ESTUDO 49
Será que Jeová vai responder às minhas orações?
“Hão de chamar-me e vir até mim em oração, e eu vou ouvir-vos.” — JER. 29:12.
CÂNTICO 6 A oração do servo de Deus
O QUE VAMOS VERa
1-2. Porque é que às vezes achamos que Jeová não está a responder às nossas orações?
“ENCONTRA a mais plena alegria em Jeová, e ele vai conceder-te os desejos do teu coração.” (Sal. 37:4) Que promessa maravilhosa! Mas será que podemos esperar que Jeová responda a todos os nossos pedidos rapidamente? Porque é que estamos a fazer esta pergunta? Pense nas situações descritas a seguir. Uma irmã solteira ora a Jeová porque quer cursar a Escola Para Evangelizadores do Reino, mas, depois de vários anos à espera, ainda não foi convidada. Um irmão jovem ora a Jeová a pedir que ele o ajude a recuperar de uma doença grave, de forma a conseguir fazer mais na congregação, mas, mesmo assim, ele não melhora. Os pais de um jovem oram para que o seu filho continue na verdade, mas, por fim, o filho decide deixar de servir a Jeová.
2 Talvez você já tenha orado a pedir algo, mas o que pediu não aconteceu. Por causa disso, pode ser que tenha concluído que Jeová só responde às orações dos outros, mas não às suas. Ou talvez tenha começado a pensar que fez alguma coisa errada. Uma irmã chamada Janiceb sentia-se assim. Ela e o seu marido oravam a Jeová porque queriam muito servir em Betel. Ela conta: “Eu tinha a certeza de que íamos ser chamados para Betel rapidamente.” Mas o tempo passou, os meses transformaram-se em anos e o casal nunca foi chamado. Janice diz: “Eu fiquei triste e confusa. Perguntava-me se tinha desapontado a Jeová de alguma forma. Eu tinha orado tão especificamente sobre o assunto. Porque é que ele não respondeu à minha oração?”
3. O que vamos ver neste estudo?
3 Às vezes, podemos perguntar-nos se Jeová está mesmo a ouvir as nossas orações. Até alguns homens fiéis do passado tiveram essa preocupação. (Jó 30:20; Sal. 22:2; Hab. 1:2) O que é que pode convencê-lo de que Jeová não vai ignorar as suas orações? (Sal. 65:2) Para ajudar a responder a essa pergunta, vamos ver três coisas: (1) O que podemos esperar de Jeová? (2) O que é que Jeová espera de nós? (3) Porque é que talvez precisemos de ajustar as nossas orações?
O QUE PODEMOS ESPERAR DE JEOVÁ?
4. De acordo com Jeremias 29:12, o que é que Jeová promete fazer?
4 Jeová promete que vai escutar as nossas orações. (Leia Jeremias 29:12.) Deus nunca vai ignorar as nossas orações, porque ele ama os seus servos leais. (Sal. 10:17; 37:28) Mas isso não significa que ele nos vai dar tudo o que pedimos. Só vamos receber algumas das coisas que pedimos no novo mundo.
5. O que é que Jeová leva em conta ao ouvir as nossas orações? Explique.
5 Jeová leva em conta se os nossos pedidos se relacionam com o propósito dele. (Isa. 55:8, 9) O propósito de Jeová envolve encher a Terra com pessoas que viverão unidas e felizes debaixo do seu governo. Mas Satanás diz que as pessoas seriam mais felizes governando-se a si mesmas. (Gén. 3:1-5) Para provar que o Diabo está a mentir, Jeová tem permitido que os governos humanos existam. Mas eles são os principais responsáveis pela maioria dos problemas que enfrentamos hoje. (Ecl. 8:9) Nós sabemos que Jeová não vai acabar com todos os problemas agora. Se ele fizesse isso, alguns pensariam que os governos humanos funcionam e que conseguem resolver os problemas da humanidade.
