ARTIGO DE ESTUDO 31
CÂNTICO 96 O Livro de Deus É Um Tesouro
Já ‘aprendeu o segredo’ do contentamento?
“Aprendi a ter contentamento em qualquer circunstância.” — FIL. 4:11.
OBJETIVO
Aprender a desenvolver contentamento por sermos gratos e humildes, por estarmos concentrados na vontade de Jeová e por meditarmos na nossa esperança para o futuro.
1. Qual é a diferença entre ter contentamento e não ter?
SENTE-SE contente com o que tem? Quando temos contentamento, sentimo-nos felizes e em paz, porque nos concentramos nas nossas bênçãos. Não ficamos irritados ou frustrados a pensar no que não temos. No entanto, isso não significa que nos podemos acomodar e deixar de dar o nosso melhor. Por exemplo, a Bíblia incentiva-nos a procurar oportunidades para fazer mais no serviço de Jeová. (Rom. 12:1; 1 Tim. 3:1) Ainda assim, o contentamento ajuda-nos a manter a alegria quando não atingimos privilégios tão depressa como queríamos.
2. Porque é que a falta de contentamento é perigosa?
2 Se não estivermos satisfeitos com o que temos, podemos tomar más decisões. Por exemplo, podemos começar a fazer horas extraordinárias para comprar coisas que não são essenciais. Infelizmente, alguns cristãos até roubaram dinheiro ou outras coisas que queriam. Talvez tenham pensado: ‘Eu já fiz por merecer isto!’; ‘Estou cansado de esperar!’; ou ‘Depois, devolvo o dinheiro.’ No entanto, qualquer tipo de roubo desagrada e desonra a Jeová. (Pro. 30:9) Outros irmãos ficaram tão desapontados quando não receberam um privilégio que até desistiram de servir a Jeová. (Gál. 6:9) Mas como é que um servo de Jeová chega a esse ponto? Talvez tenha perdido o contentamento, pouco a pouco, sem se ter apercebido.
3. De acordo com Filipenses 4:11, 12, que certeza podemos ter?
3 Todos nós podemos desenvolver contentamento. O apóstolo Paulo escreveu que tinha ‘aprendido a ter contentamento em qualquer circunstância’. (Leia Filipenses 4:11, 12.) Quando escreveu estas palavras, Paulo estava preso. Mesmo assim, não tinha perdido a alegria. Ele ‘tinha aprendido o segredo’ do contentamento. As palavras e o exemplo de Paulo mostram-nos que podemos desenvolver contentamento – mesmo que achemos difícil. Mas não devemos pensar que isso é algo que acontece naturalmente. A verdade é que precisamos de aprender a estar contentes com o que temos. Neste artigo, vamos ver como podemos aprender o segredo do contentamento.
DESENVOLVA GRATIDÃO
4. Porque é que a gratidão nos ajuda a ter contentamento? (1 Tessalonicenses 5:18)
4 É mais fácil desenvolvermos contentamento se formos gratos. (Leia 1 Tessalonicenses 5:18.) Por exemplo, se formos gratos por termos o suficiente para o dia a dia, não vamos pensar tanto no que não temos. Além disso, quando somos gratos pelos privilégios que já temos, vamos concentrar-nos em dar o melhor nas nossas designações. Assim, não vamos ficar obcecados com um privilégio que ainda não alcançámos. Jeová sabe que a gratidão nos faz bem. Por isso, incentiva-nos a incluir agradecimentos nas nossas orações. A gratidão ajuda-nos a sentir “a paz de Deus, que está além de toda a compreensão”. — Fil. 4:6, 7.
