Perguntas para os que desejam ser batizados
Parte I — Ensinos bíblicos básicos
Se você não foi criado por pais cristãos, seu estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová ensinou-lhe o padrão da verdade, e é bem provável que o ache bastante diferente daquilo em que acreditava antes. (2 Tim. 1:13) As coisas que aprendeu lhe proporcionaram grande revigoramento espiritual, e sem dúvida lhe deram a esperança de ter vida e bênçãos futuras em um paraíso terrestre, sob o Reino de Deus. Sua fé na Palavra de Deus foi fortalecida, e, por associar-se com a congregação cristã, já recebeu muitas bênçãos. Chegou a compreender como Jeová está lidando com o Seu povo hoje em dia. — Zac. 8:23.
Quer tenha sido criado em um lar cristão, quer não, à medida que se prepara para o batismo em água, em símbolo de sua dedicação pessoal a Jeová Deus, tirará proveito de uma recapitulação dos ensinos bíblicos básicos, dirigida pelos anciãos da congregação. (Heb. 6:1-3) Que Jeová continue a abençoar todos os seus esforços para assimilar conhecimento dele, e que ele lhe conceda a recompensa prometida. — João 17:3.
1. Quem é o Deus verdadeiro?
Hoje bem sabes e tens de recordar no teu coração que Jeová é o verdadeiro Deus nos céus em cima e na terra embaixo. Não há outro. — Deut. 4:39.
Embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Jesus Cristo, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele. — 1 Cor. 8:5, 6.
Fontes adicionais de pesquisa: Sal. 83:18; Isa. 43:10-12.
2. Quais são algumas das qualidades destacadas de Jeová?
Deus é amor. — 1 João 4:8.
A Rocha, perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele. — Deut. 32:4.
Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus! Quão inescrutáveis são os seus julgamentos e além de pesquisa são os seus caminhos! — Rom. 11:33.
Ai! Soberano Senhor Jeová! Eis que tu mesmo fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido. O assunto inteiro não é maravilhoso demais para ti. — Jer. 32:17.
3. Que termos a Bíblia usa para nos ajudar a entender alguns aspectos da autoridade de Jeová?
Jeová é o nosso Juiz, Jeová é o nosso Legislador, Jeová é o nosso Rei; ele mesmo nos salvará. — Isa. 33:22.
Acaso não vieste a saber ou não ouviste? Jeová, o Criador das extremidades da terra, é Deus por tempo indefinido. Ele não se cansa nem se fatiga. Não se esquadrinha o seu entendimento. — Isa. 40:28.
4. O que significa dar a Jeová devoção exclusiva? Por que só ele merece tal devoção?
Tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua força. — Mar. 12:30.
Jesus disse [a Satanás]: “Está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” — Luc. 4:8.
Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade. — Rev. 4:11.
Fontes adicionais de pesquisa: Êxo. 20:4, 5; Atos 17:28.
5. Como devemos encarar e usar o nome pessoal de Deus?
Vou exaltar-te, ó meu Deus, o Rei, e vou bendizer teu nome por tempo indefinido, para todo o sempre. Vou bendizer-te o dia inteiro e vou louvar teu nome por tempo indefinido, para todo o sempre. — Sal. 145:1, 2.
Tendes de orar do seguinte modo: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mat. 6:9.
6. Por que é importante usar o nome pessoal de Deus na adoração?
Visto que ele se afeiçoou de mim, Eu também o porei a salvo. Protegê-lo-ei por ele ter chegado a conhecer meu nome. — Sal. 91:14.
Todo aquele que invocar o nome de Jeová será salvo. — Rom. 10:13.
Fontes adicionais de pesquisa: Êxo. 20:7; Atos 15:14; Joel 2:32.
7. De que modo Jeová Deus santificará Seu nome? Como podemos participar nisso?
Eu hei de magnificar-me, e santificar-me, e dar-me a conhecer aos olhos de muitas nações; e terão de saber que eu sou Jeová. — Eze. 38:23.
Fiquem envergonhados e perturbados para todo o sempre, e fiquem encabulados e pereçam; para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra. — Sal. 83:17, 18.
Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece. — Pro. 27:11.