6. Porque precisamos de ter a certeza de que Jeová vai sempre fazer o que é amoroso e justo?
6 Jeová pode responder a orações parecidas de maneiras diferentes. Por exemplo, quando o rei Ezequias ficou muito doente, ele implorou a Jeová que o curasse, e Jeová fez isso. (2 Reis 20:1-6) Por outro lado, quando o apóstolo Paulo implorou a Jeová que removesse o “espinho na carne” dele – talvez um problema de saúde – Jeová não fez isso. (2 Cor. 12:7-9) Veja também o que aconteceu aos apóstolos Pedro e Tiago. O rei Herodes queria matar os dois, e a congregação orou por Pedro e, provavelmente, também por Tiago. Mas Tiago foi morto, e Pedro foi resgatado milagrosamente por um anjo. (Atos 12:1-11) Talvez nos perguntemos: ‘Mas porque é que Jeová salvou Pedro e não fez o mesmo por Tiago?’ A Bíblia não diz.c Mas de uma coisa podemos ter a certeza: Jeová “nunca é injusto”. (Deut. 32:4) E nós sabemos que Jeová amava muito os dois. (Apo. 21:14) Às vezes, Jeová pode responder às nossas orações de uma maneira que não esperamos. Mas não temos nenhuma dúvida de que Jeová faz sempre aquilo que é amoroso e justo. Por isso, não questionamos a maneira como ele escolhe responder às nossas orações. — Jó 33:13.
7. O que é que não devemos fazer, e porquê?
7 Não queremos comparar a nossa situação com a de outros. Por exemplo, talvez peçamos a Jeová para nos ajudar em alguma situação, mas o nosso pedido não é atendido. Algum tempo depois, ficamos a saber que uma pessoa fez uma oração parecida e, ao que tudo indica, Jeová respondeu a essa oração. Uma irmã chamada Anna passou por isso. Ela orou para que o seu marido, Mateus, vencesse um cancro. Durante o mesmo período, duas irmãs idosas também estavam a lutar contra um cancro. Anna orou intensamente, tanto pelo seu marido, Mateus, como pelas irmãs. As irmãs recuperaram, mas Mateus faleceu. No início, Anna perguntava-se se as duas irmãs tinham melhorado porque Jeová as tinha ajudado. No entanto, se Jeová fez isso, porque é que não fez o mesmo pelo seu marido? É claro que não podemos dizer com toda a certeza a razão pela qual as irmãs recuperaram. No entanto, o que sabemos é que Jeová já tem uma solução permanente para o nosso sofrimento e que ele está desejoso de ressuscitar os amigos dele que já morreram. — Jó 14:15.
8. (a) De acordo com Isaías 43:2, como é que Jeová nos ajuda? (b) Como é que as orações nos ajudam quando passamos por dificuldades? (Veja o vídeo As Orações Ajudam-nos a Lidar com Problemas.)
8 Jeová vai estar sempre ao nosso lado. Como nosso Pai amoroso, Jeová não gosta de nos ver sofrer. (Isa. 63:9) Mesmo assim, ele não impede que passemos por situações difíceis, que podem ser comparadas a rios ou chamas. (Leia Isaías 43:2.) Mas ele promete que vai ajudar-nos sempre a passar por essas dificuldades e que nunca vai deixar que os problemas nos causem danos permanentes. Além disso, Jeová dá-nos o seu poderoso espírito santo para nos ajudar a não desistir. (Luc. 11:13; Fil. 4:13) Por isso, podemos ter a certeza de que vamos ter sempre exatamente aquilo de que precisamos para conseguir perseverar e permanecer fiéis a Jeová.d
O QUE É QUE JEOVÁ ESPERA DE NÓS?
9. De acordo com Tiago 1:6, 7, porque precisamos de confiar que Jeová vai ajudar-nos?
9 Jeová espera que confiemos nele. (Heb. 11:6) Às vezes, os nossos problemas parecem tão difíceis que achamos que não vamos aguentar. Até podemos começar a duvidar que Jeová nos vai ajudar. Mas a Bíblia diz que o poder de Deus pode fazer-nos “escalar uma muralha”. (Sal. 18:29) Por isso, em vez de ficarmos com dúvidas de que Jeová vai realmente ajudar-nos, temos de orar com muita fé e confiar que ele vai responder às nossas orações. — Leia Tiago 1:6, 7.
