Mo Tusanga vye Twakulilonga ku Zinzangu Milimu Zakulonga na Mwenyu Wetu
© 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
6-12 YA KUTATU
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 127-134
Avitata—Pamenu na Kutekula Samboti Vana Venu
A Sentinela 08.2021 5 ¶9
Dê valor ao seu lugar na família de Jeová
9 Jeová deu aos humanos a capacidade de ter filhos e a responsabilidade de ensiná-los a amar e a servir a ele. Se você é pai ou mãe, você é grato por esse dom especial? É verdade que Jeová deu muitas habilidades para os anjos. Mas eles não receberam esse dom. Por isso, os pais devem dar muito valor ao privilégio de criar filhos. Criar os filhos “na disciplina e na instrução de Jeová” é um voto de confiança que os pais receberam; é um trabalho sagrado. (Efé. 6:4; Deut. 6:5-7; Sal. 127:3) Para ajudar os pais, a organização de Deus fornece muitas ferramentas baseadas na Bíblia, como publicações, vídeos, músicas e artigos na internet. Fica bem claro que tanto nosso Pai celestial quanto o Filho dele, Jesus, dão muito valor a nossos jovens. (Luc. 18:15-17) Quando os pais confiam em Jeová e fazem o melhor que podem para cuidar de seus preciosos filhos, Jeová fica feliz. E esses pais dão a seus filhos a oportunidade de também se tornarem parte da família de Jeová para sempre!
A Sentinela 12.2019 27 ¶20
Pais, treinem seus filhos para amarem a Jeová
20 Conheçam bem seus filhos. O Salmo 127 compara os filhos a flechas. (Leia Salmo 127:4.) Assim como as flechas podem ser de materiais e tamanhos diferentes, os filhos são diferentes uns dos outros. Por isso, os pais precisam decidir como vão treinar cada filho. Um casal que mora em Israel ajudou os dois filhos a servir a Jeová. Eles contam como foram bem-sucedidos: “Nós dirigíamos um estudo bíblico para cada filho.” É óbvio que cada chefe de família deve decidir se estudar desse modo é possível ou necessário.
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 15/5/2000 27 ¶3-5
Uma oliveira frondosa na casa de Deus
A útil oliveira ilustra bem as bênçãos divinas. Como seria recompensado um homem que temesse a Deus? “Tua esposa será como uma videira frutífera, nas partes mais recônditas da tua casa”, cantou o salmista. “Teus filhos serão como mudas de oliveiras ao redor da tua mesa.” (Salmo 128:3) O que são essas “mudas de oliveiras” e por que as compara o salmista a filhos? A oliveira é incomum, visto que novos brotos surgem constantemente na base do seu tronco. Quando, por causa da idade, o tronco principal não mais produz frutos como antes, os cultivadores podem deixar várias mudas ou brotos novos crescer até se tornarem parte integrante da árvore. Depois de um tempo, a árvore original pode estar cercada por três ou quatro troncos jovens e vigorosos, como os filhos ao redor de uma mesa. Estes brotos têm a mesma raiz e participam em produzir uma boa safra de azeitonas.Esta característica da oliveira ilustra aptamente como filhos e filhas podem tornar-se firmes na fé, graças às fortes raízes espirituais dos pais. Quando a prole fica mais velha, também participa em dar fruto e em apoiar os pais, que se alegram de ver os filhos servir a Jeová ao seu lado. — Provérbios 15:20.
13-19 YA KATATU
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 135-137
“Ñgana Yetu Yalanda zi Suku Zikwau Ndengi”
A Sentinela 15/6/2015 6 ¶15
Cristo — o poder de Deus
15 Visto que a Fonte do poder de Cristo é o próprio Jeová, temos certeza de que o Todo-Poderoso é totalmente capaz de controlar as forças da natureza. Veja alguns exemplos. Antes do Dilúvio, Jeová disse: “Em apenas mais sete dias farei que esteja chovendo sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites.” (Gên. 7:4) Também, Êxodo 14:21 diz: “Jeová começou a fazer o mar retroceder por meio dum forte vento oriental.” E lemos em Jonas 1:4: “Jeová arremessou um grande vento contra o mar e veio a haver uma grande borrasca no mar; e no que se referia ao navio, estava prestes a naufragar.” Nós nos sentimos seguros por saber que Jeová pode controlar as condições climáticas. Sem dúvida, o futuro da Terra está em boas mãos!
A Sentinela 11/2021 6 ¶16
O que o amor leal de Jeová significa para você?
