

Jeová dá tanto valor a um único pardal que sabe quando ele cai no chão. Imagine então o quanto ele valoriza você — alguém que ama e adora a ele! (Veja o parágrafo 14.)


15. O que mais as palavras de Jesus nos ensinam sobre nosso Pai celestial? (João 6:44)

15 Veja um segundo exemplo de quando Jesus usou a palavra “Pai”, em João 6:44. (Leia.) Foi o próprio Jeová que, com amor e bondade, atraiu você para a verdade. Por que ele fez isso? Porque seu Pai celestial viu que você tinha um bom coração e belas qualidades. (Atos 13:48) A nota de estudo em João 6:44 diz que Jesus talvez estivesse fazendo referência às palavras de Jeremias que estão no texto temático deste estudo: ‘Eu atraí você a mim com amor leal [ou: continuei a mostrar amor leal a você].’ (Jer. 31:3; nota; veja também Oseias 11:4.) Pense no que significa o amor de Jeová ser descrito como leal. Nosso amoroso Pai celestial viu e continua vendo suas boas qualidades, mesmo que você talvez não consiga.

16. (a) O que Jesus nos ensina sobre Jeová, e por que devemos acreditar nele? (b) Como você pode fortalecer sua convicção de que Jeová é o melhor Pai que você poderia ter? (Veja o quadro ‘O Pai que todos nós precisamos’.)

16 Ao descrever Jeová como nosso Pai, é como se Jesus dissesse: “Jeová não é apenas o meu Pai; ele é o seu Pai também. Eu garanto que ele te ama e se preocupa muito com você.” Então, se de vez em quando você duvidar do amor de Jeová, pare um pouco e pergunte-se: ‘Não seria melhor eu confiar nas palavras de Jesus, que conhece nosso Pai melhor do que ninguém e que sempre fala a verdade?’ — 1 Ped. 2:22.

‘O Pai que todos nós precisamos’

Essas palavras aparecem no prefácio do livro Achegue-se a Jeová. Lá diz qual o objetivo desse livro: ‘Veremos que Jeová é o Pai que todos nós precisamos. Poderoso, justo, sábio e amoroso, jamais abandona seus filhos fiéis.’

Uma irmã que foi muito maltratada pelo próprio pai explica como esse livro a ajudou: “Só de ouvir a palavra ‘pai’, eu já ficava com medo. Mas agora eu sei o que realmente é um bom pai. Eu vi que Jeová quer ser meu Pai, e eu quero ser filha dele.” Depois de ler o livro, outra irmã disse: “Não dá nem pra imaginar um Pai melhor do que Jeová!”

Para fortalecer sua convicção de que Jeová é o Pai que você precisa, que tal ter um projeto de estudo para ler, ou reler, esse livro?

CONTINUE FORTALECENDO SUA CONVICÇÃO

17. Por que precisamos continuar fortalecendo nossa convicção de que Jeová nos ama?

17 Nós precisamos fazer de tudo para fortalecer nossa convicção de que Jeová nos ama. Como vimos neste estudo, Satanás é um inimigo traiçoeiro e quer muito que a gente enfraqueça e desista de servir a Jeová. Ele não mede esforços e vai continuar tentando abalar nossa confiança de que Deus nos ama. Não podemos cair nessa armadilha! — Jó 27:5.

18. Como você pode fortalecer sua confiança no amor de Jeová?

18 Para fortalecer sua confiança no amor de Jeová, continue orando para que você consiga se ver como ele vê. Medite em versículos da Bíblia que mostram o grande amor de Jeová e a preocupação que ele sente pelos que o amam. Lembre-se que, quando uma pessoa ama a Jeová, é impossível ele não amar essa pessoa de volta. Nunca esqueça que o resgate é um presente de Jeová para você. E confie na garantia de Jesus de que Jeová também é o seu Pai celestial. Então, se alguém perguntar: “Você tem certeza que Jeová te ama?” Você vai responder sem pensar duas vezes: “É claro que ele me ama! E eu faço o meu melhor todos os dias para mostrar meu amor por ele!”

QUAL É A SUA RESPOSTA?

  • Por que é importante ter certeza que Jeová te ama?

  • O que vai ajudar você a ter certeza que Jeová te ama?

  • Como Jesus ajuda você a ter certeza que Jeová te ama?

CÂNTICO 154 Eterno amor

a Para ver mais textos consoladores que garantem o amor de Jeová por nós, veja o assunto “Dúvidas; sentimentos negativos”, no livro Princípios Bíblicos para a Vida Cristã.

    LSB Publicações para WOL (2000-2024)
    Sair
    Login
    • Língua brasileira de sinais (Libras)
    • Compartilhar
    • Preferências
    • Copyright © 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
    • Termos de Uso
    • Política de Privacidade
    • Configurações de Privacidade
    • JW.ORG
    • Login
    Compartilhar