ARTIGO DE ESTUDO 14
CÂNTICO 8 Jeová é um refúgio
‘Escolham a quem servirão’
“Quanto a mim e aos da minha casa, serviremos a Jeová.” — JOS. 24:15.
OBJETIVO
Relembrar os motivos que nos fizeram escolher servir a Jeová.
1. O que temos de fazer para sermos mesmo felizes? E porquê? (Isaías 48:17, 18)
O NOSSO Pai celestial, Jeová, ama-nos muito. Ele quer que tenhamos uma vida feliz agora e no futuro. (Ecl. 3:12, 13) Jeová criou-nos com capacidades incríveis. No entanto, não nos deu a capacidade de nos governarmos a nós mesmos nem de decidirmos o que é certo ou errado. (Ecl. 8:9; Jer. 10:23) Jeová sabe que, para sermos mesmo felizes, precisamos de o servir e de obedecer ao que ele diz. — Leia Isaías 48:17, 18.
2. Em que é que Satanás quer que acreditemos? Como é que Jeová respondeu à mentira de Satanás?
2 Satanás quer que acreditemos que podemos ser felizes sem Jeová. Ele quer que os humanos achem que se conseguem governar a si próprios. (Gén. 3:4, 5) Para provar que Satanás é mentiroso, Jeová tem permitido que os humanos se governem durante algum tempo. Quando vemos como está o mundo, é fácil perceber que isso não tem resultado. Por outro lado, a Bíblia fala de muitos homens e mulheres que foram felizes, porque escolheram servir a Jeová. O melhor exemplo de todos é o de Jesus. Neste estudo, vamos ver porque é que Jesus escolheu servir a Jeová. Também vamos considerar porque Jeová merece a nossa adoração. Por fim, vamos relembrar alguns dos motivos que nos levaram a servir a Jeová.
PORQUE É QUE JESUS ESCOLHEU SERVIR A JEOVÁ?
3. O que é que Satanás ofereceu a Jesus, e que decisão é que Jesus tomou?
3 Enquanto esteve na Terra, Jesus mostrou claramente que tinha escolhido servir a Jeová. Pouco depois de Jesus se batizar, Satanás ofereceu-lhe todos os reinos do mundo em troca de um único ato de adoração. Jesus respondeu: “Vai-te embora, Satanás! Pois está escrito: ‘Adora a Jeová, teu Deus, e presta-lhe serviço sagrado apenas a ele.’” (Mat. 4:8-10) Porque é que Jesus tomou essa decisão? Vamos ver alguns motivos.
4-5. Porque é que Jesus escolheu servir a Jeová?
4 Porque é que Jesus escolheu servir a Jeová? O principal motivo foi o amor – um amor muito forte pelo seu Pai. (João 14:31) Além disso, Jesus sabe que essa é a coisa certa a fazer. (João 8:28, 29; Apo. 4:11) Ele sabe que Jeová é a Fonte da vida, que é generoso e confiável. (Sal. 33:4; 36:9; Tia. 1:17) Jeová sempre lhe disse a verdade. Tudo o que Jesus tinha vinha de Jeová. (João 1:14) Já Satanás é totalmente o oposto de Jeová. Foi ele que provocou o pecado e a morte. Ele é um mentiroso, e tudo o que faz é motivado pelo egoísmo e pela ganância. (João 8:44) Jesus sabia tudo isto. Por isso, nunca se quis virar contra Jeová e ser como Satanás. — Fil. 2:5-8.
5 Mas Jesus também serviu a Jeová por outro motivo. Ele sabia que a sua lealdade iria trazer bons resultados. (Heb. 12:2) Ele tinha a certeza de que, se continuasse fiel, iria santificar o nome do seu Pai. Além disso, todo o sofrimento causado pelo Diabo iria acabar.
PORQUE É QUE JEOVÁ MERECE A NOSSA ADORAÇÃO?
6-7. Porque é que muitas pessoas hoje não servem a Jeová? Mas porque é que ele merece a nossa adoração?
6 Muitas pessoas hoje não servem a Jeová, porque não o conhecem. Elas não reparam nas qualidades maravilhosas de Jeová e em tudo o que ele faz por nós. Esse também era o caso das pessoas a quem Paulo pregou em Atenas. — Atos 17:19, 20, 30, 34.
7 Paulo explicou-lhes que o Deus verdadeiro “dá a todos vida, fôlego e todas as coisas”. Ele também disse: “Por meio dele temos vida, movemo-nos e existimos.” Deus é o Criador, que “fez de um só homem todas as nações dos homens”. Portanto, ele tem todo o direito de receber a nossa adoração. — Atos 17:25, 26, 28.