16 Quando fazemos de Jeová o nosso refúgio, nós nos sentimos seguros. Mesmo assim, podemos passar por dias em que nos sentimos bem para baixo e achamos que não conseguimos nos levantar. Em momentos assim, o que Jeová pode fazer por nós? (Leia Salmo 136:23.) Ele coloca seus braços por baixo de nós, gentilmente nos levanta e nos ajuda a ficar de pé novamente. (Sal. 28:9; 94:18) Como somos beneficiados: Saber que sempre podemos contar com o apoio de Deus nos lembra de duas bênçãos que temos. Em primeiro lugar, temos um refúgio seguro não importa onde moremos. Segundo, nosso amoroso Pai celestial se importa muito com cada um de nós.
Vyuma vya Mukomu
Perspicaz-1 1248
Jah
A única sílaba, Jah, está usualmente ligada com as emoções mais comoventes de louvor e de cântico, de oração e de súplica, e, em geral, é encontrada nos casos em que o tema do assunto se refere ao regozijo resultante da vitória e da libertação, ou nos casos em que há o reconhecimento da poderosa mão e do poderio de Deus. Sobejam os exemplos deste emprego especial. A frase: “Louvai a Jah!” (Aleluia!) aparece nos Salmos como doxologia, isto é, como expressão de louvor a Deus, ocorrendo a primeira vez no Salmo 104:35. Em outros salmos, pode aparecer apenas no início (Sal 111, 112), ocasionalmente numa parte do salmo (135:3), às vezes apenas no fim (Sal 104, 105, 115-117), porém, frequentemente, tanto no início como no fim (Sal 106, 113, 135, 146-150). No livro de Revelação (Apocalipse), personagens celestiais repetidas vezes enfatizam seu louvor a Jeová com esta expressão. — Re 19:1-6.
Os casos restantes em que “Jah” aparece também refletem a exaltação em cânticos e em petições a Jeová. Há o cântico de libertação entoado por Moisés. (Êx 15:2) Nos registrados por Isaías, consegue-se ênfase dupla por combinar os dois nomes: “Jah Jeová.” (Is 12:2; 26:4) Ezequias, na sua exultação poética depois de ter sido miraculosamente curado quando estava prestes a morrer, expressou sentimentos enlevados por meio da repetição de Jah. (Is 38:9, 11) Faz-se contraste entre os mortos, que não podem louvar a Jah, e os determinados a levar uma vida de louvor a Ele. (Sal 115:17, 18; 118:17-19) Ainda outros salmos demonstram um apreço como que de oração pela libertação, proteção e correção. — Sal 94:12; 118:5, 14.
PAMA KU MILIMU ZA KULONGA
Zimbula ku Vye Wezi Kutava
Ijwfq artigo 7
As Testemunhas de Jeová são cristãs?
Sim. Nós somos cristãos pelos seguintes motivos: Procuramos seguir de perto os ensinamentos e o modo de agir de Jesus Cristo. — 1 Pedro 2:21. Acreditamos que não existe salvação sem Jesus, pois “não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos”. — Atos 4:12. Quando alguém se torna Testemunha de Jeová, ele é batizado em nome de Jesus. — Mateus 28:18, 19. Fazemos nossas orações em nome de Jesus. — João 15:16. Acreditamos que Jesus é o Cabeça, ou seja, ele recebeu autoridade sobre todos os homens. — 1 Coríntios 11:3.
No entanto, de muitas maneiras, somos diferentes de outros grupos religiosos chamados cristãos. Por exemplo, acreditamos que a Bíblia ensina que Jesus é o Filho de Deus, não parte de uma Trindade. (Mateus 16:16; Marcos 12:29) Acreditamos que a alma não é imortal e que não existe nenhuma base bíblica para dizer que Deus tortura as pessoas eternamente num inferno. Também acreditamos que aqueles que têm responsabilidades na congregação não devem receber títulos que os coloquem acima dos outros. — Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4; Mateus 23:8-10.
20-26 YA KUTATU
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 138-139
Kutusuli Woma Kukulumbisa Phala Kuyweli mu Zinzangu
A Sentinela 01.2019 10 ¶10
Louve a Jeová na congregação
10 Você sente um frio na barriga só de pensar em levantar a mão para comentar? Se você se sente assim, saiba que não é o único. A verdade é que a maioria de nós sente algum medo ao comentar. Mas, para conseguir vencer isso, você precisa identificar o motivo. Será que você tem medo de esquecer o que vai falar ou de dizer a coisa errada? Ou acha que seu comentário não vai ser tão bom quanto dos outros irmãos? Na verdade, essas preocupações podem ser um bom sinal. Elas mostram que você é humilde e considera os outros superiores a você. Jeová ama a humildade. (Sal. 138:6; Fil. 2:3) Mas Jeová também quer que você louve a ele e encoraje os irmãos nas reuniões. (1 Tes. 5:11) Jeová ama você e vai dar a coragem que você precisa.
