ARTIGO DE ESTUDO 32
CÂNTICO 38 Jeová vai dar-te força
Como é que Jeová nos ajuda a perseverar?
“O próprio Deus de toda a bondade imerecida […] vos fará firmes, ele vos fará fortes, ele vos porá sobre firmes alicerces.” — 1 PED. 5:10.
OBJETIVO
Ver quatro formas de Jeová nos ajudar a perseverar e aprender a aproveitar ao máximo essas ajudas.
1. Porque precisamos de perseverar, e quem é que nos pode ajudar? (1 Pedro 5:10)
NESTES últimos dias, a vida é muito difícil. Por isso, todos nós precisamos de perseverar. Alguns estão a sofrer com uma doença grave. Outros estão a lidar com a morte de uma pessoa querida. E ainda outros estão a enfrentar oposição da parte da família ou do governo. (Mat. 10:18, 36, 37) Mas pode ter a certeza de que Jeová vai ajudá-lo a perseverar, não importa o problema que você esteja a enfrentar. — Leia 1 Pedro 5:10.
2. Porque é que conseguimos perseverar?
2 A perseverança envolve permanecermos firmes sem perder a esperança, mesmo quando enfrentamos obstáculos, perseguição, provações ou tentações. Mas nós não conseguimos perseverar sozinhos; precisamos da ajuda de Jeová. É ele que nos dá “o poder além do normal”. (2 Cor. 4:7) Neste artigo, vamos analisar quatro formas de Jeová nos ajudar a perseverar. Além disso, vamos ver como podemos aproveitar ao máximo cada uma dessas ajudas.
A ORAÇÃO
3. Porque podemos dizer que a oração é um milagre?
3 Jeová fez algo extraordinário para nos ajudar a perseverar. Ele tornou possível que comunicássemos com ele, apesar de sermos pecadores. (Heb. 4:16) Pense no seguinte: podemos orar a Jeová a qualquer hora e sobre qualquer assunto. Podemos falar com ele em qualquer língua e em qualquer lugar, mesmo se estivermos isolados ou presos. (Jonas 2:1, 2; Atos 16:25, 26) Jeová consegue entender-nos, mesmo quando ficamos muito ansiosos e não nos conseguimos expressar bem. (Rom. 8:26, 27) A oração é mesmo um milagre!
4. Como é que sabemos que Jeová nos vai ajudar, se orarmos a pedir perseverança?
4 Jeová garante-nos que “não importa o que pedimos segundo a sua vontade, ele ouve-nos”. (1 João 5:14) Será que podemos pedir a Jeová que nos ajude a perseverar? Claro que sim, porque isso está de acordo com a sua vontade. Na verdade, quando permanecemos leais, Jeová pode responder àquele que o desafia, Satanás, o Diabo. (Pro. 27:11) Além disso, a Bíblia diz que Jeová deseja “mostrar a sua força a favor daqueles cujo coração é pleno para com ele”. (2 Cró. 16:9) Por isso, podemos ter a certeza de que Jeová quer e pode ajudar-nos a perseverar. — Isa. 30:18; 41:10; Luc. 11:13.
5. Como é que a oração nos pode ajudar a sentir paz? (Isaías 26:3)
5 A Bíblia diz que, se orarmos a Jeová, ‘a paz de Deus, que está além de toda a compreensão, guardará o nosso coração e a nossa mente’. (Fil. 4:7) Nós sentimo-nos muito gratos por isso. As pessoas que não servem a Jeová também têm problemas. Muitas delas até procuram paz mental de várias maneiras. Por exemplo, algumas recorrem a formas de meditação para esvaziarem a mente e terem menos ansiedade. No entanto, isso é perigoso para a nossa espiritualidade. (Veja também Mateus 12:43-45.) Além disso, mesmo que esses métodos resultem em alguma paz, a paz que Jeová nos dá é muito superior. Nós confiamos plenamente em Jeová. Por isso, ele protege o nosso coração e mente por nos dar “contínua paz”. (Leia Isaías 26:3.) Como é que Jeová faz isso? Por exemplo, ele faz com que nos lembremos de textos consoladores. Esses textos garantem que ele nos ama e quer o nosso bem. Sem dúvida, isso tranquiliza o nosso coração e a nossa mente. — Sal. 62:1, 2.
6. Como é que pode aproveitar ao máximo o privilégio de orar? (Veja também a imagem.)
6 O que você pode fazer. Quando enfrentar um teste de fé, ‘lance o seu fardo sobre Jeová’ e ore a pedir-lhe paz. (Sal. 55:22) Peça-lhe também sabedoria para lidar com esse desafio. (Pro. 2:10, 11) Além disso, não se esqueça de agradecer a Jeová. (Fil. 4:6) É claro que, para fazer isso, tem de estar atento para perceber como Jeová o está a ajudar a perseverar. Não deixe que as dificuldades o impeçam de ver as bênçãos que já recebeu. — Sal. 16:5, 6.