8. O que é que Jeová nunca vai fazer, e como é que ele mostra que nos ama muito?
8 Jeová é o Criador e o Soberano do Universo. Por isso, ele poderia obrigar as pessoas a servi-lo. Mas Jeová não faz isso – ele quer que tomemos as nossas próprias decisões. Para nos ajudar, ele dá-nos provas de que existe e de que nos ama muito. Ele quer que todas as pessoas sejam suas amigas para sempre. (1 Tim. 2:3, 4) Para isso acontecer, elas têm de conhecer as coisas maravilhosas que ele vai fazer pela humanidade. É por essa razão que ele nos treina para partilharmos as suas promessas. (Mat. 10:11-13; 28:19, 20) Ele também organizou as congregações, onde o podemos adorar e receber a ajuda de anciãos amorosos. — Atos 20:28.
9. Como é que Jeová mostra que ama todas as pessoas?
9 De que outra maneira é que Jeová demonstra o seu amor? Ele faz isso por tratar bem quem não quer acreditar nele. Por exemplo, durante milhares de anos, muitas pessoas têm escolhido viver de acordo com o que acham ser certo ou errado. Elas não levam em conta a opinião de Jeová. Apesar disso, Jeová é bondoso e dá-lhes o necessário para viver e desfrutar da vida. (Mat. 5:44, 45; Atos 14:16, 17) Graças a ele, elas podem ter uma família amorosa e criar filhos. Também podem fazer bons amigos e usufruir dos resultados do seu trabalho. (Sal. 127:3; Ecl. 2:24) Tudo isto prova que o nosso Pai celestial ama todas as pessoas. (Êxo. 34:6) Agora, vamos relembrar alguns motivos que nos levaram a servir a Jeová. Também vamos ver como ele nos abençoa quando fazemos isso.
PORQUE É QUE ESCOLHEMOS SERVIR A JEOVÁ?
10. (a) Qual é a razão principal de servirmos a Jeová? (Mateus 22:37) (b) Como é que se sente por saber que Jeová o compreende e perdoa? (Salmo 103:13, 14)
10 Tal como Jesus, nós servimos a Jeová, sobretudo, porque o amamos muito. (Leia Mateus 22:37.) Quanto mais conhecemos as qualidades de Jeová, mais nos aproximamos dele. Por exemplo, pense na paciência de Jeová. Apesar de os israelitas desobedecerem várias vezes, Jeová implorou: “Recuem, por favor, dos vossos maus caminhos.” (Jer. 18:11) Mesmo que cometamos muitos erros, Jeová lembra-se de que somos pó. (Leia o Salmo 103:13, 14.) Como é que se sente quando pensa na paciência e nas outras qualidades maravilhosas de Jeová? Não fica com vontade de o servir para sempre?
11. Que outras razões temos para servir a Jeová?
11 Também servimos a Jeová, porque sabemos que isso é a coisa certa a fazer. (Mat. 4:10) Além disso, a nossa lealdade a Jeová vai ter bons resultados. Nós podemos ajudar a santificar o nome de Jeová, provar que o Diabo é um mentiroso e alegrar o coração do nosso Pai. E, se escolhermos servir a Jeová hoje, vamos poder servi-lo para sempre! — João 17:3.
12-13. O que aprendemos com a experiência de Jane e Pam?
12 Desde bem pequenos, podemos desenvolver um amor forte por Jeová; um amor que vai continuar a aumentar com o tempo. Veja o exemplo de duas irmãs chamadas Jane e Pam.a Quando começaram a estudar a Bíblia, Jane tinha 11 anos e Pam tinha 10. Os pais delas não estavam interessados, mas deixaram que elas estudassem a Bíblia com uma condição: elas tinham de ir com a família à igreja aos fins de semana. Jane diz: “O que as Testemunhas de Jeová me ensinaram ajudou-me a resistir à pressão dos meus colegas. Aprendi que a imoralidade e o uso de drogas são coisas erradas e isso protegeu-me.”
13 No fim da adolescência, Jane e Pam tornaram-se publicadoras. Mais tarde, elas iniciaram o serviço de pioneiro, enquanto cuidavam dos pais idosos. Como é que elas se sentem hoje? Jane diz: “Eu percebi que Jeová cuida dos seus amigos e que ‘conhece os que lhe pertencem’, como diz 2 Timóteo 2:19.” Sem dúvida, Jeová cuida sempre daqueles que o escolhem amar e servir!
14. Como é que defendemos o nome de Jeová? (Veja também as imagens.)
14 Nós também queremos ajudar a limpar o nome de Jeová. Imagine que você tem um grande amigo que é bondoso, generoso e perdoador. Mas, um dia, você ouve alguém dizer que ele é uma pessoa má e desonesta. O que é que faria? De certeza que ia defendê-lo. Da mesma forma, Satanás e as pessoas influenciadas por ele contam mentiras sobre Jeová. Qual é a nossa reação? Nós defendemos o nome de Jeová com coragem e dizemos a verdade. (Sal. 34:1; Isa. 43:10) Por meio das nossas palavras e ações, mostramos que queremos servir a Jeová de toda a alma.