A Sentinela 04.2023 21 ¶7
Encorajemos uns aos outros nas reuniões
7 Você pode rever algumas sugestões que já saíram na Sentinela. Por exemplo, uma das sugestões é se preparar bem. (Pro. 21:5) Quanto mais você conhecer a matéria da reunião, mais fácil vai ser dar um comentário. Outra sugestão é dar comentários breves. (Pro. 15:23; 17:27) Você vai ficar menos nervoso se o seu comentário for curto. Além disso, um comentário de uma ou duas frases é mais fácil de entender do que um comentário longo, cheio de ideias. Ao dar um comentário breve em suas próprias palavras, você mostra que está bem preparado e que entendeu bem a matéria.
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 1/12/1997 19 § 15
‘Continuem a perdoar-se uns aos outros liberalmente’
15 Que dizer, porém, quando outros pecam contra nós dum modo que causa as mais profundas mágoas, e mesmo assim o ofensor não admite o pecado, não se arrepende e não pede desculpas? (Provérbios 28:13) As Escrituras indicam claramente que Jeová não perdoa pecadores impenitentes, endurecidos. (Hebreus 6:4-6; 10:26, 27) Que dizer de nós? O Estudo Perspicaz das Escrituras diz: “Não se requer dos cristãos perdoar aqueles que praticam pecados premeditada e deliberadamente, sem arrependimento. Esses tornam-se inimigos de Deus.” (Volume 3, página 243) Nenhum cristão que foi vítima de tratamento extremamente injusto, detestável ou abominável deve sentir-se obrigado a desculpar ou perdoar um transgressor impenitente. — Salmo 139:21, 22.
PAMA KU MILIMU ZA KULONGA
Diskursu: Vikhi Vihasa Kukukwasa Kutusula Kukhala na Zisonyi?
ijwyp artigo 105
Como vencer a timidez?
A notícia ruim: A timidez pode fazer você perder a oportunidade de aproveitar boas amizades e novas experiências.
A boa notícia: Às vezes a timidez não é tão ruim assim. Ela ajuda você a pensar antes de falar, a ser mais observador e a escutar as pessoas.
A melhor notícia: Só porque você é tímido agora, não significa que você vai ser tímido pra sempre. Esse artigo vai mostrar como você pode vencer a timidez.
Dicas para vencer a timidez
Não se compare com as outras pessoas: Você não precisa ser extrovertido, mas você pode tentar controlar um pouco da sua timidez. Assim você vai poder aproveitar melhor as amizades e viver boas experiências.
“Pra conversa ser boa, ela não precisa ser longa. E você não precisa ser o centro das atenções. Você pode apenas se apresentar pra alguém e fazer algumas perguntas.” — Alicia.
A Bíblia diz: “Examine cada um suas próprias ações, e então terá motivo para se alegrar apenas com respeito a si mesmo, e não em comparação com outra pessoa.” — Gálatas 6:4.
Seja observador: Observe as pessoas que não são tímidas e veja como elas conversam com outros. O que funciona? O que não dá muito certo? Que características você pode imitar?
“Observe e aprenda com as pessoas que são boas em fazer amigos. Veja o que elas fazem e o que elas dizem quando conhecem alguém pela primeira vez.” — Aaron.
A Bíblia diz: “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro.” — Provérbios 27:17, Bíblia na Linguagem de Hoje.
Faça perguntas: Normalmente, as pessoas gostam de dar opiniões sobre as coisas. Por isso, fazer perguntas é uma boa maneira de iniciar conversas. E, além disso, desvia a atenção de você.
“Pense antes no que você quer falar, pra ficar menos ansioso. Antes de uma festinha, por exemplo, você pode planejar alguns assuntos que quer conversar com as outras pessoas. Se você fizer isso, conhecer gente nova não vai ser algo tão estressante assim.” — Alana.
A Bíblia diz: “Buscando não somente os seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.” — Filipenses 2:4.
27 YA KUTATU–2 YA KUWANA
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 140-143
Lumba Simwe Suma Kukhanda ya Lombelu Yavi
A Sentinela 02.22 12 ¶13-14
“Escute as palavras dos sábios”
13 Veja o conselho como uma demonstração do amor de Deus. Jeová sempre quer o melhor para nós. (Pro. 4:20-22) E ele mostra que nos ama por nos dar conselhos. Jeová nos aconselha por meio de sua Palavra, de publicações baseadas na Bíblia ou de algum cristão maduro. Hebreus 12:9, 10 diz: ‘Ele faz isso para o nosso benefício.’