10. Dê um exemplo de como podemos agir de acordo com as nossas orações.
10 Jeová espera que façamos a nossa parte depois de orarmos. Por exemplo, talvez um irmão peça ajuda a Jeová para conseguir tirar um dia de férias para assistir ao congresso. Como é que Jeová poderia responder a essa oração? Ele poderia dar ao irmão a coragem necessária para falar com o patrão. Mas, mesmo assim, o irmão precisaria de fazer a parte dele e pedir o dia. E talvez ele até tenha de fazer isso várias vezes. Pode ser que ele tenha de pedir a um colega para trocar de turno com ele ou até aceitar que o patrão desconte aquele dia do seu salário.
11. Porque é que precisamos de orar muitas vezes sobre as nossas preocupações?
11 Jeová espera que continuemos a orar por aquilo que é importante para nós. (1 Tes. 5:17) Jesus deu a entender que alguns dos nossos pedidos não seriam respondidos imediatamente. (Luc. 11:9) Por isso, não desista de orar! Faça isso várias vezes e de todo o coração. (Luc. 18:1-7) Quando oramos muitas vezes sobre um assunto, mostramos a Jeová que o nosso pedido é muito importante para nós, e que não é apenas um desejo passageiro. Além disso, mostramos que temos fé na capacidade de Jeová nos ajudar.
PORQUE É QUE TALVEZ PRECISEMOS DE AJUSTAR AS NOSSAS ORAÇÕES?
12. (a) Que pergunta é que nos deveríamos fazer sobre os nossos pedidos, e porquê? (b) Como podemos mostrar que respeitamos a Jeová nas nossas orações? (Veja o quadro “Será que as minhas orações mostram que eu respeito a Jeová?”.)
12 Se aquilo que pedimos a Jeová em oração não acontecer, podemos fazer três perguntas. A primeira é: ‘Será que estou a orar pela coisa certa?’ Muitas vezes achamos que sabemos o que é melhor para nós. Mas talvez aquilo que estejamos a pedir não seja o melhor para nós a longo prazo. Ou talvez estejamos a pedir uma solução específica para um problema, mas exista uma solução ainda melhor. Além disso, algumas coisas que pedimos podem não estar de acordo com a vontade de Jeová. (1 João 5:14) Pense no exemplo dos pais mencionados no primeiro parágrafo. Eles pediram a Jeová que o seu filho continuasse na verdade. Esse pedido não parece ser errado, mas Jeová nunca vai obrigar ninguém a servi-lo. Ele quer que todos, incluindo os nossos filhos, escolham adorá-lo de livre vontade. (Deut. 10:12, 13; 30:19, 20) Portanto, os pais podem pedir a Jeová que os ajude a tocar o coração do filho, em vez de pedirem que ele continue na verdade. Dessa forma, talvez eles consigam motivar o filho a amar a Jeová e a tornar-se amigo dele. — Pro. 22:6; Efé. 6:4.
13. De acordo com Hebreus 4:16, quando é que Jeová nos vai ajudar? Explique.
13 Uma segunda pergunta que podemos fazer é: ‘Será que este é o momento certo de Jeová me dar o que estou a pedir?’ Talvez ache que precisa de uma resposta imediata ao seu pedido. Mas, na verdade, Jeová sabe qual é a hora certa para nos ajudar. (Leia Hebreus 4:16.) Quando Jeová não atende aos nossos pedidos, podemos achar que a resposta dele é “não”. Mas talvez a resposta seja “ainda não”. Por exemplo, pense novamente no jovem que orava para ser curado da sua doença. Se Jeová fizesse um milagre e o curasse, Satanás poderia dizer que aquele irmão só continuou a servir a Jeová porque tinha sido curado. (Jó 1:9-11; 2:4) Além disso, Jeová já nos garantiu que no futuro todos serão curados das suas doenças. (Isa. 33:24; Apo. 21:3, 4) Até lá, não devemos esperar curas milagrosas. Por isso, esse irmão poderia pedir a Jeová para ter força e paz mental. Assim, mesmo doente, ele vai conseguir perseverar e continuar a servir a Deus fielmente. — Sal. 29:11.