5. Que motivos é que os israelitas tinham para ser gratos? (Veja também a imagem.)
5 Veja o que aconteceu aos israelitas. Eles resmungaram várias vezes contra Jeová, porque sentiam falta da comida do Egito. (Núm. 11:4-6) É verdade que a vida no deserto não era fácil. Mas o que é que os podia ter ajudado a ficarem satisfeitos com o que tinham? Eles deviam ter meditado em tudo o que Jeová já tinha feito por eles. Isso ia ajudá-los a sentirem-se gratos. Por exemplo, no Egito, eles tinham sido maltratados como escravos. Mas, para defendê-los, Jeová enviou as dez pragas. Quando foram libertados, Jeová ajudou-os a sair daquele país carregados com prata, ouro e roupa. (Êxo. 12:35, 36) Quando parecia que os israelitas estavam encurralados entre o exército do Faraó e o mar Vermelho, Jeová fez um milagre e abriu as águas do mar. Enquanto estavam no deserto, Jeová alimentou-os diariamente com maná. Então, qual era o problema? O problema não era falta de comida; era falta de gratidão.
Porque é que os israelitas não estavam satisfeitos com o que tinham? (Veja o parágrafo 5.)
6. Como podemos desenvolver gratidão?
6 Como é que pode desenvolver gratidão? Primeiro, tire tempo todos os dias para pensar nas coisas boas que tem. Até pode apontar duas ou três dessas coisas. (Lam. 3:22, 23) Segundo, mostre que é grato. Tome a iniciativa de agradecer às outras pessoas tudo o que fazem por si. Acima de tudo, nunca se esqueça de agradecer a Jeová. (Sal. 75:1) Terceiro, escolha amigos que são gratos. A gratidão é contagiante; e a falta dela também. (Deut. 1:26-28; 2 Tim. 3:1, 2, 5) Quanto mais procurarmos oportunidades para mostrar gratidão, menos razões teremos para nos sentirmos insatisfeitos.
7. O que é que Aci fez para desenvolver gratidão, e quais foram os resultados?
7 Veja o que aconteceu a Aci, que mora na Indonésia. Ela conta: “Durante a pandemia da COVID-19, comecei a comparar a minha vida com a de outros irmãos. Por isso, acabei por perder a alegria.” (Gál. 6:4) O que é que a ajudou a mudar de atitude? Ela diz: “Todos os dias, comecei a prestar atenção às bênçãos que tinha e a meditar nos benefícios de pertencer à organização de Jeová. Depois, passei a agradecer a Jeová por tudo o que recebia. Isso ajudou-me a recuperar a alegria.” Se sente que está a perder a alegria, o que acha de imitar o exemplo de Aci?
CONCENTRE-SE NA VONTADE DE JEOVÁ E SEJA HUMILDE
8. O que aconteceu a Baruque?
8 Baruque, o secretário do profeta Jeremias, tinha uma designação difícil: ajudar a transmitir uma mensagem forte a uma nação ingrata. Mas, passado algum tempo, Baruque caiu numa armadilha. Ele ficou distraído. Em vez de se concentrar na vontade de Jeová, Baruque começou a pensar demasiado em si mesmo e naquilo que queria fazer. Por meio de Jeremias, Jeová disse-lhe: “Estás à procura de grandes coisas para ti. Para de procurar tais coisas.” (Jer. 45:3-5) Por outras palavras, Jeová aconselhou-o: “Está satisfeito com o que tens.” Baruque aceitou a disciplina e continuou a ser amigo de Jeová.
9. De acordo com 1 Coríntios 4:6, 7, o que é que a humildade nos motiva a reconhecer? (Veja também as imagens.)
9 Às vezes, um irmão pode achar que devia receber um determinado privilégio. Talvez ele seja muito habilidoso, trabalhador ou experiente. Até pode ter essas três qualidades! No entanto, outra pessoa acaba por receber exatamente o privilégio que ele queria. O que pode ajudar esse irmão a ter o ponto de vista correto? Ele pode meditar no que o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 4:6, 7. (Leia.) Se formos humildes, vamos reconhecer que Jeová é a fonte de qualquer privilégio ou habilidade que tenhamos. Nós não merecemos essas dádivas. Na verdade, elas são provas da bondade imerecida de Jeová – não um sinal de que somos melhores do que os outros. — Rom. 12:3, 6; Efé. 2:8, 9.