14 Concentre-se no conselho, e não no jeito que ele foi dado. Às vezes, podemos achar que o conselho não foi dado do jeito certo. É claro que quem for dar o conselho precisa fazer isso da melhor maneira possível. (Gál. 6:1) Mas, se estivermos recebendo o conselho, precisamos nos concentrar no que podemos aprender com ele, mesmo se acharmos que ele podia ter sido dado de uma maneira melhor. Por isso, é bom parar e pensar: ‘É verdade que não gostei da forma que o conselho foi dado. Mas será que tem alguma coisa que eu posso tirar de bom desse conselho? Será que eu posso deixar de lado os defeitos da pessoa que me aconselhou e me concentrar no que ela disse?’ Se formos pessoas sábias, vamos tentar tirar boas lições dos conselhos que recebemos. — Pro. 15:31.
A Sentinela 3/15/2010 32 ¶4
Mantenha a “pureza de coração” nestes tempos críticos
Pressão de opositores, dificuldade econômica e doença grave têm desanimado alguns servos de Deus. Isso às vezes também afeta seu coração. Até mesmo o Rei Davi passou por essa experiência. “Meu espírito se debilita dentro de mim; no meu íntimo, mesmo o meu coração se mostra entorpecido”, disse ele. (Sal. 143:4) Como conseguiu vencer tais momentos de aflição? Davi procurava lembrar-se dos tratos de Deus com Seus servos e de como ele mesmo havia sido libertado. Ele meditava sobre o que Jeová havia feito pela causa de Seu grande nome. Mantinha seu interesse pelas obras de Deus. (Sal. 143:5) De modo similar, meditar sobre nosso Criador e em tudo o que ele já fez e faz por nós nos ajudará mesmo diante de provações.
A Sentinela 15/3/2015 32 ¶2
Casar-se “somente no Senhor” ainda é realista?
Às vezes, pode ser que se sinta como o salmista Davi, que disse: “Oh! responde-me depressa, ó Jeová! Meu espírito chegou ao fim. Não escondas de mim a tua face.” (Sal. 143:5-7, 10) Em momentos assim, dê tempo para que seu Pai celestial mostre qual é a vontade dele para você. Pode fazer isso por reservar tempo para ler a Bíblia e meditar no que lê. Assim, saberá quais são os mandamentos de Deus e verá como ele agiu em benefício de seu povo no passado. Por escutá-lo, você estará mais convicta de que obedecer a ele é o modo mais sábio de agir.
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 15/10/1986 30 ¶3
Espere em Jeová
As mentiras e calúnias do iníquo podem destruir a reputação da vítima, assim como o veneno duma serpente pode ser mortífera. (Salmo 140:3; Romanos 3:13; Tiago 3:8) Ademais, os iníquos são “surdos como a naja que tapa o ouvido”, pois se recusam a ouvir e aceitar orientação.
PAMA KU MILIMU ZA KULONGA
Zimbula ku Vye Wezi Kutava: Mukonda Lya Vikhi Zimbangi za Yehova Kavatavi Manyinga?
ijwfq artigo 21
Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?
Alguns conceitos equivocados
Mito: As Testemunhas de Jeová não usam remédios nem aceitam tratamentos médicos.
Fato: Nós procuramos para nós e nossa família o melhor tratamento médico possível. Quando ficamos doentes, consultamos médicos com experiência em realizar tratamentos e cirurgias sem sangue. Reconhecemos os avanços que foram feitos no campo da medicina. De fato, os tratamentos sem sangue desenvolvidos para ajudar pacientes Testemunhas de Jeová agora são usados para beneficiar outros pacientes. Em muitos países, qualquer paciente pode escolher evitar os riscos decorrentes de transfusões, como doenças transmitidas pelo sangue, reações do sistema imunológico e erro humano.
Mito: As Testemunhas de Jeová acreditam que a fé pode curar doenças.
Fato: Nós não realizamos curas pela fé.
Mito: Evitar transfusões de sangue é muito caro.
Fato: Os tratamentos médicos sem sangue são economicamente viáveis.
Mito: Muitas Testemunhas de Jeová, incluindo crianças, morrem todo ano por não aceitarem transfusão de sangue.
Fato: Essa afirmação não tem nenhuma base. É comum cirurgiões realizarem procedimentos complexos, como operações cardíacas, cirurgias ortopédicas e transplantes de órgãos, sem o uso de transfusões de sangue. b Os pacientes, incluindo crianças, que não recebem transfusão geralmente se recuperam tão bem quanto, ou até melhor, do que aqueles que aceitam transfusão. De qualquer modo, ninguém pode dizer com certeza que um paciente vai morrer se recusar uma transfusão ou que vai sobreviver se aceitá-la.
Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?
Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29) Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. (Levítico 17:14) Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida.
3-9 YA KUWANA
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 144-146
“Ava Venzi Kusimanya Yehova, Vali na Kusanguluka Kwinzi!”
A Sentinela 04.2018 32 ¶3-4
Perguntas dos Leitores
2. O texto revisado se encaixa bem no contexto do Salmo 144. O uso da palavra “então” no versículo 12 indica que todas as coisas boas descritas nos versículos 12 a 14 se aplicam aos justos — aqueles que pedem para ser ‘livrados e salvos’ dos maus (versículo 11). Essa mudança também afeta o versículo 15, que agora contém duas ideias parecidas. Ou seja, as duas ocorrências da palavra “feliz” se referem às mesmas pessoas: aquelas “cujo Deus é Jeová”. É importante destacar também que o texto hebraico original não usava sinais de pontuação, como as aspas duplas. Por isso, os tradutores têm que determinar o sentido certo, levando em conta o estilo da poesia hebraica, o contexto e os textos bíblicos relacionados.
3. O texto revisado está de acordo com outros versículos da Bíblia que mostram que Deus vai abençoar os que forem fiéis. A mudança na tradução da palavra asher está de acordo com a esperança que Davi, o escritor do Salmo 144, tinha. Ele acreditava que Jeová livraria a nação de Israel dos inimigos e depois abençoaria o povo com felicidade e prosperidade. (Lev. 26:9, 10; Deut. 7:13; Sal. 128:1-6). Por exemplo, Deuteronômio 28:4 diz: “Abençoados serão os seus filhos, o fruto da sua terra e a cria do seu rebanho, seus bezerros e cordeiros.” Isso realmente aconteceu durante o reinado do filho de Davi, Salomão. Foi um período em que Israel teve paz e prosperidade como nunca antes. Além disso, algumas características do reinado de Salomão mostram como vai ser o reinado do Messias. — 1 Reis 4:20, 21; Sal. 72:1-20.
A Sentinela 10.2022 28 ¶16-17
Mantenha forte a sua esperança
16 A nossa esperança de vida eterna é um presente precioso de Deus. Aguardamos com expectativa um futuro maravilhoso, e temos certeza que isso vai acontecer. A nossa esperança age como uma âncora, nos mantendo firmes para que possamos enfrentar desafios, suportar perseguição e até encarar a morte. Ela age como um capacete, protegendo nossos pensamentos para que possamos rejeitar o que é errado e nos apegar ao que é certo. A nossa esperança baseada na Bíblia nos achega mais a Deus e mostra como é grande o amor que ele sente por nós. Vamos ter muitas bênçãos em nossa vida se nossa esperança for firme e forte.
17 O apóstolo Paulo disse o seguinte em sua carta aos romanos: “Alegrem-se na esperança.” (Rom. 12:12) Paulo podia se alegrar porque tinha certeza que, se continuasse leal, teria vida eterna no céu. Nós também podemos nos alegrar em nossa esperança porque não temos dúvida de que Jeová vai cumprir suas promessas. Como o salmista escreveu: “Feliz o homem . . . que deposita a sua esperança em Jeová, seu Deus, . . . Aquele que é sempre fiel.” — Sal. 146:5, 6.
A Sentinela 01.2018 ¶19-20
Um tipo de amor que não traz felicidade
19 Já faz uns 6 mil anos que o mundo de Satanás tem feito os humanos sofrerem. E nestes últimos dias a Terra está cheia de pessoas que têm um amor exagerado a si mesmas, ao dinheiro e aos prazeres. Essas pessoas só pensam em tirar vantagem e colocam seus desejos acima de qualquer coisa. Elas não conseguem ser felizes de verdade. O salmista falou sobre quem tem verdadeira felicidade. Ele disse: “Feliz o homem que tem o Deus de Jacó como seu ajudador, que deposita a sua esperança em Jeová, seu Deus.” — Sal. 146:5.
20 Nosso amor a Deus está cada vez mais forte. E, a cada ano, mais pessoas se juntam a nós em adorar a Jeová. Isso é uma prova de que o Reino de Deus está governando e logo vai trazer muitas bênçãos para os humanos. Não existe felicidade maior do que saber que estamos agradando a Jeová. E os que amam a Jeová vão ser felizes para sempre. No próximo estudo, vamos ver várias características ruins que resultam do egoísmo e como o povo de Jeová é diferente.