Quando oramos, falamos com Jeová. Quando lemos a Bíblia, Jeová fala connosco. (Veja o parágrafo 6.)b
A PALAVRA DE DEUS
7. Como é que estudar a Bíblia nos ajuda a perseverar?
7 Jeová deu-nos a sua Palavra para nos ajudar a perseverar. A Bíblia tem muitos textos que nos garantem que Jeová nos vai apoiar. Veja um exemplo. Mateus 6:8 diz: “O vosso Pai sabe do que vocês necessitam, antes mesmo de lho pedirem.” Foi Jesus quem disse estas palavras, e ele conhece Jeová melhor do que ninguém. Sem dúvida, quando enfrentamos dificuldades, Jeová sabe aquilo de que precisamos e vai cuidar de nós. A Bíblia está cheia de textos como este, que nos podem dar forças para perseverar. — Salmo 94:19.
8. (a) Dê um exemplo de um princípio bíblico que nos ajuda a perseverar. (b) Como é que nos podemos lembrar de princípios bíblicos quando precisarmos?
8 Os princípios bíblicos também nos ajudam a perseverar. Eles dão-nos sabedoria para tomarmos boas decisões. (Pro. 2:6, 7) Por exemplo, a Bíblia incentiva-nos a vivermos um dia de cada vez e a não ficarmos demasiado preocupados com o futuro. (Mat. 6:34) Se tivermos o hábito de ler e meditar na Bíblia, vai ser mais fácil lembrarmo-nos de princípios bíblicos quando precisarmos.
9. Como é que os relatos bíblicos nos ajudam a ter mais confiança em Jeová?
9 Na Bíblia, também encontramos relatos reais de pessoas como nós. Elas confiaram em Jeová, e ele ajudou-as. (Heb. 11:32-34; Tia. 5:17) Quando meditamos nesses relatos, a nossa confiança em Jeová fica mais forte. Percebemos que ele é “o nosso refúgio e a nossa força, uma ajuda encontrada prontamente em tempos de aflição”. (Sal. 46:1) Além disso, ler sobre servos fiéis do passado pode motivar-nos a imitar a sua fé e perseverança. — Tia. 5:10, 11.
10. Como é que pode aproveitar ao máximo a Palavra de Deus?
10 O que você pode fazer. Leia a Bíblia todos os dias e faça uma lista de textos que o podem ajudar. Muitos irmãos leem o texto diário logo de manhã. Assim, podem meditar em pensamentos encorajadores durante o resto do dia. Isso ajudou muito uma irmã chamada Marie.a Os seus pais foram diagnosticados com cancro na mesma altura e ela cuidou deles até falecerem. O que é que a ajudou a perseverar nos momentos mais difíceis? Ela conta: “Todas as manhãs, eu lia e meditava no texto diário. Esta rotina ajudava-me a encher a mente de pensamentos bíblicos. Assim, concentrava-me em Jeová, não em mim mesma e nos meus problemas.” — Sal. 61:2.
OS NOSSOS IRMÃOS
11. Como é que nos sentimos quando pensamos na perseverança dos nossos irmãos?
11 Jeová usa os nossos irmãos e irmãs para nos ajudarem a perseverar. É consolador saber que ‘a inteira fraternidade dos nossos irmãos no mundo está a passar pelos mesmos sofrimentos’. (1 Ped. 5:9) Porque é que isso nos consola? Porque sabemos que não estamos sozinhos. Em todo o mundo, existem irmãos que passam pelos mesmos problemas que nós – e eles conseguem perseverar. Portanto, não importa as dificuldades que enfrentemos, nós também podemos perseverar. — Atos 14:22.
12. Como é que os nossos irmãos nos podem ajudar? E o que é que nós podemos fazer por eles? (2 Coríntios 1:3, 4)
12 Quando passamos por desafios, os nossos irmãos também nos podem encorajar. O apóstolo Paulo sentiu isso. Nas suas cartas, ele agradeceu várias vezes aos irmãos que o ajudaram quando estava preso. Ele até fez questão de mencioná-los por nome. Os irmãos deram-lhe consolo, encorajamento e ajuda prática. (Fil. 2:25, 29, 30; Col. 4:10, 11) Hoje acontece a mesma coisa. Quando precisamos de ajuda, os irmãos estão ao nosso lado – e nós fazemos o mesmo por eles. — Leia 2 Coríntios 1:3, 4.
13. O que ajudou Maya a perseverar?
13 Veja o exemplo de uma irmã chamada Maya, da Rússia. Em 2020, as autoridades fizeram buscas na casa dela. Depois, ela foi levada a tribunal só por falar das suas crenças com outras pessoas. Como é que os irmãos encorajaram Maya? Ela conta: “A certa altura, eu estava emocionalmente esgotada. Mas vários irmãos ligaram-me e escreveram-me a dizer que me amavam muito. Eu sempre soube que tenho uma família grande e amorosa. Mas, desde 2020, tenho sentido isso de forma especial.”
