ESTUDO 47
Como manter forte o nosso amor pelos irmãos?
“Continuemos a amar-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus.” — 1 JOÃO 4:7.
CÂNTICO 25 A prova de que somos discípulos
O QUE VAMOS VER?a
1-2. (a) Porque é que o apóstolo Paulo disse que o amor é a maior de todas as qualidades? (b) A que perguntas vamos responder?
QUANDO o apóstolo Paulo estava a falar sobre as qualidades da fé, da esperança e do amor, ele concluiu por dizer que “a maior delas é o amor”. (1 Cor. 13:13) Mas porque é que Paulo disse isso? Porque, no futuro, visto que as promessas de Deus sobre o novo mundo já se terão cumprido, não vamos precisar de ter fé e esperança. No entanto, vamos sempre precisar de ter amor por Jeová e pelas pessoas. Na verdade, o nosso amor por eles vai continuar a crescer para sempre.
2 Já que o amor vai ser sempre uma qualidade importante na nossa vida, vamos responder a três perguntas: (1) Porque devemos amar-nos uns aos outros? (2) Como mostramos que nos amamos uns aos outros? (3) Como podemos manter forte o nosso amor uns pelos outros?
PORQUE DEVEMOS AMAR-NOS UNS AOS OUTROS?
3. Que motivos temos para ter amor uns pelos outros?
3 Porque é importante amarmo-nos uns aos outros? Porque assim provamos que somos verdadeiros cristãos. Jesus disse aos seus apóstolos: “Por meio disto todos saberão que são meus discípulos: se tiverem amor entre vocês.” (João 13:35) Além disso, o amor mantém-nos unidos. Paulo disse que o amor é “o perfeito vínculo de união”. (Col. 3:14) Mas ainda existe outro motivo importante para termos amor uns pelos outros. O apóstolo João escreveu: “Aquele que ama a Deus deve amar também o seu irmão.” (1 João 4:21) Quando mostramos amor uns pelos outros, mostramos que amamos a Deus.
4-5. Ilustre como o nosso amor por Deus está relacionado com o amor pelos nossos irmãos.
4 De que maneira é que o nosso amor por Deus está relacionado com o amor que mostramos pelos nossos irmãos? Pense na ligação que existe entre o coração e outras partes do corpo. Às vezes, os médicos usam o pulso de uma pessoa para medir os batimentos cardíacos. Assim, conseguem perceber como está o coração, se está forte ou fraco. O que é que este exemplo nos ensina sobre o amor?
5 Assim como um médico consegue ter uma ideia de como está o coração de uma pessoa através do pulso, nós podemos saber se o nosso amor por Deus está forte ao ver o quanto amamos os outros. Se percebermos que de alguma forma o nosso amor pelos nossos irmãos está a enfraquecer, isso talvez mostre que o nosso amor por Jeová também está a enfraquecer. No entanto, se tivermos o hábito de mostrar amor pelos irmãos, isso é um sinal de que o nosso amor por Jeová também está forte.
6. Caso o nosso amor pelos irmãos esteja a enfraquecer, porque devemos preocupar-nos? (1 João 4:7-9, 11)
6 Se o nosso amor pelos irmãos estiver a enfraquecer, temos um grave problema. Porquê? Porque a falta de amor é uma prova de que a nossa amizade com Jeová também está a enfraquecer. O apóstolo João deixou isso bem claro: “Quem não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1 João 4:20) Qual é a lição? Nós só podemos agradar a Jeová se ‘nos amarmos uns aos outros’. — Leia 1 João 4:7-9, 11.
COMO PODEMOS MOSTRAR AMOR UNS PELOS OUTROS?
7-8. De que maneiras podemos mostrar que nos amamos uns aos outros?
7 Encontramos várias vezes na Palavra de Deus o mandamento de ‘nos amarmos uns aos outros’. (João 15:12, 17; Rom. 13:8; 1 Tes. 4:9; 1 Ped. 1:22; 1 João 4:11) O amor é uma qualidade que vem do coração, um sentimento que temos dentro de nós. Só que nenhum humano pode ver o que temos dentro do nosso coração. Então, como é que os outros podem saber que sentimos amor por eles? Pelas nossas palavras e ações.
8 Existem muitas maneiras de mostrar que amamos os nossos irmãos. Veja alguns exemplos: “Digam a verdade uns aos outros.” (Zac. 8:16) “Mantenham a paz uns com os outros.” (Mar. 9:50) “Tomem a iniciativa em dar honra uns aos outros.” (Rom. 12:10) “Acolham-se uns aos outros.” (Rom. 15:7) “Continuem a […] perdoar-se uns aos outros.” (Col. 3:13) “Continuem a levar os fardos uns dos outros.” (Gál. 6:2) “Continuem a consolar-se uns aos outros.” (1 Tes. 4:18) “Continuem a […] edificar-se uns aos outros.” (1 Tes. 5:11) “Orem uns pelos outros.” — Tia. 5:16.