14. O que aprendeu com a experiência de Janice?
14 Lembra-se de Janice, que orava porque queria servir em Betel? Passaram-se cinco anos até ela conseguir entender como Jeová tinha respondido à sua oração. Ela diz: “Durante esses anos, Jeová ensinou-me e ajudou-me a ser uma cristã melhor. Eu precisava de confiar mais nele e de melhorar o meu estudo pessoal. Além disso, eu tinha de aprender que a minha alegria não depende do lugar onde sirvo.” Mais tarde, Janice e o seu marido foram convidados a começar o serviço de circuito. Olhando para trás, Janice conclui: “Jeová respondeu às minhas orações, mas não da maneira que eu esperava. Precisei de algum tempo até perceber que a resposta de Jeová tinha sido um lindo presente para mim, e agradeço-lhe muitas vezes por ter tido a oportunidade de sentir o amor e a bondade dele.”
Se você acha que Jeová não está a responder às suas orações, que tal orar a pedir outras coisas? (Veja o parágrafo 15.)f
15. Porque é que às vezes devemos fazer pedidos menos específicos? (Veja também as imagens.)
15 Uma terceira pergunta poderia ser: ‘Será que eu deveria orar por outra coisa?’ Embora seja bom fazermos orações específicas, em alguns casos talvez seja mais fácil percebermos o que Jeová quer para nós se formos menos específicos nos nossos pedidos. Veja o exemplo da irmã solteira que orava sobre a Escola Para Evangelizadores do Reino. Ela queria cursar a escola para servir onde há mais necessidade. Mas enquanto orava sobre a escola, ela também poderia pedir a Jeová que a ajudasse a encontrar novas oportunidades de fazer mais no seu serviço. (Atos 16:9, 10) Depois, ela poderia agir de acordo com a sua oração por perguntar ao superintendente de circuito se existe alguma congregação próxima a precisar de mais pioneiros. Ou ela poderia perguntar a Betel se existe alguma zona que tem mais necessidade de publicadores.e
16. Que certeza podemos ter?
16 Como vimos, podemos ter a certeza de que Jeová vai responder às nossas orações de uma maneira amorosa e justa. (Sal. 4:3; Isa. 30:18) Às vezes, não vamos obter a resposta de que gostaríamos, mas Jeová nunca vai ignorar as nossas orações. Ele ama-nos muito e nunca nos vai abandonar. (Sal. 9:10) Por isso, continue a ‘confiar sempre’ em Jeová, derramando-lhe o seu coração em oração. — Sal. 62:8.
CÂNTICO 14 Novas todas as coisas
a Este estudo vai explicar porque podemos confiar que Jeová vai responder sempre às nossas orações de uma maneira amorosa e justa.
b Alguns nomes foram mudados.
c Veja o artigo “Confie na maneira de Jeová fazer as coisas”, na Sentinela de fevereiro de 2022, pars. 3-6.
d Para saber mais sobre como Jeová nos ajuda a suportar situações difíceis, veja o vídeo As Orações Ajudam-nos a Lidar com Problemas, no site jw.org.
e Para saber como se pode colocar à disposição para servir no território de outra filial, veja o livro Organizados Para Fazer a Vontade de Jeová, cap. 10, pars. 6-9.
f DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Duas irmãs oram antes de preencherem a petição para a Escola Para Evangelizadores do Reino. Mais tarde, uma delas é convidada, mas a outra não. Em vez de ficar muito desapontada, a irmã que não foi convidada ora a Jeová a pedir que a ajude a encontrar outras oportunidades para servi-lo mais plenamente. Depois, ela escreve uma carta a Betel a colocar-se à disposição para servir onde há mais necessidade.