Referências para a Apostila da Reunião Viva e Ensine
© 2025 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
28 DE JULHO–3 DE AGOSTO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | PROVÉRBIOS 24
w20.12 15 § 7, 8
Perguntas dos Leitores
Assim, Provérbios 24:16 não se refere a “cair” no sentido moral, ou seja, a cair no pecado. Refere-se a passar por problemas ou dificuldades, mesmo que repetidas vezes. Neste mundo mau, um justo pode passar por problemas de saúde ou enfrentar outras dificuldades. Ele até mesmo pode ser vítima de uma intensa perseguição do governo. Mas ele pode ter certeza de que Deus vai apoiá-lo e vai ajudá-lo a ser bem-sucedido ao lidar com qualquer situação. Pergunte-se: ‘Quantas vezes eu já não vi as coisas dando certo para os servos de Jeová?’ Por que isso acontece? Porque, com certeza, “Jeová ampara a todos os que estão caindo e levanta a todos os encurvados.” — Sal. 41:1-3; 145:14-19.
“O justo” não se alegra quando outros estão tendo problemas. Em vez disso, ele se consola em saber que “tudo terminará bem para os que temem o verdadeiro Deus, porque eles têm temor dele”. — Ecl. 8:11-13; Jó 31:3-6; Sal. 27:5, 6.
Perolas
w09 10/15 12
Perguntas dos Leitores
Que lição nos ensina Provérbios 24:27?
Aconselhando um jovem, o escritor de Provérbios disse: ‘Prepara a tua obra portas afora e apronta-a para ti no campo. Depois tens de edificar tua casa.’ O que significa esse provérbio inspirado? Que um homem deve se preparar adequadamente antes de se casar e constituir família, reconhecendo as responsabilidades que acompanham esse compromisso.
11-17 DE AGOSTO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | PROVÉRBIOS 26
it-1 485 § 6
Chuva
Estações. As duas estações principais na Terra da Promessa, o verão e o inverno, podem ser consideradas com bastante exatidão como estação seca e estação chuvosa. (Veja Sal 32:4; Cân 2:11 n.) Desde cerca de meados de abril até meados de outubro cai muito pouca chuva. A chuva é escassa neste período em que se faz a colheita. Provérbios 26:1 mostra que a chuva, na época da colheita, era considerada bastante inoportuna. (Veja 1Sa 12:17-19.) Durante a estação chuvosa, a chuva não é constante; alterna com dias claros. Visto que este também é o período frio, a exposição à chuva faz a pessoa sentir bastante frio. (Esd 10:9, 13) Portanto, um abrigo confortável é muito apreciado. — Is 4:6; 25:4; 32:2; Jó 24:8.
w87 10/1 19 ¶12
A disciplina dá fruto pacífico
12 No caso de certas pessoas, talvez sejam necessárias medidas mais drásticas, como indica Provérbios 26:3: “O chicote é para o cavalo, o freio é para o jumento e a vara é para as costas de gente estúpida.” Às vezes, Jeová deixou sua nação de Israel ser subjugada pelas aflições que causara a si mesma: “Tinham sido rebeldes contra as declarações de Deus; e tinham desrespeitado o conselho do Altíssimo. Portanto, passou a subjugar seu coração com desgraça; eles tropeçaram, e não havia quem ajudasse. E na sua aflição começaram a clamar a Jeová por ajuda; como de costume, ele os salvou dos apertos em que estavam.” (Salmo 107:11-13) Alguns estúpidos, porém, endurecem-se além do alcance de qualquer tipo de disciplina curadora: “O homem repetidas vezes repreendido, mas que endurece a cerviz, será repentinamente quebrado, e isto sem cura.” — Provérbios 29:1.
it-1 580 § 2
Coxo, claudicação
Uso proverbial. “Como alguém que mutila seus pés [o que o tornaria coxo], como alguém que bebe apenas violência, é aquele que confia assuntos à mão de um estúpido”, disse o sábio Rei Salomão. Deveras, o homem que emprega alguém estúpido para cuidar de um projeto dele faz violência aleijadora aos seus próprios interesses. Com certeza verá entrar em colapso a obra que se propõe fazer, com dano para si mesmo. — Pr 26:6.
18-24 DE AGOSTO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | PROVÉRBIOS 27
it-2 1215 § 5
Vizinho, próximo
Todavia, nos Provérbios aconselha-se ter fé e confiança no companheiro, e que é prudente que se recorra a ele em tempos de necessidade: “Não abandones o teu próprio companheiro ou o companheiro de teu pai, e não entres na casa de teu próprio irmão no dia do teu desastre. Melhor o vizinho [sha·kén] que está perto do que um irmão que está longe.” (Pr 27:10) O escritor parece dizer aqui que um amigo íntimo da família deve ser prezado e que se deve recorrer a ele em busca de ajuda, em vez de recorrer mesmo a um parente tão íntimo como um irmão, se este irmão estiver longe, porque talvez este não esteja tão disposto ou pelo menos não numa situação tão favorável de prestar ajuda como o companheiro da família.
25-31 DE AGOSTO
TESOUROS DA PALAVRA DE DEUS | PROVÉRBIOS 28
w93 5/15 26 ¶2
Segue integralmente a Jeová?
Enquanto os israelitas estavam no Sinai, depois de Deus os ter libertado da servidão egípcia, no século 16 AEC, especialmente dois homens mostravam que eram confiantes como leões. Demonstravam também fidelidade a Jeová sob circunstâncias adversas. Um destes homens era o efraimita Josué, ajudante de Moisés, mais tarde designado para ser seu sucessor. (Êxodo 33:11; Números 13:8, 16; Deuteronômio 34:9; Josué 1:1, 2) O outro era Calebe, filho de Jefuné, da tribo de Judá. — Números 13:6; 32:12.