Vyuma vya Mukomu
Bíblia Ensina, cap. 13 ¶9
O conceito de Deus sobre a vida
9 Que dizer da vida de um animal? Essa também é sagrada para o Criador. Deus permite o abate de animais para obter alimento e roupa, ou para proteger as pessoas do perigo. (Gênesis 3:21; 9:3; Êxodo 21:28) No entanto, ser cruel com os animais ou matá-los por esporte é errado e mostra grande desrespeito pelo caráter sagrado da vida. — Provérbios 12:10.
10-16 YA KUWANA
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU SALMO 147-150
Kwali Vyuma Vinzi Vitulumbisa Kusakilila Yehova
A Sentinela 07.2017 18 ¶5-6
Por que devemos louvar a Jeová?
5 Jeová não só consolou a nação de Israel como um todo, ele também deu atenção a cada pessoa individualmente. E hoje ele ainda cuida de cada um de nós. O salmista escreveu: “Ele cura os que têm coração quebrantado; trata das suas feridas.” (Sal. 147:3) Como é bom saber que Jeová não fecha os olhos para os nossos problemas. Na verdade, ele quer muito nos consolar e curar nossas dores físicas e emocionais. (Sal. 34:18; Isa. 57:15) Ele também nos dá sabedoria e força para lidar com qualquer dificuldade que enfrentamos. — Tia. 1:5.
6 Em seguida, o salmista volta sua atenção para o céu e diz que Jeová “conta o número das estrelas” e “chama a todas elas por nome”. (Sal. 147:4) Por que o salmista começou a falar das estrelas? Só de olhar para o céu, ele podia ver que existiam muitas estrelas. Mas, naquela época, não dava para saber quantas. Com o passar dos anos, descobrimos que o número de estrelas é muito maior do que pensávamos. Alguns dizem que existem bilhões só na nossa galáxia. E talvez haja trilhões de galáxias no Universo! A gente nem consegue contar o número de estrelas. Mas o Criador sabe onde elas estão e dá nome a cada uma delas. (1 Cor. 15:41) Que lição o salmista queria ensinar? Se Deus sabe tudo sobre as estrelas, ele também sabe tudo sobre você. Jeová conhece você por nome. A qualquer hora do dia ou da noite, ele sabe exatamente onde você está, o que você está sentindo e do que você precisa.
A Sentinela 07.2017 18 ¶7
Por que devemos louvar a Jeová?
7 Além de conhecer você pessoalmente, Jeová também quer ajudar você a lidar com os problemas da vida. Ele tem poder para isso e entende exatamente o que sentimos. (Leia o Salmo 147:5.) Pode ser que você esteja passando por uma situação muito difícil e já esteja quase sem forças. Deus sabe os seus limites e lembra que você é pó. (Sal. 103:14) Por causa da nossa imperfeição, cometemos os mesmos erros várias vezes, e isso nos deixa tristes. Todos nós já sentimos desejos errados, invejamos outras pessoas ou demos com a língua nos dentes. Jeová nunca fez nada disso. Mesmo assim, ele entende nossos sentimentos muito além do que a gente imagina. — Isa. 40:28.
A Sentinela 07.2017 21 ¶18
Por que devemos louvar a Jeová?
18 O salmista sabia que o povo de Israel era muito abençoado por Jeová. Eles eram a única nação que tinha a “palavra”, os “decretos” e os “julgamentos” de Deus. (Leia o Salmo 147:19, 20.) O povo de Jeová hoje também é abençoado. Nenhum outro povo carrega o nome de Deus. A Palavra dele guia a nossa vida. Nós conhecemos a Jeová e temos amizade com ele. Assim como o escritor do Salmo 147, temos muitos motivos para louvar a Jeová e para incentivar outros a fazer o mesmo.
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 03.2023 16 ¶6
Aprenda mais sobre Jeová por meio da criação
Jeová estabeleceu um tempo para tudo. Todo ano, entre os meses de fevereiro e maio, era normal os israelitas verem cegonhas voando no céu. Essas aves migravam para o norte. Jeová disse o seguinte: “A cegonha nos céus conhece as suas estações.” (Jer. 8:7) Jeová determinou um tempo para essas aves migrarem. Do mesmo modo, ele também estabeleceu o tempo para trazer seu julgamento. Sempre que você observar aves migrando, lembre-se de que Jeová também tem um “tempo determinado” para trazer o fim deste mundo mau e que você pode confiar nisso. — Hab. 2:3.
