Perguntas dos Leitores
Quando escreveu o Salmo 61:8, será que David estava a exagerar ou a ser irrealista quando disse que iria louvar a Deus “para sempre”?
Não. Na verdade, o que David escreveu fazia sentido.
Veja o que ele disse nesse e noutros versículos: “Vou cantar louvores ao teu nome para sempre, ao cumprir os meus votos dia após dia.” “Louvo-te de todo o coração, ó Jeová, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.” “Vou louvar o teu nome para todo o sempre.” — Sal. 61:8; 86:12; 145:1, 2.
David não estava a exagerar, pensando que nunca iria morrer. Ele sabia que todos os humanos morrem por causa do pecado. O próprio David admitiu que era pecador. (Gén. 3:3, 17-19; Sal. 51:4, 5) Ele sabia que até homens fiéis como Abraão, Isaque e Jacó tinham morrido, e ele não seria uma exceção. (Sal. 37:25; 39:4) Mas as palavras do Salmo 61:8 mostram o desejo e a determinação de David de louvar a Deus para sempre, ou seja, por toda a sua vida. — 2 Sam. 7:12.
Algumas das coisas que David escreveu não eram profecias, apenas falavam sobre experiências que ele teve. Encontramos alguns exemplos disso nos cabeçalhos dos Salmos 18, 51 e 52. No Salmo 23, David descreve a Jeová como um pastor que cuida, protege e orienta as suas ovelhas. David também era um pastor amoroso, e queria servir a Deus ‘todos os dias da sua vida’. — Sal. 23:6.
É bom lembrarmo-nos de que tudo o que David escreveu foi inspirado por Jeová, isso inclui profecias sobre o futuro. Por exemplo, no Salmo 110, David falou de um dia em que o seu Senhor ‘se sentaria à direita’ de Deus nos céus e receberia poder. Poder para fazer o quê? Para dominar os inimigos de Deus e ‘executar julgamento contra as nações’ da Terra. David foi um antepassado do Messias, aquele que iria governar do céu e ser “sacerdote para sempre”. (Sal. 110:1-6) Jesus disse que a profecia do Salmo 110 se referia a ele próprio e teria um cumprimento no futuro. — Mat. 22:41-45.
Sob inspiração, David escreveu não só sobre o seu tempo, mas também sobre o futuro, quando ele seria ressuscitado e teria a alegria de louvar o seu Deus para sempre. Por isso, o Salmo 37:10, 11, 29 aplica-se tanto à época em que foi escrito no antigo Israel como ao futuro, quando Deus cumprir as suas promessas. — Veja o parágrafo 8 do estudo “Estarás comigo no Paraíso” nesta revista.
As palavras do Salmo 61:8 e de versículos similares deixam claro que David queria louvar a Jeová pelo resto da sua vida. Essas palavras mostram de forma realista o que David vai fazer no futuro quando Jeová o trouxer de volta à vida.