ARTIGO DE ESTUDO 10
CÂNTICO 5 Cristo, o nosso exemplo
Continue a seguir Jesus depois do batismo
“Se alguém quer ser meu seguidor, negue-se a si mesmo, apanhe a sua estaca de tortura e siga-me sempre.” — MAT. 16:24.
OBJETIVO
Este estudo vai ajudar-nos a meditar no significado da nossa dedicação a Jeová. E vai ajudar principalmente aqueles que se batizaram recentemente a continuarem fiéis.
1-2. Que bênçãos podemos esperar depois do batismo?
É UMA grande alegria quando alguém se batiza e passa a pertencer à família de Jeová. Aqueles que fizeram isso e têm uma amizade achegada com Jeová concordam com as palavras de David: “Feliz aquele a quem tu escolhes e trazes para junto de ti, para morar nos teus pátios.” — Sal. 65:4.
2 Jeová escolhe com cuidado as pessoas que vão fazer parte da sua família. Como vimos no estudo anterior, ele atrai apenas aqueles que querem ter uma amizade achegada com ele. (Tia. 4:8) A dedicação a Jeová e o batismo ajudam-nos a ter uma amizade muito especial com ele. Pode ter a certeza de que, depois do seu batismo, Jeová vai ‘derramar sobre si uma bênção até que não falte mais nada’. — Mal. 3:10; Jer. 17:7, 8.
3. Que responsabilidade é que temos depois do batismo? (Eclesiastes 5:4, 5)
3 No entanto, o batismo é só o início. Depois de dar este passo, vai querer fazer o seu melhor para continuar fiel a Jeová, mesmo quando enfrentar dificuldades e tentações. (Leia Eclesiastes 5:4, 5.) Como discípulo de Jesus, vai fazer o máximo para seguir o exemplo dele e tudo o que ele ensinou. (Mat. 28:19, 20; 1 Ped. 2:21) Este estudo vai ajudá-lo a fazer isso.
CONTINUE A SEGUIR JESUS APESAR DE DIFICULDADES E TENTAÇÕES
4. Em que sentido é que os discípulos de Jesus carregam uma “estaca de tortura”? (Lucas 9:23)
4 Depois de se batizar, você não vai deixar de ter problemas na vida. Na verdade, Jesus deixou bem claro que os seus discípulos carregariam uma “estaca de tortura” e que fariam isso “dia após dia”. (Leia Lucas 9:23.) Será que Jesus quis dizer que os seus discípulos estariam sempre a sofrer? Não, nada disso. Ele simplesmente quis destacar que os seus discípulos iriam receber bênçãos, mas que também enfrentariam problemas. E alguns deles seriam muito difíceis. — 2 Tim. 3:12.
5. Que bênçãos é que Jesus prometeu dar àqueles que fizessem sacrifícios?
5 Pode ser que já tenha enfrentado oposição de alguém da sua família ou talvez tenha abdicado de vantagens materiais para pôr o Reino em primeiro lugar. (Mat. 6:33) Nesse caso, pode ter a certeza de que Jeová viu tudo o que você fez por ele. (Heb. 6:10) Provavelmente, percebeu que estas palavras de Jesus são verdadeiras: “Ninguém deixou casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos, por minha causa e por causa das boas novas, que não receba cem vezes mais agora, neste tempo, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições, e, no futuro sistema de coisas, a vida eterna.” (Mar. 10:29, 30) Sem dúvida, as bênçãos que tem recebido são muito maiores do que qualquer sacrifício que teve de fazer. — Sal. 37:4.
6. Porque é que tem de continuar a lutar contra “os desejos da carne” depois do batismo?
6 Depois do batismo, você vai ter de continuar a lutar contra “o desejo da carne”. (1 João 2:16) Afinal de contas, ainda é um descendente imperfeito de Adão. E pode ser que, às vezes, se sinta como o apóstolo Paulo, que disse: “Eu realmente tenho prazer na lei de Deus segundo o homem que sou no íntimo, mas vejo no meu corpo outra lei a guerrear contra a lei da minha mente e a levar-me cativo à lei do pecado que está no meu corpo.” (Rom. 7:22, 23) Às vezes, pode ficar muito desanimado por causa das suas imperfeições. Mas lembrar-se da promessa que fez a Jeová quando se dedicou a ele vai fortalecer a sua determinação para lutar contra qualquer tentação e vai ajudá-lo a enfrentá-la. Como assim?
7. Em que sentido é que a sua dedicação a Jeová vai ajudá-lo a continuar fiel a ele?
7 Quando você se dedica a Jeová, ‘nega-se a si mesmo’. Isso significa que vai recusar-se a fazer qualquer coisa que desagrade a Jeová. (Mat. 16:24) Por isso, quando enfrentar uma provação, não vai perder muito tempo a pensar no que tem de fazer, porque só há uma opção: continuar a ser fiel a Jeová. Você vai continuar decidido a agradar a Jeová, assim como Jó. Mesmo quando passou por uma situação extremamente difícil, ele disse: “Até eu morrer, não renunciarei à minha integridade!” — Jó 27:5.