Jeová é quem nos dá qualquer talento que talvez tenhamos (Veja o parágrafo 9.)b
10. Como podemos desenvolver humildade?
10 Meditar no exemplo de Jesus pode ajudar-nos a desenvolver humildade. Veja o que aconteceu na noite em que ele lavou os pés dos apóstolos. O apóstolo João escreveu: “Jesus sabia [1] que o Pai tinha entregado todas as coisas nas suas mãos e [2] que tinha vindo de Deus e [3] ia para Deus; assim [...] começou a lavar os pés dos discípulos.” (João 13:3-5) Jesus sabia que era o Filho de Deus e que tinha muita autoridade. Por isso, ele podia pensar que os apóstolos tinham a obrigação de lhe lavar os pés. Mas, enquanto esteve na Terra, ele nunca achou que merecia uma vida mais fácil e confortável. (Luc. 9:58) Jesus deixou-nos um exemplo perfeito. Ele era humilde e tinha contentamento. — João 13:15.
11. O que ajudou Dennis a ter contentamento?
11 Dennis, dos Países Baixos, tem-se esforçado para seguir o exemplo de humildade de Jesus. Mas isso nem sempre é fácil. Ele conta: “Às vezes, fico chateado quando alguém recebe um privilégio que eu queria. Isso mostra-me que tenho de cultivar mais humildade. Por isso, estudo sobre esse assunto. Na aplicação JW Library®, até coloquei etiquetas em alguns textos que falam sobre a humildade. Assim, consigo encontrá-los facilmente para os voltar a ler. Também tenho alguns discursos sobre a humildade no meu telemóvel e costumo ouvi-los várias vezes.a Aprendi que tudo o que fazemos deve ser para dar glória a Jeová, não a nós mesmos. Cada um de nós desempenha um pequeno papel na grande obra de Jeová.” Se notar que está a perder a alegria, esforce-se para desenvolver humildade. Isso vai fortalecer a sua amizade com Jeová e ajudá-lo a ter contentamento. — Tia. 4:6, 8.
MEDITE NA SUA ESPERANÇA
12. Que esperança é que nos ajuda a ter mais contentamento? (Isaías 65:21-25)
12 Se meditarmos na nossa maravilhosa esperança para o futuro, vai ser mais fácil desenvolvermos contentamento. Por meio do profeta Isaías, Jeová reconheceu que a vida que temos hoje pode ser muito frustrante. Mas ele garante que vai livrar-nos de todos os nossos problemas. (Leia Isaías 65:21-25.) No novo mundo, vamos viver em casas confortáveis e seguras. Vamos ter um trabalho que nos dá satisfação, e comer alimentos saudáveis e deliciosos. Nunca mais vamos ter medo de que nos aconteça algo de mal a nós ou aos nossos filhos. (Isa. 32:17, 18; Eze. 34:25) Sem dúvida, vamos ter um futuro maravilhoso!
13. Em que situações é que precisamos de meditar ainda mais na nossa esperança?
13 Hoje, mais do que nunca, precisamos de nos concentrar na nossa esperança. Porquê? Porque vivemos “nos últimos dias” e temos problemas “difíceis de suportar”. (2 Tim. 3:1) Todos os dias, Jeová dá-nos a orientação, o poder e o apoio de que precisamos para perseverar. (Sal. 145:14) Mas a nossa esperança também nos pode ajudar a enfrentar os problemas. Por exemplo, talvez você tenha de trabalhar muito para sustentar a sua família. Será que isso significa que vai viver com dificuldades para sempre? Claro que não! Jeová promete que, no Paraíso, vamos ter o necessário e muito mais. (Sal. 9:18; 72:12-14) É possível que você esteja a enfrentar uma doença crónica, uma depressão ou outro problema grave de saúde. Será que isso significa que vai sofrer para sempre, sem qualquer esperança ou alívio? Não! No novo mundo, a doença e a morte vão deixar de existir. (Apo. 21:3, 4) Esta esperança ajuda-nos, desde já, a ter contentamento. Assim, não vamos ficar irritados ou frustrados com os problemas atuais. Podemos ter alegria e paz, apesar de enfrentarmos injustiças, perdas, doenças ou outros desafios. Porquê? Porque, independentemente das dificuldades, sabemos que o ‘sofrimento é momentâneo’. No novo mundo, nunca mais vamos sofrer! — 2 Cor. 4:17, 18.
