JONAS
1 Jonas,*+ filho de Amitai, recebeu a seguinte palavra de Jeová: 2 “Levanta-te e vai a Nínive,+ a grande cidade, e profere uma sentença contra ela, pois tomei conhecimento da sua maldade.”
3 No entanto, Jonas resolveu fugir de Jeová e ir para Társis; ele desceu a Jope e encontrou um navio que ia para Társis. Pagou então a passagem e embarcou, a fim de ir com os que estavam no navio para Társis, para longe de Jeová.
4 Então, Jeová lançou um forte vento sobre o mar, e houve uma tempestade tão violenta no mar que o navio estava prestes a naufragar. 5 Os marinheiros ficaram com tanto medo que cada um começou a clamar ao seu deus por socorro. E começaram a atirar ao mar os objetos que havia no navio, para deixá-lo mais leve.+ Contudo, Jonas tinha descido ao porão do navio,* onde se deitou, e dormia profundamente. 6 O capitão do navio aproximou-se dele e disse: “Porque é que estás a dormir? Levanta-te, clama ao teu deus! Talvez o verdadeiro Deus mostre que se importa connosco. Nesse caso, não morreremos.”+
7 De seguida, disseram uns aos outros: “Venham, vamos lançar sortes+ para descobrir quem é o culpado por esta calamidade.” Assim, lançaram sortes, e a sorte caiu em Jonas.+ 8 Eles disseram-lhe: “Diz-nos, por favor: de quem é a culpa por esta calamidade que nos aconteceu? Qual é o teu trabalho, e de onde vens? Qual é o teu país, e a que povo pertences?”
9 Ele respondeu: “Sou hebreu e temo* a Jeová, o Deus dos céus, aquele que fez o mar e a terra seca.”
10 Então, os homens ficaram ainda com mais medo e perguntaram-lhe: “O que é que fizeste?” (Os homens sabiam que ele ia a fugir de Jeová, porque ele já lhes tinha contado isso.) 11 E perguntaram-lhe: “O que é que devemos fazer contigo para que o mar se acalme?” Pois o mar estava a ficar cada vez mais agitado. 12 Ele respondeu: “Peguem em mim e atirem-me ao mar, e o mar ficará calmo; porque sei que é por minha causa que esta violenta tempestade vos sobreveio.” 13 Contudo, os homens remaram com força* para levar o navio de volta a terra seca, mas não conseguiram, porque o mar estava cada vez mais agitado à sua volta.
14 Por conseguinte, eles clamaram a Jeová: “Ó Jeová, por favor, não nos deixes morrer por causa deste homem!* Não nos consideres responsáveis por derramar sangue inocente, visto que agiste conforme a tua vontade, ó Jeová!” 15 Então, pegaram em Jonas e atiraram-no ao mar, e o mar acalmou-se. 16 Em vista disso, os homens ficaram cheios de temor de Jeová,+ e ofereceram um sacrifício a Jeová e fizeram votos.
17 E Jeová enviou um grande peixe para engolir Jonas, de modo que Jonas ficou três dias e três noites no ventre do peixe.+
2 Então, Jonas orou a Jeová, seu Deus, do ventre do peixe,+ 2 dizendo:
“Na minha aflição, clamei a Jeová e ele respondeu-me.+
Das profundezas* da Sepultura,* clamei por ajuda.+
Ouviste a minha voz.
3 Quando me lançaste nas profundezas, no coração do alto-mar,
As correntezas engoliram-me.+
Todas as tuas ondas poderosas passaram sobre mim.+
4 E eu disse: ‘Fui expulso de diante dos teus olhos!
Como é que olharei novamente para o teu santo templo?’
As algas enrolaram-se na minha cabeça.
6 Afundei-me até à base dos montes.
As trancas da terra estavam a fechar-se sobre mim para sempre.
Porém, fizeste com que a minha vida subisse da cova, ó Jeová, meu Deus.+
7 Quando a minha vida* se desvanecia, foi de Jeová que me lembrei.+
Então, a minha oração chegou até ti, dentro do teu santo templo.+
8 Os que dão devoção a ídolos que nada valem abandonam a Fonte do amor leal.*
9 Mas, quanto a mim, vou oferecer-te sacrifícios com expressões de agradecimento.
O que votei, vou cumprir.+
A salvação vem de Jeová.”+
10 Então, Jeová deu a ordem ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra seca.
3 Então, Jonas recebeu pela segunda vez a palavra de Jeová:+ 2 “Levanta-te e vai a Nínive,+ a grande cidade, e transmite-lhe a mensagem que eu te disser.”
3 Assim, Jonas foi imediatamente a Nínive,+ em obediência à palavra de Jeová.+ Nínive era uma cidade muito grande* — levava-se três dias a percorrê-la. 4 Jonas entrou na cidade e percorreu a distância de um dia, proclamando: “Dentro de apenas 40 dias, Nínive será destruída.”
5 E os homens de Nínive, desde o maior até ao menor, depositaram fé em Deus;+ proclamaram um jejum e vestiram-se de serapilheira.* 6 Quando a mensagem chegou ao rei de Nínive, ele levantou-se do trono, tirou o seu manto real, cobriu-se com serapilheira* e sentou-se nas cinzas. 7 Além disso, fez uma proclamação por toda a Nínive:
“Por decreto do rei e dos seus nobres: Nenhum homem ou animal, manada ou rebanho, deve comer seja o que for. Não devem comer, nem beber água. 8 Que sejam cobertos com serapilheira,* tanto os homens como os animais; que clamem a Deus fervorosamente, e que abandonem os seus maus caminhos e a violência que praticam. 9 Quem sabe se o verdadeiro Deus não reconsiderará* o que pretende fazer e abandonará a sua ira ardente, para que não morramos?”
10 Quando o verdadeiro Deus viu o que eles fizeram, que tinham recuado dos seus maus caminhos,+ reconsiderou* a calamidade que proclamara trazer sobre eles, e não a trouxe.+
4 No entanto, isto desagradou muito a Jonas e deixou-o muito zangado. 2 Por isso, ele orou a Jeová: “Ó Jeová, não era esta a minha preocupação quando eu estava na minha terra? Foi por isso que tentei fugir para Társis+ na primeira vez, pois sabia que és um Deus compassivo* e misericordioso, paciente* e cheio de amor leal,+ e que fica muito triste com a calamidade. 3 Agora, ó Jeová, por favor, tira-me a vida,* pois, para mim, é melhor morrer do que viver.”+
4 Jeová perguntou: “Achas bem ficares tão zangado?”
5 Jonas saiu então da cidade e sentou-se a leste da cidade. De seguida, fez para si um abrigo e sentou-se à sua sombra para ver o que aconteceria à cidade.+ 6 Então, Jeová Deus fez com que um cabaceiro* crescesse sobre Jonas para lhe fazer sombra sobre a cabeça e para o aliviar da sua aflição. E Jonas ficou muito contente com o cabaceiro.
7 Contudo, ao raiar o dia seguinte, o verdadeiro Deus fez com que um verme atacasse o cabaceiro, e este secou-se. 8 Quando o sol começou a brilhar, Deus também fez soprar um vento leste abrasador, e o sol castigava a cabeça de Jonas, e ele estava quase a desmaiar. Ele pedia para morrer* e dizia: “Para mim, é melhor morrer do que viver.”+
9 Deus perguntou a Jonas: “Achas bem ficares tão zangado por causa do cabaceiro?”+
E ele respondeu: “Eu tenho motivos para ficar zangado, tão zangado que quero morrer.” 10 No entanto, Jeová disse: “Tiveste pena do cabaceiro, que não cultivaste nem fizeste crescer; ele cresceu numa noite e morreu numa noite. 11 Será que eu também não deveria ter pena de Nínive, a grande cidade,+ em que há mais de 120 000 homens que nem sequer sabem a diferença entre o certo e o errado,* além dos seus muitos animais?”+
Que significa “pomba”.
Ou: “navio com convés”.
Ou: “adoro”.
Ou: “tentaram atravessar a tempestade”.
Ou: “por causa da alma deste homem”.
Lit.: “Do ventre”.
Ou: “do Seol”, isto é, a sepultura comum da humanidade. Veja o Glossário.
Ou: “As águas cercaram-me até à alma”.
Ou: “alma”.
Ou, possivelmente: “a sua lealdade”.
Lit.: “uma cidade grande para Deus”.
Veja o Glossário.
Veja o Glossário.
Veja o Glossário.
Ou: “lamentará”.
Ou: “lamentou”.
Ou: “benevolente”.
Ou: “vagaroso em irar-se”.
Ou: “alma”.
Ou, possivelmente: “uma planta de rícino”.
Ou: “que a sua alma morresse”.
Ou: “não sabem a diferença entre a sua direita e a sua esquerda”.