Como podemos ajudar alguém que está a passar por dificuldades? (Veja os parágrafos 7 a 9.)
9. Porque é importante consolar os irmãos? (Veja também a imagem.)
9 Vamos ver uma dessas maneiras de mostrar amor pelos outros. No parágrafo anterior, vimos que Paulo aconselhou: “Continuem a consolar-se uns aos outros.” Mas porque é importante consolar os nossos irmãos? Uma obra de referência bíblica explica que a palavra usada por Paulo para “consolo” significa “ficar ao lado de uma pessoa para a encorajar, enquanto ela estiver a suportar testes pesados”. Então, quando consolamos os nossos irmãos, ajudamo-los a levantarem-se e a continuarem a andar na estrada da vida. Sempre que um irmão precisa de um ombro amigo e nós estamos lá para o consolar, mostramos que o amamos muito. — 2 Cor. 7:6, 7, 13.
10. Que relação existe entre compaixão e consolo?
10 Quando alguém sente compaixão por uma pessoa que está a sofrer, deseja consolar e ajudar essa pessoa. Por isso, primeiro sentimos compaixão, e, depois, damos consolo. Vamos ver como Paulo relacionou a compaixão de Jeová com o consolo que ele nos dá. Paulo disse que Jeová é “o Pai de ternas misericórdias e o Deus de todo o consolo”. (2 Cor. 1:3) A nota de estudo neste versículo explica que Paulo usa a expressão “ternas misericórdias” para descrever um sentimento de compaixão por outros. Portanto, diz-se que Deus é o Pai, ou a Fonte, de ternas misericórdias porque a compaixão se origina dele. Essa compaixão motiva-o a consolar-nos “em todas as nossas provações”. (2 Cor. 1:4) Assim como uma fonte de água pura renova a energia de alguém que está com sede, Jeová dá-nos consolo e renova a nossa força quando passamos por dificuldades. Mas como podemos imitar a Jeová, e sentir compaixão por outros e consolá-los? Uma maneira de fazer isso é por cultivar qualidades no nosso coração que vão ajudar-nos a consolar os outros. Quais são algumas dessas qualidades?
11. De acordo com Colossenses 3:12 e 1 Pedro 3:8, que outras qualidades precisamos de mostrar para continuarmos a amar e consolar os irmãos?
11 O que é que nos vai ajudar no nosso dia a dia a continuarmos a amar-nos e ‘consolar-nos uns aos outros’? Temos de mostrar algumas qualidades, como empatia, amor fraternal e bondade. (Leia Colossenses 3:12; 1 Pedro 3:8.) Como é que essas qualidades nos vão ajudar? Quando sentimos compaixão pelos nossos irmãos e nos importamos mesmo com eles, vamos sentir um forte desejo de consolá-los quando estiverem a sofrer. Foi isso o que Jesus disse em Mateus 12:34, 35: “A boca fala do que o coração está cheio. O homem bom faz sair coisas boas do seu bom tesouro.” Por isso, consolar os irmãos que estão a passar por problemas é sem dúvida uma importante maneira de mostrarmos o nosso amor por eles.
COMO PODEMOS MANTER FORTE O NOSSO AMOR UNS PELOS OUTROS?
12. (a) Com o que devemos ter cuidado? (b) A que pergunta vamos responder?
12 Todos nós queremos ‘continuar a amar-nos uns aos outros’. (1 João 4:7) Mas temos de nos lembrar do aviso que Jesus deu, de que ‘o amor da maioria iria esfriar-se’. (Mat. 24:12) Jesus não estava a dizer que a maioria dos seus discípulos deixaria de mostrar amor uns pelos outros. Mas precisamos de ter cuidado para que a falta de amor do mundo não influencie a maneira como tratamos os irmãos. Com isso em mente, vamos ver outra pergunta importante: “Como podemos saber se o nosso amor pelos irmãos é forte?”
13. O que pode colocar à prova o nosso amor pelos irmãos?
13 Podemos saber se o amor que sentimos pelos nossos irmãos é realmente forte por analisar como lidamos com certas situações. (2 Cor. 8:8) O apóstolo Pedro disse: “Acima de tudo, tenham intenso amor uns pelos outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados.” (1 Ped. 4:8) Ou seja, as fraquezas e as imperfeições dos outros podem colocar à prova o amor que sentimos.