Fontes adicionais de pesquisa: Eze. 36:16-18; 1 Ped. 2:12.
8. Por que seria errado fazer uma imagem de Deus ou tentar adorá-lo usando imagens?
Não deves fazer para ti imagem esculpida, semelhança alguma do que há nos céus em cima ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las, porque eu, Jeová, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva. — Deut. 5:8, 9.
Eu sou Jeová. Este é meu nome; e a minha própria glória não darei a outrem, nem o meu louvor a imagens entalhadas. — Isa. 42:8.
Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade. — João 4:24.
Estamos andando pela fé, não pela vista. — 2 Cor. 5:7.
9. O que significa dedicar-se a Jeová? Você já fez sua dedicação pessoal a Jeová em oração?
Porque desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. — João 6:38.
Jesus disse então aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo e apanhe a sua estaca de tortura, e siga-me continuamente.” — Mat. 16:24.
Fonte adicional de pesquisa: Heb. 10:7, 9.
10. Quem é Jesus Cristo?
Pedro disse: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.” — Mat. 16:16.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque mediante ele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por intermédio dele e para ele. — Col. 1:15, 16.
Fontes adicionais de pesquisa: João 1:1, 2, 14; Atos 2:36.
11. Qual é a posição de Jesus em relação a Jeová Deus, e que autoridade Jeová deu a ele?
Vou embora para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. — João 14:28.
Mantende em vós esta atitude mental que houve também em Cristo Jesus, o qual, embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus. Não, mas ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo, vindo a ser na semelhança dos homens. Mais do que isso, quando se achou na feição de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até à morte, sim, morte numa estaca de tortura. Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai. — Fil. 2:6, 9-11.
Fontes adicionais de pesquisa: Dan. 7:13, 14; João 14:10, 11; 1 Cor. 11:3; Fil. 2:5, 7, 8.
12. Por que Jesus veio à Terra e morreu em sacrifício?
O Filho do homem não veio para que se lhe ministrasse, mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos. — Mat. 20:28.
Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, a fim de que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha vida eterna. — João 3:16.
Viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” — João 1:29.
13. Por que precisamos do resgate, e como ele afeta a sua vida?
Mediante ele temos o livramento por meio de resgate, por intermédio do sangue desse, sim, o perdão de nossas falhas. — Efé. 1:7.
O amor de Cristo nos compele, porque foi isso o que julgamos, que um só homem morreu por todos; de modo que, então, todos tinham morrido; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivessem mais para si mesmos, mas para aquele que morreu por eles e foi levantado. — 2 Cor. 5:14, 15.
Fontes adicionais de pesquisa: Rom. 3:23; 1 João 4:11.
14. O que é o espírito santo, e o que foi realizado por meio dele?
“Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma [delas]. — Isa. 40:26.
Nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo. — 2 Ped. 1:21.
Todos eles ficaram cheios de espírito santo e principiaram a falar em línguas diferentes, assim como o espírito lhes concedia fazer pronunciação. — Atos 2:4.
Fonte adicional de pesquisa: 2 Ped. 1:20.
15. De que modo o espírito santo atua hoje para o nosso benefício?
Ao chegar sobre vós o espírito santo, recebereis poder e sereis testemunhas de mim tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até à parte mais distante da terra. — Atos 1:8.
Prestai atenção a vós mesmos e a todo o rebanho, entre o qual o espírito santo vos designou superintendentes para pastorear a congregação de Deus. — Atos 20:28.
É a nós que Deus as tem revelado por intermédio de seu espírito, pois o espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. — 1 Cor. 2:10.
Os frutos do espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, brandura, autodomínio. Contra tais coisas não há lei. — Gál. 5:22, 23.
Fontes adicionais de pesquisa: Mat. 10:19, 20; João 14:26.
16. O que é o Reino de Deus?
Nos dias daqueles reis o Deus do céu estabelecerá um reino que jamais será arruinado. E o próprio reino não passará a qualquer outro povo. Esmiuçará e porá termo a todos estes reinos, e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos. — Dan. 2:44.
Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. — Mat. 6:10.
Fontes adicionais de pesquisa: Isa. 9:7; João 18:36.
17. Que bênçãos o governo do Reino proporcionará para a Terra e para a humanidade?
Enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram. — Rev. 21:4.