PAMA KU MILIMU ZA KULONGA
A Sentinela 03.2019 10 ¶7-11
Escute a voz de Jeová
7 Leia Mateus 17:1-5. A segunda vez em que Jeová falou lá do céu foi quando Jesus “foi transfigurado”. Jesus tinha chamado Pedro, Tiago e João para ir com ele a um monte. Chegando lá, os três apóstolos foram “vencidos pelo sono”. Mas quando estavam completamente acordados, eles tiveram uma visão impressionante! O rosto de Jesus começou a brilhar e sua roupa também brilhava, de tão branca. Daí, dois homens, Moisés e Elias, começaram a falar com Jesus sobre a morte e a ressurreição dele. (Luc. 9:29-32) Então, eles foram encobertos por uma nuvem luminosa e ouviram uma voz vinda da nuvem — era a voz de Deus! Assim como fez no batismo de Jesus, Jeová disse que o amava e o elogiou. Ele disse: “Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.” Só que dessa vez Jeová disse também: “Escutem-no.”
8 Essa visão foi uma amostra do poder e da glória que Jesus teria como Rei do Reino de Deus. Ela deu mais força e coragem para Jesus passar por vários sofrimentos e por uma morte dolorosa. E ela também ajudou os apóstolos a ter mais fé para enfrentar testes de lealdade e para cuidar de todo o trabalho que teriam pela frente. A transfiguração foi algo tão marcante para o apóstolo Pedro que, uns trinta anos mais tarde, ele falou sobre ela em uma de suas cartas. — 2 Ped. 1:16-18.
9 “Escutem-no.” Jeová deixou claro que devemos escutar seu Filho e obedecer a ele. Quando Jesus esteve na Terra, ele deu muitas instruções importantes para seus discípulos. Por exemplo, ele ensinou com amor seus seguidores a pregar as boas novas, e várias vezes lembrou a eles de que deveriam se manter vigilantes. (Mat. 24:42; 28:19, 20) Ele também incentivou seus discípulos a se esforçar e não desistir. (Luc. 13:24) Jesus destacou que seus seguidores devem amar uns aos outros, continuar unidos e obedecer a seus mandamentos. (João 15:10, 12, 13) Esses conselhos foram práticos para os discípulos daquela época e continuam práticos para nós, hoje.
10 Jesus disse: “Todo aquele que está do lado da verdade escuta a minha voz.” (João 18:37) Há vários modos de mostrar que escutamos a voz de Jesus. Um deles é por ‘continuarmos a suportar uns aos outros e a perdoar uns aos outros liberalmente’. (Col. 3:13; Luc. 17:3, 4) Ou então por participarmos bastante na pregação das boas novas, tanto “em tempos favoráveis” como “em tempos difíceis”. — 2 Tim. 4:2.
11 Jesus disse: “Minhas ovelhas escutam a minha voz.” (João 10:27) Escutar as palavras de Jesus envolve mais do que ouvi-las. Temos que colocá-las em prática. É por isso que os seguidores de Cristo não se deixam distrair pelas “ansiedades da vida”. (Luc. 21:34) Para eles, uma das coisas mais importantes é obedecer às ordens de Jesus, mesmo em situações difíceis. Muitos de nossos irmãos estão suportando várias dificuldades, como o ataque de opositores, pobreza extrema e desastres naturais. Mesmo assim, eles continuam fiéis a Jeová, custe o que custar. Foi para essas pessoas que Jesus prometeu: “Quem aceita os meus mandamentos e obedece a eles é o que me ama. Por sua vez, quem me ama será amado pelo meu Pai.” — João 14:21
17-23 YA KUWANA
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU PROVÉRBIOS 1
Vakwenzi: Volye Yinu Mwafanya Kuva
A Sentinela 11.2017 29 ¶16-17
Não deixe nada impedir você de ganhar o prêmio
16 Muitos adolescentes sentem que seus pais cristãos não os entendem e que querem controlar tudo. Você também se sente assim? Nesse caso, pode ser que você fique tão cansado das cobranças que comece a duvidar que servir a Jeová é o melhor modo de levar a vida. Mas se você desistisse de servir a Jeová, logo iria perceber que ninguém ama mais você do que seus pais e seus amigos na congregação.
17 E pense bem: se os seus pais nunca corrigissem você, pode ser que você começasse a pensar: ‘Eles não estão nem aí pra mim.’ (Heb. 12:8) Mas talvez o que irrita você é o modo como seus pais o corrigem. Se esse for o caso, não se concentre nisso. Tente entender por que eles estão corrigindo você. Quando seus pais disserem algo que você não gosta, evite fazer tempestade em copo d’água. A Bíblia diz: “O homem de conhecimento controla as suas palavras, e o homem de discernimento mantém a calma.” (Pro. 17:27) Você pode criar a meta de se tornar uma pessoa madura, que sabe ouvir conselhos de modo calmo, sem se preocupar demais com o modo como o conselho foi dado. (Pro. 1:8) Ter pais que amam a Jeová é uma bênção. Nunca se esqueça de que eles querem muito ajudar você a ganhar o prêmio da vida.