Será que você vai ajudar a defender o nome de Jeová? (Veja o parágrafo 14.)b
15. Que bênçãos é que Paulo recebeu por fazer mudanças? (Filipenses 3:7, 8)
15 Nós estamos dispostos a fazer mudanças na vida, para agradar a Jeová ou até para fazer mais no serviço. Por exemplo, o apóstolo Paulo tinha uma posição de destaque, mas abandonou tudo para seguir Cristo e servir a Jeová. (Gál. 1:14) Por causa disso, ele teve uma vida feliz e recebeu o privilégio de reinar com Cristo no céu. Paulo nunca se arrependeu da decisão de servir a Jeová – e nós também nunca nos vamos arrepender. — Leia Filipenses 3:7, 8.
16. O que aprendemos com o exemplo de Julia? (Veja também as imagens.)
16 Se o serviço a Jeová vier em primeiro lugar na nossa vida, podemos ter muitas bênçãos agora e no futuro. Veja o exemplo de uma irmã chamada Julia. Desde pequena, ela cantava no coro da igreja. Ela tinha tanto talento que começou a ter aulas para ser cantora de ópera. As pessoas ficavam impressionadas por ela cantar tão bem, apesar de ser tão jovem. Julia ficou famosa e dava concertos em palcos importantes. Mais tarde, começou a estudar numa escola de música conhecida. Nessa altura, um colega costumava falar-lhe sobre Deus e mostrou-lhe qual era o nome dele: Jeová. Pouco tempo depois, Julia começou a estudar a Bíblia duas vezes por semana. Por fim, decidiu dedicar a vida a servir a Jeová, em vez de ser uma cantora de ópera. Mas isso não foi uma decisão fácil. Julia conta: “Houve muita gente que me disse que eu estava a desperdiçar o meu talento. Mas eu queria usar a minha vida para servir a Jeová.” Como é que Julia se sente hoje, passados mais de 30 anos? Ela diz: “Eu sinto-me feliz e em paz por ter escolhido servir a Jeová. Tenho a certeza de que, no futuro, ele vai satisfazer todos os desejos do meu coração.” — Sal. 145:16.
Podemos ter uma vida incrível se a nossa prioridade for servir a Jeová! (Veja o parágrafo 16.)c
CONTINUE A SERVIR A JEOVÁ
17. (a) O que é que aqueles que ainda não servem a Jeová devem fazer e porquê? (b) Que certeza têm os que já decidiram servir a Jeová?
17 Este mundo mau está quase a acabar. O apóstolo Paulo escreveu: “Pois, mais ‘um pouquinho de tempo’, e ‘aquele que vem chegará, e não se demorará’.” (Heb. 10:37) O que é que isto significa? As pessoas já têm pouco tempo para decidir se querem servir a Jeová – elas precisam de agir depressa. (1 Cor. 7:29) Então, e se já escolhemos servir a Jeová? Nesse caso, sabemos que só falta mais “um pouquinho de tempo” para os nossos desafios acabarem.
18. O que é que Jesus e Jeová querem que façamos?
18 Jesus incentivou os seus discípulos a seguirem-no. Mas não podiam ficar por aí: eles tinham de continuar a fazer isso. (Mat. 16:24) Por isso, se você já serve a Jeová há muitos anos, esteja decidido a não desistir. Jeová quer que continuemos a viver de acordo com a decisão que tomámos. É verdade que isso pode exigir muito esforço, mas essa decisão traz muitas alegrias e bênçãos já agora! — Sal. 35:27.
19. O que é que aprendeu com a experiência de Gene?
19 Alguns acham que, para servir a Jeová, têm de fazer muitos sacrifícios. Se és jovem, achas que estás a perder alguma coisa por servires a Jeová? Um jovem chamado Gene diz: “Eu achava que não me podia divertir por ser Testemunha de Jeová. Parecia que os meus colegas podiam fazer tudo. Iam a festas, namoravam e gostavam de jogos violentos. E eu não fazia outra coisa a não ser ir às reuniões e à pregação.” Como é que isto afetou Gene? Ele conta: “Comecei a ter uma vida dupla e, no início, até era divertido. Mas isso não durou muito tempo, porque eu não era feliz. Comecei a pensar nos princípios da Bíblia, que tinha escolhido ignorar. Então, decidi voltar a servir a Jeová de todo o coração. Desde então, sinto que Jeová tem respondido a todas as minhas orações.”
20. Qual deve ser a nossa determinação?
20 Um salmista cantou a Jeová: “Feliz aquele a quem tu escolhes e trazes para junto de ti, para morar nos teus pátios.” (Sal. 65:4) Queremos continuar a ter a mesma determinação de Josué, que disse: “Quanto a mim e aos da minha casa, serviremos a Jeová.” — Jos. 24:15.
CÂNTICO 28 Quem pode ser amigo de Jeová?
a Alguns nomes foram mudados.
b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: À frente de um local de um congresso, há uma manifestação contra as Testemunhas de Jeová. Uma mulher passa por essa manifestação e dirige-se aos nossos irmãos, junto a um carrinho de publicações. Ela escuta a mensagem da Bíblia.
c DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Uma encenação da escolha que Julia fez para dar o máximo a Jeová.