14. De acordo com 1 Pedro 4:8, que tipo de amor devemos ter? Ilustre.
14 Vamos analisar mais de perto o que Pedro disse. A primeira parte do versículo 8 fala sobre o tipo de amor que precisamos de ter: “intenso amor”. A palavra que Pedro usou para “intenso” significa literalmente “esticado”. A segunda parte do versículo fala sobre o que acontece se tivermos intenso amor pelos outros. Nós vamos cobrir, ou desconsiderar, as falhas dos nossos irmãos. É como se o amor fosse um pedaço de tecido que esticamos cada vez mais, até cobrir, não um, nem dois, mas “uma multidão de pecados”. Neste caso, cobrir é o mesmo que perdoar. Da mesma forma que um pedaço de tecido esconde uma mancha ou um defeito, o nosso amor pode cobrir as fraquezas e as imperfeições dos nossos irmãos.
15. Se o nosso amor pelos irmãos for forte, o que vamos conseguir fazer? (Colossenses 3:13)
15 O nosso amor deve ser forte a ponto de conseguirmos perdoar as imperfeições dos irmãos, mesmo quando isso for difícil. (Leia Colossenses 3:13.) Quando perdoamos os outros, mostramos que o nosso amor é forte e queremos agradar a Jeová. O que mais nos vai ajudar a desconsiderar os erros e as características irritantes dos nossos irmãos?
Da mesma forma que guardamos as fotografias boas e apagamos o resto, nós gostamos de guardar as boas lembranças que temos com os irmãos e evitamos guardar as más (Veja os parágrafos 16 e 17.)
16-17. (a) O que mais pode ajudar-nos a desconsiderar as falhas dos outros? (b) Que exemplo nos ajuda a entender isso? (Veja também a imagem.)
16 Temos de nos concentrar nas características positivas dos nossos irmãos, e não nas suas imperfeições. Pense na seguinte ilustração: imagine que está num convívio com um grupo de irmãos. Vocês estão a divertir-se e, no fim, você tira uma fotografia do grupo. Na verdade, acaba por tirar mais duas fotografias, caso a primeira não fique boa. Você tem três fotografias, mas, numa delas, percebe que um irmão ficou com uma cara estranha. O que é que faz à fotografia? Apaga-a, porque tem outras duas, e nessas fotografias, toda a gente, inclusive aquele irmão, está a sorrir.
17 Agora imagine que as fotografias que tirou são como as suas lembranças. Com certeza, tem boas lembranças de momentos que passou com os irmãos. Mas, talvez, numa dessas ocasiões, um irmão ou uma irmã lhe tenha dito algo que não foi muito bondoso. O que é que faria com essa lembrança? Porque é que não tenta apagá-la, assim como apagaria uma fotografia que não ficou bem? (Pro. 19:11; Efé. 4:32) Se você se concentrar nos bons momentos que já passou com essa pessoa, aquele único momento mau não terá a mínima importância. Os bons momentos são o tipo de lembrança que queremos guardar.
PORQUE É QUE O AMOR É TÃO IMPORTANTE HOJE?
18. O que aprendeu sobre o amor neste estudo?
18 Porque queremos manter forte o nosso amor uns pelos outros? Como vimos, quando mostramos amor pelos nossos irmãos, mostramos amor por Jeová. De que maneira podemos mostrar amor pelos irmãos? Por exemplo, por lhes dar consolo. A compaixão vai ajudar-nos a continuarmos ‘a consolar-nos uns aos outros’. Mas como podemos manter forte o nosso amor uns pelos outros? Por fazermos o máximo para perdoar as falhas dos nossos irmãos, mesmo quando é difícil fazer isso.
19. Porque é que hoje é tão importante termos amor uns pelos outros?
19 Porque é que hoje é ainda mais importante mostrarmos amor uns pelos outros? Pedro citou o motivo quando disse: “Está próximo o fim de todas as coisas. Portanto, […] tenham intenso amor uns pelos outros.” (1 Ped. 4:7, 8) Como sabemos, o fim deste mundo mau está cada vez mais perto. O que podemos esperar? Jesus deu o seguinte aviso aos seus discípulos: “Vocês serão odiados por todas as nações, por causa do meu nome.” (Mat. 24:9) Portanto, para conseguir suportar todo esse ódio, temos de continuar unidos. Se fizermos isso, Satanás não nos vai conseguir dividir, porque vamos estar unidos pelo amor – “o perfeito vínculo de união”. — Col. 3:14; Fil. 2:1, 2.
CÂNTICO 11 Alegremos o coração de Jeová
a Hoje, mais do que nunca, é importante mostrarmos amor pelos nossos irmãos e irmãs. Porquê? E como podemos fazer isso?