8. Como é que meditar na sua oração de dedicação pode ajudá-lo a resistir às tentações?
8 Meditar na oração que fez a Jeová quando se dedicou a ele vai dar-lhe força para resistir a qualquer tentação. Por exemplo, será que tentaria namoriscar com uma pessoa que já é casada? Claro que não! Você prometeu a Jeová que nunca faria isso. Se não deixar que sentimentos errados se desenvolvam no seu coração, não vai precisar de se livrar desses sentimentos mais tarde. Dessa forma, vai ‘afastar-se’ do “caminho dos perversos”. — Pro. 4:14, 15.
9. Como é que meditar na sua oração de dedicação vai ajudá-lo a colocar Jeová em primeiro lugar na sua vida?
9 E se receber uma proposta de emprego que vai interferir na sua assistência às reuniões? Você não vai ter dúvidas da decisão que vai tomar. Antes de lhe oferecerem esse emprego, já tinha decidido que não ia deixar que nada o impedisse de assistir a todas as reuniões. Por isso, nem se vai sentir tentado a aceitá-lo a pensar que, depois, vai conseguir arranjar alguma maneira de continuar a pôr Jeová em primeiro lugar na sua vida. Meditar no exemplo de Jesus pode ajudar-nos muito nesse sentido. Ele estava decidido a agradar sempre ao seu Pai e nós queremos fazer o mesmo. — Mat. 4:10; João 8:29.
10. Como é que Jeová vai ajudá-lo depois do batismo a ‘seguir sempre’ Jesus?
10 A verdade é que as provações e as tentações vão dar-lhe a oportunidade de mostrar que quer ‘seguir sempre’ Jesus. E pode ter a certeza de que Jeová vai ajudá-lo a fazer isso, porque, em 1 Coríntios 10:13, a Bíblia diz: “Deus é fiel e não deixará que sejam tentados além do que podem suportar; mas, quando vier a tentação, ele também providenciará a saída, para que a possam suportar.”
COMO CONTINUAR A SEGUIR JESUS?
11. Qual é uma das melhores maneiras de continuar a seguir Jesus? (Veja também a imagem.)
11 Jesus serviu a Jeová de todo o coração e orava sempre a ele. (Luc. 6:12) Se quiser continuar a seguir Jesus depois do batismo, é muito importante que faça coisas que o aproximem cada vez mais de Jeová. A Bíblia diz: “Seja qual for o progresso que já fizemos, continuemos a andar neste mesmo rumo.” (Fil. 3:16) De vez em quando, vai ouvir experiências de irmãos e irmãs que decidiram fazer mais para Jeová. Talvez tenham cursado a Escola para Evangelizadores do Reino ou talvez se tenham mudado para onde há mais necessidade. Se as suas circunstâncias o permitirem, faça disso um alvo. O povo de Jeová procura sempre maneiras de fazer mais no ministério. (Atos 16:9) Mas e se, por algum motivo, não lhe for possível fazer isso agora? Não se sinta inferior só porque não consegue fazer tanto como os outros. Na corrida pela vida, o mais importante é chegar ao fim. (Mat. 10:22) Nunca se esqueça de que Jeová fica muito feliz com o que você pode fazer de acordo com as suas circunstâncias e capacidades. É isso que vai ajudá-lo a continuar a seguir Jesus depois do seu batismo. — Sal. 26:1.
Depois do seu batismo, tenha o alvo de fazer coisas que o acheguem mais a Jeová (Veja o parágrafo 11.)
12-13. O que é que pode fazer se chegar à conclusão de que o seu zelo está a diminuir? (1 Coríntios 9:16, 17) (Veja também o quadro “Continue na corrida”.)
12 E se sentir que as suas orações se tornaram mecânicas ou que o seu ministério se tornou rotineiro? E se já não gosta tanto de ler a Bíblia como antes? Se isso acontecer depois do seu batismo, não pense que perdeu o espírito santo de Jeová. Nós somos imperfeitos. Por isso, é normal que os nossos sentimentos mudem de vez em quando. Se o seu zelo começar a diminuir, pense no exemplo de Paulo. Ele esforçava-se para imitar Jesus, mas Paulo sabia que, às vezes, tinha vontade de fazer as coisas e outras vezes não. (Leia 1 Coríntios 9:16, 17.) Por isso é que ele disse: “Mesmo que o faça contra a minha vontade, ainda assim estou incumbido de uma responsabilidade.” Ou seja, Paulo estava decidido a realizar o seu ministério, independentemente de como se sentia.