14. Como podemos aproveitar ao máximo a ajuda dos nossos irmãos? (Veja também a imagem.)
14 O que você pode fazer. Quando estiver a enfrentar dificuldades, passe tempo com os irmãos. Não tenha receio de pedir ajuda aos anciãos. Eles podem ser “como um abrigo contra o vento, como um refúgio contra o temporal”. (Isa. 32:2, nota) Além disso, lembre-se de que os irmãos também estão a enfrentar desafios. Quando ajuda um irmão, você consegue manter uma atitude equilibrada e positiva. Isso também o vai ajudar a perseverar. — Atos 20:35.
Passe tempo com os irmãos (Veja o parágrafo 14.)c
A NOSSA ESPERANÇA
15. Como é que a esperança ajudou Jesus? E como é que nos ajuda a nós? (Hebreus 12:2)
15 Para nos ajudar a perseverar, Jeová também nos dá uma esperança confiável. (Rom. 15:13) Na verdade, foi a esperança que ajudou Jesus a suportar o dia mais difícil da sua vida na Terra. (Leia Hebreus 12:2.) Ele sabia que, se continuasse fiel, ia ajudar a vindicar o nome de Jeová. Ele também queria muito voltar a estar com o seu Pai no céu e, com o tempo, reinar com os seus irmãos. Da mesma maneira, a esperança de vida eterna ajuda-nos a suportar qualquer desafio que enfrentemos no mundo de Satanás.
16. Como é que a esperança ajudou uma irmã a perseverar? O que é que aprendeu com o que ela disse?
16 A esperança de viver no novo mundo ajudou muito a irmã Alla, que vive na Rússia. Quando o marido foi colocado em prisão preventiva, ela disse: “Eu costumo orar e meditar sobre a nossa esperança para o futuro. Isso ajuda-me a não ficar tão desanimada. Tenho a certeza de que estes desafios vão acabar em breve. Jeová vai vencer os seus inimigos e recompensar-nos.”
17. Como é que podemos mostrar que estamos gratos pela esperança que Jeová nos dá? (Veja também a imagem.)
17 O que você pode fazer. Tire tempo para pensar no futuro maravilhoso que Jeová promete. Imagine-se a viver no novo mundo e pense em todas as bênçãos que vai ter. Dessa forma, qualquer desafio que esteja a enfrentar agora vai parecer “momentâneo e leve”. (2 Cor. 4:17) Além disso, faça o máximo para partilhar a sua esperança com outros. Imagine como as pessoas que não servem a Jeová se devem sentir. Elas também têm muitos problemas, mas não têm a esperança que Deus nos dá para o futuro. Às vezes, uma breve conversa pode ser o suficiente para despertar o interesse delas nas promessas de Jeová.
Tire tempo para pensar no futuro maravilhoso que Jeová promete (Veja o parágrafo 17.)d
18. Porque podemos confiar nas promessas de Jeová?
18 Jó enfrentou muitos problemas, mas perseverou. Ele disse a Jeová: “Agora sei que és capaz de fazer todas as coisas e que nada do que tens em mente é impossível para ti.” (Jó 42:2) Jó percebeu que nada pode impedir Jeová de cumprir o seu propósito. Esta verdade pode dar-nos forças para perseverar. Por exemplo, imagine uma mulher que está doente há muito tempo. Ela vai a vários médicos, mas nenhum consegue curá-la. Por isso, ela fica desanimada. Mais tarde, ela encontra um médico experiente e de confiança. Ele descobre qual é o problema e explica-lhe como a vai tratar. A mulher sente-se aliviada, mesmo sabendo que vai levar algum tempo até ficar boa. O que é que a ajuda a perseverar? A esperança de que vai ficar boa. Da mesma forma, nós temos a certeza de que a nossa esperança para o futuro vai ser uma realidade, e isso ajuda-nos a perseverar.
19. O que precisamos de fazer para perseverar?
19 Como vimos, Jeová quer ajudar-nos a perseverar. Por isso, dá-nos a oração, a sua Palavra, os irmãos e uma esperança para o futuro. Se aproveitarmos bem cada uma destas ajudas, podemos enfrentar qualquer desafio. Assim, vamos perseverar até ao dia em que o mundo de Satanás e todo o sofrimento deixem de existir. — Fil. 4:13.
CÂNTICO 33 Lança sobre Deus o teu fardo
a Alguns nomes foram mudados.
b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: À medida que os meses passam, um irmão idoso continua a perseverar.
c DESCRIÇÃO DA IMAGEM: À medida que os meses passam, um irmão idoso continua a perseverar.
d DESCRIÇÃO DA IMAGEM: À medida que os meses passam, um irmão idoso continua a perseverar.