A criança de peito há de brincar sobre a toca da naja; e a criança desmamada porá realmente sua própria mão sobre a fresta de luz da cobra venenosa. Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte. — Isa. 11:8, 9.
Fontes adicionais de pesquisa: Isa. 26:9; 65:21, 22.
18. O que significa buscar primeiro o Reino?
Parai de armazenar para vós tesouros na terra . . . Antes, armazenai para vós tesouros no céu . . . Ninguém pode trabalhar como escravo para dois amos . . . Não podeis trabalhar como escravos para Deus e para as Riquezas. . . . Portanto, nunca estejais ansiosos, dizendo: “Que havemos de comer?” ou: “Que havemos de beber?” ou: “Que havemos de vestir?” Porque todas estas são as coisas pelas quais se empenham avidamente as nações. — Mat. 6:19, 24, 31.
Jesus disse então aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim negue-se a si mesmo e apanhe a sua estaca de tortura, e siga-me continuamente. — Mat. 16:24.
Fontes adicionais de pesquisa: Mat. 13:44-46; 19:27-29.
19. Como sabemos que estamos no tempo do fim e que o Reino de Deus já domina?
Enquanto estava sentado no Monte das Oliveiras, aproximaram-se dele os discípulos, em particular, dizendo: “Dize-nos: Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” — Mat. 24:3.
“Porque nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro. — Mat. 24:7.
Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, não dispostos a acordos, caluniadores, sem autodomínio, ferozes, sem amor à bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder; e destes afasta-te. — 2 Tim. 3:1-5.
Fontes adicionais de pesquisa: Mat. 24:4-14; Rev. 6:1-8; 12:1-12.
20. Quem é Satanás, o Diabo? De onde ele e seus demônios vieram?
Foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada. — Rev. 12:9.
Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade. Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da mentira. — João 8:44.
Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria moradia correta, ele reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia. — Judas 6.
Fontes adicionais de pesquisa: Jó 1:6; 2:1.
21. Que questão Satanás levantou contra Jeová e Seu governo no jardim do Éden? Que acusação falsa Satanás fez contra o fiel Jó?
A serpente . . . começou a dizer à mulher: “É realmente assim que Deus disse, que não deveis comer de toda árvore do jardim?” A isso a mulher disse à serpente: “Do fruto das árvores do jardim podemos comer. Mas, quanto a comer do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: ‘Não deveis comer dele, não, nem deveis tocar nele, para que não morrais.’” A isso a serpente disse à mulher: “Positivamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no mesmo dia em que comerdes dele, forçosamente se abrirão os vossos olhos e forçosamente sereis como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.” — Gên. 3:1-5.
Respondeu Satanás a Jeová e disse: “Acaso é por nada que Jó teme a Deus? Não puseste tu mesmo uma sebe em volta dele, e em volta da sua casa, e em volta de tudo o que ele tem? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e o próprio gado dele se tem espalhado pela terra. Mas, ao invés disso, estende tua mão, por favor, e toca em tudo o que ele tem, e vê se não te amaldiçoará na tua própria face.” — Jó 1:9-11.
Satanás respondeu a Jeová e disse: “Pele por pele, e tudo o que o homem tem dará pela sua alma. Ao invés disso, estende agora tua mão, por favor, e toca-lhe até o osso e a carne, e vê se não te amaldiçoará na tua própria face.” — Jó 2:4, 5.
22. Como podemos, de modo pessoal, mostrar que apoiamos a Jeová e seu governo, e provar que as acusações de Satanás contra os servos de Deus são falsas?
Sê sábio, filho meu, e alegra meu coração, para que eu possa replicar àquele que me escarnece. — Pro. 27:11.
É inconcebível da minha parte declarar-vos justos! Até eu expirar não removerei de mim a minha integridade! — Jó 27:5.
Fontes adicionais de pesquisa: Sal. 26:11; Tia. 4:7.
23. O que acontecerá com Satanás e seus demônios, segundo o julgamento de Jeová contra eles?
Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar. — Gên. 3:15.
O Deus que dá paz, por sua parte, esmagará em breve a Satanás debaixo dos vossos pés. A benignidade imerecida de nosso Senhor Jesus seja convosco. — Rom. 16:20.
Eu vi descer do céu um anjo com a chave do abismo e uma grande cadeia na mão. E ele se apoderou do dragão, a serpente original, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. — Rev. 20:1, 2.
O Diabo que os desencaminhava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde já estavam tanto a fera como o falso profeta. — Rev. 20:10.
24. Quais são algumas práticas espíritas que os cristãos evitam?
Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. — Deut. 18:10, 11.
Quanto aos covardes, e aos que não têm fé, e aos que são repugnantes na sua sujeira, e aos assassinos, e aos fornicadores, e aos que praticam o espiritismo, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, terão o seu quinhão no lago que queima com fogo e enxofre. Este significa a segunda morte. — Rev. 21:8.
25. O que é a alma humana? A alma pode morrer?
E Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente. — Ecl. 9:10.
Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; Neste dia perecem deveras os seus pensamentos. — Sal. 146:4.
26. O que é pecado? Como foi que todos nós nos tornamos pecadores?
Todo aquele que pratica o pecado está também praticando o que é contra a lei, e assim o pecado é aquilo que é contra a lei. — 1 João 3:4.
Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado. — Rom. 5:12.
Fonte adicional de pesquisa: Sal. 51:5.
27. O que você deve fazer se cometer um pecado grave?
Finalmente te confessei meu pecado e não encobri meu erro. Eu disse: “Farei confissão das minhas transgressões a Jeová.” — Sal. 32:5.
Há alguém doente entre vós? Chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele, untando-o com óleo em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o indisposto fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-á isso perdoado. Portanto, confessai abertamente os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sejais sarados. A súplica do justo, quando em operação, tem muita força. — Tia. 5:14-16.
Quem encobre as suas transgressões não será bem sucedido, mas, ter-se-á misericórdia com aquele que as confessa e abandona. — Pro. 28:13.
28. Qual deve ser a nossa atitude com relação ao pecado?
Não deixeis que o pecado continue a reinar em vossos corpos mortais, para obedecerdes aos seus desejos. Nem continueis a apresentar os vossos membros ao pecado, como armas da injustiça, mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos; também os vossos membros, a Deus, como armas da justiça. Pois o pecado não deve dominar sobre vós, visto que não estais debaixo de lei, mas debaixo de benignidade imerecida. — Rom. 6:12, 13.
29. O que é a morte?
No suor do teu rosto comerás pão, até que voltes ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás. — Gên. 3:19.
Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada, nem têm mais salário, porque a recordação deles foi esquecida. — Ecl. 9:5.
Fontes adicionais de pesquisa: Sal. 146:4; Ecl. 3:19, 20; 9:10; João 11:11-14.
30. Por que as pessoas morrem?
Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado. — Rom. 5:12.
O salário pago pelo pecado é a morte. — Rom. 6:23.
31. Que esperança existe para quem morre?
Eu tenho esperança para com Deus, esperança que estes mesmos homens também alimentam, de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos. — Atos 24:15.
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento. — João 5:28, 29.
32. Quantos humanos serão ressuscitados para a vida celestial com Jesus Cristo?
Eu vi, e eis o Cordeiro em pé no monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que têm o nome dele e o nome de seu Pai escrito nas suas testas. E estão cantando como que um novo cântico diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. — Rev. 14:1, 3.
33. O que os ressuscitados para a vida no céu farão lá?
Eu vi tronos, e havia os que se assentavam neles, e foi-lhes dado poder para julgar. . . . E passaram a viver e reinaram com o Cristo por mil anos. Feliz e santo é todo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes a segunda morte não tem autoridade, mas serão sacerdotes de Deus e do Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos. — Rev. 20:4, 6.
34. Qual é a esperança para a humanidade em geral?
Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Rev. 21:3, 4.
Eu vi os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se rolos. Mas outro rolo foi aberto; é o rolo da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas escritas nos rolos, segundo as suas ações. — Rev. 20:12.
Fonte adicional de pesquisa: Luc. 23:42, 43.
35. Por que devemos apegar-nos firmemente à esperança da ressurreição dos mortos?
Não fiqueis temerosos dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes, temei aquele que pode destruir na Geena tanto a alma como o corpo. — Mat. 10:28.