13 Além disso, não deixe que a sua imperfeição influencie as suas decisões. Esteja decidido a fazer o que é certo, mesmo que, no fundo, não tenha vontade de fazer isso. Com o tempo, vai ter mais força para não ser vencido pela imperfeição e pelos seus sentimentos. Uma boa rotina espiritual – o estudo pessoal, a oração, a assistência às reuniões e a pregação – vai ajudá-lo a continuar a seguir Jesus depois do batismo. Ao verem a sua perseverança, outros irmãos irão sentir-se encorajados. — 1 Tes. 5:11.
‘PERSISTA EM EXAMINAR [...] PERSISTA EM PROVAR’
14. Que autoanálise deveríamos fazer, e porquê? (2 Coríntios 13:5)
14 Outra coisa que pode ajudá-lo depois do batismo é fazer uma autoanálise sincera regularmente. (Leia 2 Coríntios 13:5.) É bom tirar tempo para ver como está a sua rotina. Ora todos os dias? Lê e estuda a Bíblia? Assiste às reuniões e participa na pregação? Pense no que é que pode fazer para gostar mais dessas atividades. Pergunte-se: ‘Consigo explicar ensinos básicos da Bíblia a outros? Será que posso fazer alguma coisa para ter mais alegria na pregação? As minhas orações são específicas e mostram que confio em Jeová de todo o meu coração? Será que assisto regularmente a todas as reuniões? O que é que posso fazer para melhorar a minha concentração e para participar mais nas reuniões?’
15-16. O que é que aprendeu com Robert sobre resistir a tentações?
15 Outra coisa muito importante é conhecer bem as suas fraquezas. Um irmão chamado Robert contou uma experiência que destaca bem esse ponto. Ele disse: “Quando eu tinha cerca de 20 anos, trabalhava em part-time. Um dia, uma colega convidou-me para ir a casa dela depois do trabalho. Ela disse que não estava lá ninguém e que íamos divertir-nos muito. No início, ainda inventei algumas desculpas, mas depois acabei por dizer que não ia e expliquei o motivo.” Robert conseguiu resistir à tentação, e isso é elogiável. Mas, quando ele parou para pensar no que tinha acontecido, percebeu que podia ter reagido de maneira diferente. Ele diz: “Eu devia ter rejeitado o convite dela logo no início e com mais firmeza, assim como José fez com a esposa de Potifar. Fiquei assustado quando me apercebi do tempo que demorei a recusar. Isso ajudou-me a ver que precisava de fortalecer a minha amizade com Jeová.” — Gén. 39:7-9.
16 Assim como Robert, é muito importante que você faça uma avaliação sincera dos seus sentimentos. Quando conseguir resistir a uma tentação, pergunte-se: ‘Será que demorei muito para dizer que não?’ Se acha que ainda tem de melhorar, não fique desanimado. Pelo contrário, sinta-se feliz por se ter apercebido da sua fraqueza. Ore sobre isso e faça o que for preciso para fortalecer a sua determinação de obedecer a Jeová. — Sal. 139:23, 24.
17. Como é que a experiência de Robert mostra que a nossa lealdade afeta o nome de Jeová?
17 Podemos aprender outra coisa com a experiência de Robert. Ele diz: “Depois de ter rejeitado o convite da minha colega, ela disse-me: ‘Parabéns, passaste no teste!’ Depois, perguntei-lhe o que é que ela queria dizer com aquilo. Ela explicou-me que um amigo dela, que tinha sido Testemunha de Jeová, lhe tinha dito que todos os jovens Testemunhas de Jeová levam uma vida dupla e que, se tiverem oportunidade de fazer o que é errado, eles fazem. Por isso, ela disse ao amigo que ia ver se eu era assim. Fiquei muito feliz por saber que dei honra ao nome de Jeová.”
18. O que é que está decidido a fazer depois do batismo? (Veja também o quadro “Dois artigos de que vais gostar muito”.)
18 Quando se dedica a Jeová e se batiza, você mostra que quer santificar o nome dele, não importa o que venha a acontecer. Não tenha dúvidas de que Jeová sabe muito bem que provações e tentações enfrenta. Ele vai abençoar o esforço que você faz para permanecer leal a ele. Pode ter a certeza de que, por meio do espírito santo, Jeová vai dar-lhe a força de que precisa. (Luc. 11:11-13) Com a ajuda de Jeová, você vai continuar a seguir Jesus depois do seu batismo.
COMO RESPONDERIA?
Em que sentido é que os cristãos carregam uma “estaca de tortura, dia após dia”?
O que é que pode fazer para ‘seguir sempre’ Jesus depois do batismo?
Como é que meditar na sua oração de dedicação vai ajudá-lo a permanecer leal?
CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus