ARTIGO DE ESTUDO 22
CÂNTICO 2 O Teu Nome É Jeova
Porque é que o nome de Jeová é tão importante para Jesus?
“Eu dei-lhes a conhecer o teu nome, e hei de dá-lo a conhecer.” — JOÃO 17:26.
OBJETIVO
Ver como Jesus deu a conhecer o nome de Jeová e como o santificou e vindicou.
1-2. (a) O que é que Jesus fez na noite antes de morrer? (b) A que perguntas vamos responder neste artigo?
ERA quinta-feira à noite. O dia 14 de nisã do ano 33 EC tinha acabado de começar. Jesus estava prestes a ser traído, julgado, condenado, torturado e morto. Ele estava com os apóstolos fiéis numa sala no andar de cima de uma casa. Depois de terminarem a Ceia do Senhor, uma refeição especial, Jesus encorajou-os e disse-lhes algumas palavras de despedida. Mesmo antes de se irem embora, Jesus fez uma oração muito profunda. O apóstolo João registou essa oração. Ela encontra-se no capítulo 17 do Evangelho de João.
2 Essa oração ensina-nos muitas coisas. Por exemplo, o que é que preocupava Jesus, pouco antes da sua morte? Enquanto esteve na Terra, o que é que era mais importante para ele? Vamos ver as respostas a estas perguntas.
“EU DEI-LHES A CONHECER O TEU NOME”
3. O que é que Jesus disse sobre o nome de Jeová? O que é que isso significava? (João 17:26)
3 Na sua oração, Jesus disse: “Eu dei-lhes a conhecer o teu nome.” Sabemos que este assunto era importante para Jesus, porque ele mencionou-o não apenas uma, mas duas vezes. (Leia João 17:26; João 17:6) O que é que Jesus queria dizer com essas palavras? Será que ele tinha ensinado aos discípulos que o nome de Deus é Jeová? Os discípulos de Jesus eram judeus. Por isso, eles já conheciam o nome de Deus. Ele aparece quase 7 mil vezes nas Escrituras Hebraicas. Portanto, não foi isso que Jesus lhes ensinou. Na verdade, ele mostrou-lhes o que esse nome representa, ou seja, o tipo de Deus que Jeová é. Jesus ajudou os seus discípulos a conhecerem melhor Jeová, incluindo o seu propósito, ações e qualidades. Jesus conhecia Jeová melhor do que ninguém. Por isso, ele era a pessoa certa para ensinar isso.
4-5. (a) Como é que o nome de alguém se pode tornar mais importante para nós? Dê um exemplo. (b) Porque é que o nome de Jeová passou a ser mais importante para os discípulos?
4 Imagine que, na sua congregação, há um ancião chamado David, que é cirurgião. Vocês já se conhecem há muitos anos. Mas, um dia, você tem uma emergência médica e levam-no para o hospital. Aquele ancião trabalha lá e acaba por lhe salvar a vida. Será que vai continuar a ver o irmão da mesma maneira? Claro que não! Sempre que ouvir o nome dele, vai lembrar-se do que ele fez por si. É verdade que ele continua a ser o mesmo ancião que conhece há anos. Mas agora o irmão David também é o médico que lhe salvou a vida.
5 Da mesma forma, os discípulos de Jesus já conheciam o nome de Jeová. Mas, para eles, esse nome passou a ser ainda mais importante depois do ministério de Jesus. Porquê? Porque Jesus refletia a personalidade do seu Pai em tudo o que dizia e fazia. Os discípulos viam a forma como Jesus ensinava e como tratava as pessoas. Sem dúvida, isso ajudou-os a conhecer melhor Jeová. — João 14:9; 17:3.
‘O TEU NOME, O NOME QUE ME DESTE’
6. Porque é que Jesus podia dizer que o nome de Jeová lhe tinha sido dado? (João 17:11)
6 Na sua oração, Jesus fez um pedido a favor dos seus discípulos. Ele disse: “Vigia sobre eles por causa do teu nome, o nome que me deste.” (Leia João 17:11; João 17:12) Será que Jesus ia passar a chamar-se Jeová? Não. Jesus referiu-se ao nome “Jeová” como ‘o teu nome’. Por isso, Jesus não mudou de nome. Então, o que é que aquelas palavras queriam dizer? Primeiro, Jesus era o representante e o porta-voz de Jeová. Ele realizou obras poderosas em nome do seu Pai. (João 5:43; 10:25) Segundo, o nome “Jesus” significa “Jeová é salvação”. Assim, o nome de Jeová está diretamente relacionado com o nome de Jesus.
7. Porque é que Jesus podia falar em nome de Jeová? Dê um exemplo.
7 Por exemplo, um embaixador é alguém que representa um governante e fala em nome dele. Por isso, o que o embaixador diz tem o mesmo peso e autoridade que as palavras do próprio governante. Da mesma forma, Jesus representava Jeová e falava em Seu nome. — Mat. 21:9; Luc. 13:35.
