BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia
BIBLIOTECA ON-LINE
da Torre de Vigia
Língua brasileira de sinais (Libras)
  • BÍBLIA
  • PUBLICAÇÕES
  • REUNIÕES

Nota de rodapé

a  Veja A Sentinela de 1.° de janeiro de 1996, páginas 9-22.

8:3 — Por que Jerusalém foi chamada de “cidade da veracidade”? Antes de ser destruída em 607 AEC, Jerusalém era “a cidade opressiva”, habitada por profetas e sacerdotes corruptos e por pessoas infiéis. (Sofonias 3:1; Jeremias 6:13; 7:29-34) Mas, com a reconstrução do templo e o compromisso do povo de adorar a Jeová, as verdades da adoração pura seriam faladas ali, e Jerusalém seria chamada de “cidade da veracidade”.

11:7-14 — Qual o significado de Zacarias cortar um bordão, ou vara, chamado “Afabilidade” e outro chamado “União”? Zacarias é retratado como alguém enviado para ‘pastorear o rebanho destinado à matança’ — pessoas semelhantes a ovelhas exploradas por seus líderes. No seu papel como pastor Zacarias prefigurou Jesus Cristo, que foi enviado ao povo pactuado de Deus, mas foi rejeitado por eles. Cortar o bordão da “Afabilidade” simbolizava que Deus poria fim ao pacto da Lei, feito com os judeus, e não lidaria mais com eles de modo afável, ou amigável. Cortar o bordão da “União” significava romper o vínculo teocrático da fraternidade entre Judá e Israel.

12:11 — O que é “o lamento de Hadadrimom no vale plano de Megido”? O Rei Josias, de Judá, foi morto numa batalha contra o Faraó Neco, do Egito, no “vale plano de Megido”, e sua morte foi lamentada ‘em endechas’ ao longo dos anos. (2 Crônicas 35:25) Portanto, “o lamento de Hadadrimom” pode se referir ao lamento pela morte de Josias.

Lições para nós:

1:2-6; 7:11-14. Jeová se agrada daqueles que, arrependidos, aceitam sua repreensão e retornam a ele por lhe prestar adoração de toda a alma. Em resultado disso, Jeová retorna a eles. Por outro lado, ele não atende o pedido de ajuda dos que ‘persistem em negar-se a prestar atenção e continuam a oferecer um ombro obstinado, e fazem seus ouvidos irresponsivos [ou insensíveis]’ à sua mensagem.

4:6, 7. Nenhum obstáculo se mostrou grande demais para o espírito de Jeová transpor a fim de terminar com sucesso a obra de reconstrução do templo. Podemos vencer qualquer problema relacionado ao nosso serviço a Deus por exercermos fé em Jeová. — Mateus 17:20.

4:10. Tendo sido observados bem de perto por Jeová, Zorobabel e seu povo terminaram o templo de acordo com as normas elevadas de Deus. Isso mostra que não é difícil demais para humanos imperfeitos viver à altura do que Jeová espera.

7:8-10; 8:16, 17. Para obtermos o favor de Jeová precisamos exercer a justiça, praticar a benevolência, mostrar misericórdia e falar a verdade uns com os outros.

8:9-13. Jeová nos abençoa quando ‘nossas mãos são fortes’ em fazer a obra que ele nos designou. Essas bênçãos incluem paz, segurança e progresso espiritual.

12:6. Os servos de Jeová que ocupam posições de responsabilidade devem ser “como uma tocha acesa”, ou seja, seu zelo deve ser notável.

13:3. Nossa lealdade ao verdadeiro Deus e à sua organização deve ser maior do que nossa lealdade a qualquer humano, por mais achegado que este nos seja.

13:8, 9. Os apóstatas rejeitados por Jeová foram muitos: duas partes, ou dois terços, da terra de Israel. Somente um terço passou por um refinamento como que por fogo. Em nossos dias, a cristandade, composta pela maioria dos que afirmam ser cristãos, foi rejeitada por Jeová. Apenas poucos em número, os cristãos ungidos, ‘invocaram o nome de Jeová’ e se submeteram ao processo de refinamento. Eles e seus irmãos na fé provam que não são Testemunhas de Jeová apenas de nome.

Motivados a agir com zelo

Como nos afeta hoje o que Ageu e Zacarias proclamaram? Quando refletimos em como a mensagem deles incentivou os judeus a dar atenção à obra de reconstrução do templo, não nos sentimos motivados a ter uma participação zelosa na obra de pregar o Reino e fazer discípulos?

Zacarias profetizou que o Messias viria “montado num jumento”, seria traído por “trinta moedas de prata”, seria golpeado e ‘as ovelhas do rebanho seriam espalhadas’. (Zacarias 9:9; 11:12; 13:7) A meditação no cumprimento dessas profecias messiânicas proferidas por Zacarias tem um grande impacto em nossa fé. (Mateus 21:1-9; 26:31, 56; 27:3-10) Isso fortalece nossa confiança na Palavra de Jeová e nas suas provisões para a nossa salvação. — Hebreus 4:12.

AS OITO VISÕES SIMBÓLICAS DE ZACARIAS

1:8-17: Garantiu que se completaria a construção do templo e mostrou que Jerusalém e outras cidades em Judá seriam abençoadas.

1:18-21: Prometeu o fim dos ‘quatro chifres que dispersaram Judá’, ou seja, todos os governos que se opuseram à adoração de Jeová.

2:1-13: Indica que Jerusalém se expandiria e que Jeová se tornaria para ela “uma muralha de fogo ao redor” — uma proteção.

3:1-10: Mostrou que Satanás estava envolvido na oposição à obra do templo e que o sumo sacerdote Josué foi libertado e purificado.

4:1-14: Deu garantia de que obstáculos semelhantes a montes seriam nivelados e que o governador Zorobabel completaria a construção do templo.

5:1-4: Proferiu uma maldição contra os malfeitores que não haviam sido punidos.

5:5-11: Predisse o fim da maldade.

6:1-8: Prometeu supervisão e proteção angélicas.

LSB Publicações para WOL (2000-2025)
Sair
Login
  • Língua brasileira de sinais (Libras)
  • Compartilhar
  • Preferências
  • Copyright © 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Configurações de Privacidade
  • JW.ORG
  • Login
Compartilhar