Explique o que é o Reino - Parte 1
Como podemos cumprir nossa comissão de anunciar o Reino de Deus? Embora possamos iniciar a conversa usando os mais variados assuntos para despertar o interesse das pessoas, logo deve ser possível perceber que nossa mensagem gira em torno do Reino.
Um aspecto importante dessa obra é ler ou citar passagens bíblicas que se refiram ao Reino. Ao falar do Reino, certifique-se de que seus ouvintes entendam do que se trata. Em vez de simplesmente dizer que o Reino de Deus é um governo, talvez tenha de ir mais a fundo, pois é possível que algumas pessoas não consigam conceber a ideia de um governo invisível. Neste sentido, pode-se adotar diversas linhas de raciocínio. Por exemplo, a gravidade é invisível, mas tem uma poderosa influência em nossa vida. Não conseguimos ver o Criador da lei da gravidade, mas é óbvio que ele tem grande poder. A Bíblia o chama de “Rei da eternidade”. (1 Tim. 1:17) Pode-se também argumentar que, num país grande, muitos cidadãos nunca visitaram a capital nem viram pessoalmente o presidente. Elas tomam conhecimento do que acontece ali e das decisões do presidente por meio da mídia. Da mesma maneira, a Bíblia, publicada em mais de 2.200 idiomas, nos fala do Reino de Deus. Ela nos indica quem foi investido de autoridade e o que o Reino está fazendo atualmente. A revista A Sentinela, publicada em mais idiomas do que qualquer outro periódico, indica na capa seu objetivo principal, com os dizeres: “Anunciando o Reino de Jeová”.
Para ajudar as pessoas a entender o que é o Reino, pode-se mencionar algumas coisas que elas desejam que os governos providenciem, como: segurança econômica, paz, eliminação do crime, tratamento imparcial para todos os grupos étnicos, educação e assistência médica. Mostre-lhes que o Reino de Deus é o único governo que pode satisfazer plenamente esses e outros desejos legítimos da humanidade. — Sal. 145:16.
Procure incentivar seus ouvintes a desenvolver o desejo de tornar-se súditos do Reino cujo Rei é Jesus Cristo. Deixe claro que os milagres que ele realizou foram amostras do que fará como Rei celestial. Mencione com frequência as qualidades atraentes que Jesus demonstrou. (Mat. 8:2, 3; 11:28-30) Explique também que ele entregou a vida por nós e que Deus o ressuscitou para a vida imortal nos céus, de onde ele reina. — Atos 2:29-35.