8. Como é que o nome de Jeová estava ‘em’ Jesus, mesmo antes de ele vir à Terra? (Êxodo 23:20, 21)
8 A Bíblia diz que Jesus era “a Palavra”, porque ele era o porta-voz de Jeová. Ele transmitia informações e instruções aos anjos e humanos. (João 1:1-3) Provavelmente, Jesus foi o anjo que guiou e protegeu os israelitas no deserto. Jeová orientou-os a obedecer a esse anjo e explicou porque deviam fazer isso. Ele disse: “Pois o meu nome está nele.”a (Leia Êxodo 23:20, 21.) Por outras palavras, Jeová estava a dizer que Jesus era o seu representante. Jesus é o principal defensor do nome e da santidade do seu Pai.
“PAI, GLORIFICA O TEU NOME”
9. Como é que sabemos que o nome de Jeová era muito importante para Jesus?
9 Como vimos, mesmo antes de Jesus vir à Terra, o nome de Jeová já era muito importante para ele. Isso não mudou quando Jesus esteve na Terra! Tudo o que ele fez estava relacionado com o nome de Jeová. No fim do seu ministério, Jesus pediu: “Pai, glorifica o teu nome.” Logo a seguir, Jeová respondeu com uma voz poderosa: “Eu já o glorifiquei e voltarei a glorificá-lo.” — João 12:28.
10-11. (a) Como é que Jesus glorificou o nome de Jeová? (Veja também a imagem.) (b) Porque é que o nome de Jeová precisa de ser santificado e vindicado?
10 Jesus também glorificou o nome do seu Pai. Como? Por exemplo, falou das qualidades de Jeová e das coisas incríveis que ele faz. Mas não bastava fazer isso! O nome de Jeová tinha de ser santificado, e a sua reputação precisava de ser vindicada.b Jesus mostrou que isso era muito importante, quando ensinou a oração-modelo aos seus discípulos. Ele disse: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mat. 6:9.
11 Porque é que o nome de Jeová precisa de ser santificado e vindicado? Porque, no jardim do Éden, Satanás desonrou Jeová e contou mentiras sobre ele. Ele acusou Jeová de ser mentiroso e de privar Adão e Eva de algo bom. (Gén. 3:1-5) Assim, Satanás deu a entender que Jeová não estava a fazer as coisas bem. Ele manchou a reputação, ou o nome, de Jeová. Mais tarde, nos dias de Jó, Satanás afirmou que as pessoas só servem a Jeová por interesse. Além disso, insinuou que ninguém ama a Jeová a ponto de continuar a servi-lo quando surgem problemas. (Jó 1:9-11; 2:4) O tempo iria mostrar quem estava a mentir: Jeová ou Satanás.
Jesus ensinou aos seus discípulos a importância de santificar o nome de Deus (Veja o parágrafo 10.)
“ENTREGO A MINHA VIDA”
12. O que é que Jesus estava disposto a fazer por amor ao nome de Jeová?
12 Jesus amava tanto o seu Pai que queria fazer o máximo para santificar e vindicar o Seu nome. Ele até estava disposto a morrer para provar que Jeová é santo.c Por isso, Jesus disse: “Entrego a minha vida.” (João 10:17, 18) Os primeiros humanos perfeitos, Adão e Eva, desobedeceram a Jeová e ficaram do lado de Satanás. Por outro lado, Jesus estava disposto a vir à Terra e a mostrar que amava o seu Pai. Ele fez isso por obedecer a Jeová em tudo. (Heb. 4:15; 5:7-10) Jesus manteve a sua lealdade até morrer numa estaca de tortura. (Heb. 12:2) Assim, Jesus provou o seu amor por Jeová e pelo Seu nome.
13. Porque é que não havia ninguém melhor do que Jesus para provar que Satanás é mentiroso? (Veja também a imagem.)
13 Tudo o que Jesus fez provou claramente que quem estava a mentir era Satanás, não Jeová! (João 8:44) Jesus conhecia Jeová melhor do que ninguém. Se alguma das acusações de Satanás contra Jeová fosse verdadeira, Jesus saberia disso. No entanto, ele continuou firme e defendeu o nome de Jeová. Mesmo quando parecia que Jeová o tinha abandonado, Jesus preferiu morrer do que desobedecer ao seu Pai amoroso. — Mat. 27:46.d
Toda a vida de Jesus na Terra mostrou claramente que o mentiroso é Satanás, não Jeová! (Veja o parágrafo 13.)
“TERMINEI A OBRA QUE ME DESTE”
14. Como é que Jeová recompensou Jesus por ser leal?
14 Na oração que fez na noite antes de morrer, Jesus disse: “Terminei a obra que me deste para fazer.” Ele confiava que Jeová ia recompensá-lo se fosse leal. (João 17:4, 5) E Jesus não estava enganado! Jeová não deixou que ele continuasse na sepultura. (Atos 2:23, 24) Ele ressuscitou Jesus e deu-lhe uma posição superior no céu. (Fil. 2:8, 9) Com o tempo, Jesus acabou por se tornar o Rei do Reino de Deus. O que é que esse Reino vai fazer? A resposta a esta pergunta está na segunda parte da oração-modelo: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade [ou seja, a de Jeová], como no céu, assim também na terra.” — Mat. 6:10.
15. Que outras coisas é que Jesus vai fazer?
15 Muito em breve, Jesus vai lutar contra os inimigos de Deus e destruir os maus no Armagedon. (Apo. 16:14, 16; 19:11-16) Pouco depois, Jesus vai lançar Satanás no “abismo”. Neste local simbólico, ele não vai poder fazer mais nada – é como se estivesse morto. (Apo. 20:1-3) Depois, Jesus vai reinar durante mil anos. Nesse período, ele vai trazer paz à Terra e ajudar os humanos a tornarem-se perfeitos. Também vai ressuscitar os mortos e transformar toda a Terra num paraíso. Finalmente, o propósito de Jeová vai cumprir-se! — Apo. 21:1-4.
16. Como vai ser a vida depois do Reinado de Mil Anos?
16 Como será a vida depois do Reinado de Mil Anos? O pecado e a imperfeição já não vão existir. As pessoas não vão precisar de pedir perdão pelos pecados com base no resgate. Também não vão precisar de um mediador ou de sacerdotes para serem amigas de Jeová. Nessa altura, o “último inimigo, a morte [adâmica]” terá deixado de existir. Os mortos terão sido ressuscitados. Todos as pessoas na Terra serão perfeitas! — 1 Cor. 15:25, 26.
17-18. (a) O que vai acontecer no fim do Reinado de Mil Anos? (b) O que é que Jesus vai fazer quando o seu reinado terminar? (1 Coríntios 15:24, 28) (Veja também a imagem.)
17 Há outra coisa muito especial que vai acontecer quando o Reinado de Mil Anos terminar. O quê? Nunca mais ninguém vai questionar se Jeová é um Deus santo e justo. Como assim? Lembre-se de que, no jardim do Éden, Satanás acusou Jeová de ser mentiroso e de não governar a humanidade com amor. Desde essa altura, o nome de Jeová tem sido santificado, vez após vez, por aqueles que o honram e respeitam. Então, no fim do Reinado de Mil Anos, a reputação de Jeová terá sido completamente vindicada. Jeová terá provado, sem dúvida nenhuma, que é um Pai muito amoroso.
18 Finalmente, de uma vez por todas, vai ficar provado que as acusações de Satanás são falsas. O que é que Jesus vai fazer quando o seu reinado terminar? Será que vai fazer como Satanás e rebelar-se contra Jeová? Claro que não! (Leia 1 Coríntios 15:24, 28.) Jesus vai devolver o Reino ao seu Pai e submeter-se à autoridade dele. Ao contrário de Satanás, Jesus está disposto a abdicar de tudo, porque ama a Jeová.
Jesus vai ficar feliz quando devolver o Reino a Jeová no final do Reinado de Mil Anos (Veja o parágrafo 18.)
19. Será que o nome de Jeová é importante para Jesus? Explique.
19 Jeová teve bons motivos para dar o seu nome a Jesus! E Jesus representou o seu Pai de forma perfeita. Então, será que o nome de Jeová é importante para Jesus? É claro que sim! Para ele, não há nada mais importante. Jesus esteve disposto a morrer por esse nome e estará disposto a devolver tudo ao seu Pai no final do Reinado de Mil Anos. Como é que podemos imitar o seu exemplo? Vamos ver a resposta no próximo artigo.
CÂNTICO 23 Jeová Começou a Reinar!
a Em várias ocasiões, Jeová usou anjos como seus representantes para transmitir mensagens em seu nome. É por isso que, às vezes, a Bíblia diz que Jeová está a falar, quando, na verdade, é um anjo que o está a fazer em seu nome. (Gén. 18:1-33) Por exemplo, a Bíblia diz que Jeová transmitiu a Lei a Moisés, mas alguns versículos mostram que Jeová usou anjos para o fazer. — Lev. 27:34; Atos 7:38, 53; Gál. 3:19; Heb. 2:2-4.
b ENTENDA MELHOR: A palavra “santificar” significa dar honra, considerar sagrado, tratar com reverência ou profundo respeito. A palavra “vindicar” significa limpar a reputação de uma pessoa que está a ser falsamente acusada ou provar que ela é inocente, quando outros mentem ou dizem coisas distorcidas sobre ela.
c A morte de Jesus também deu aos humanos a oportunidade de receberem vida eterna.
d Veja “Perguntas dos Leitores”, na revista A Sentinela de abril de 2021, pp. 30-31.