14. Como podemos fortalecer a nossa esperança?
14 Como vimos, a esperança é vital para termos contentamento. Para ver ao longe, uma pessoa talvez precise de óculos. Da mesma forma, para nos conseguirmos ver no Paraíso, talvez precisemos de fortalecer a nossa esperança. Como é que podemos fazer isso? Por exemplo, alguma vez se sentiu preocupado com o seu sustento? Então, imagine como vai ser a vida quando o dinheiro, as dívidas e a desigualdade económica deixarem de existir. Está ansioso por causa de um privilégio que ainda não recebeu? Então, lembre-se de que isso vai ser insignificante quando formos perfeitos e já servirmos a Jeová há milhares de anos. (1 Tim. 6:19) Meditar no futuro, em vez de nos preocuparmos com o presente, pode ser um desafio. Mas, com o tempo, isso vai tornar-se algo natural.
15. O que aprendeu com o exemplo de Christa?
15 Veja como a esperança tem ajudado Christa, esposa de Dennis, que já foi mencionado antes. Ela conta: “Eu tenho uma doença muscular degenerativa. Por isso, uso uma cadeira de rodas e passo a maior parte do dia na cama. Estou sempre com dores. O meu médico disse que o meu caso já não tem solução. Mas eu pensei logo: ‘Nós temos pontos de vista completamente diferentes sobre o futuro.’ Eu concentro-me na minha esperança, e isso ajuda-me a sentir paz. Por enquanto, limito-me a sobreviver. Mas, no novo mundo, sei que vou ter uma vida maravilhosa.”
“NADA FALTA AOS QUE O TEMEM”
16. Porque é que o rei David escreveu que ‘nada falta aos que temem a Jeová’?
16 Nós vamos continuar a enfrentar problemas, mesmo que tenhamos contentamento. Veja o exemplo do rei David. Ele perdeu, pelo menos, três filhos. Também foi acusado falsamente, traído e perseguido como fugitivo durante anos. Mesmo assim, ao passar por dificuldades, ele disse: ‘Nada falta aos que temem a Jeová.’ (Sal. 34:9, 10) Porque é que ele podia dizer isso? Porque ele sabia que, apesar de não estarem livres de problemas, os servos de Jeová vão ter sempre o essencial. (Sal. 145:16) Podemos contar sempre com o apoio de Jeová! Nós podemos ter contentamento, sejam quais forem as nossas circunstâncias.
17. Porque é que você quer aprender o segredo do contentamento?
17 Jeová quer que estejamos satisfeitos com a nossa situação. (Sal. 131:1, 2) Por isso, esforce-se para aprender o segredo do contentamento. Esteja determinado a desenvolver gratidão e humildade. Continue concentrado na vontade de Jeová e medite na sua esperança. Assim, você vai poder dizer: “Sim, estou contente.” — Sal. 16:5, 6.
CÂNTICO 118 Jeová, pedimos-te mais fé
a Por exemplo, veja no site jw.org as seguintes Adorações Matinais: Jeová Cuida dos Humildes e O Orgulho Vem Antes da Queda.
b DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Um irmão faz manutenção num edifício da organização, uma irmã que aprendeu língua gestual é entrevistada numa assembleia e um irmão faz um discurso público.