A Sentinela 15/2/2005 19-20 ¶11-12
Resguardemos nossa identidade cristã
11 Agrade a Deus, não a homens. É algo bem natural definir nossa identidade em parte pelo grupo a que pertencemos. Todos precisam de amigos, e pertencer a um grupo faz com que nos sintamos bem. Na adolescência — bem como mais tarde na vida — a pressão de colegas pode ser muito forte, criando um desejo desesperado de imitar outros ou de agradá-los. Mas os amigos e os colegas nem sempre estão interessados no que é melhor para nós. Às vezes eles só querem companhia para fazer o que é errado. (Provérbios 1:11-19) Quando um cristão sucumbe à pressão de colegas, geralmente ele tenta esconder sua identidade. (Salmo 26:4) “Não vos conformeis com este mundo”, advertiu o apóstolo Paulo. (Romanos 12:2, Bíblia de Jerusalém) Jeová dá a força interior de que precisamos para combater as pressões externas de nos amoldar. — Hebreus 13:6.
12 Quando pressões externas ameaçam prejudicar nosso senso de identidade cristã, devemos lembrar-nos de que a lealdade a Deus é muito mais importante do que a opinião popular ou a tendência da maioria. As palavras de Êxodo 23:2 são um princípio seguro: “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” Quando a maioria dos israelitas duvidaram da capacidade de Jeová de cumprir suas promessas, Calebe recusou-se terminantemente a acompanhar a maioria. Ele tinha certeza de que as promessas de Deus eram confiáveis, e foi grandemente recompensado por manter sua posição. (Números 13:30; Josué 14:6-11) Para resguardar seu relacionamento com Deus, você também deseja resistir à pressão da opinião popular?
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 10.2022 21 ¶11
A verdadeira sabedoria está clamando
11 O terceiro grupo de pessoas que rejeitam a sabedoria são os “tolos”. Eles são tolos porque se recusam a viver de acordo com as leis de moral de Deus. Preferem fazer o que é certo aos seus próprios olhos. (Pro. 12:15) Dessa forma, eles rejeitam o próprio Jeová, a Fonte da sabedoria. (Sal. 53:1) No serviço de pregação, eles muitas vezes nos criticam duramente por respeitarmos os padrões da Bíblia. Mas eles não têm nada melhor para oferecer. A Bíblia diz: “A verdadeira sabedoria é inalcançável para o tolo; ele não tem nada a dizer no portão da cidade.” (Pro. 24:7) Esse texto mostra que os tolos não podem dar bons conselhos. Não é de admirar que Jeová nos avise a ‘ficar longe do homem tolo’! — Pro. 14:7.
24 YA KUWANA–2 YA KATANU
VYUMA VYAMBOTI VYA MBIMBI YA SUKU PROVÉRBIOS 2
Mukonda lya Vikhi Wafanya Kupama mu Kulilonga Bibilya Yivi Vene
A Sentinela 08.2022 18 ¶16
Continue andando na verdade
16 Nem todo mundo gosta de ler e estudar. Mas Jeová nos convida a “persistir em procurar” as coisas profundas da verdade. (Leia Provérbios 2:4-6.) Quando fazemos esse esforço, sempre saímos ganhando. Um irmão chamado Corey diz que, ao fazer sua leitura da Bíblia, ele se concentra em um versículo por vez. Ele explica: “Eu leio todas as notas, procuro cada referência cruzada e faço pesquisa adicional . . . Tiro muito proveito da minha leitura usando esse método!” Não importa o método de estudo que usemos, nós mostramos o quanto damos valor à verdade quando nos esforçamos para estudar a Bíblia. — Sal. 1:1-3.
A Sentinela 10.2022 19 ¶3-4
A verdadeira sabedoria está clamando
3 A Bíblia diz: “O temor de Jeová é o início da sabedoria, e conhecer o Santíssimo é entendimento.” (Pro. 9:10) A sabedoria envolve usar o que sabemos para tomar boas decisões. Mas mostramos que temos verdadeira sabedoria quando ‘conhecemos o Santíssimo’, ou seja, quando procuramos saber o modo de Jeová pensar antes de tomar uma decisão importante. Podemos fazer isso por ver o que a Bíblia e as publicações dizem. Assim, mostramos verdadeira sabedoria. — Pro. 2:5-7.
4 Jeová é o único que pode nos dar verdadeira sabedoria. (Rom. 16:27) Por quê? Primeiro, porque Jeová é o Criador e ele sabe tudo sobre o que ele criou. (Sal. 104:24) Segundo, tudo o que Jeová faz mostra que ele é sábio. (Rom. 11:33) Terceiro, quem coloca em prática os conselhos sábios de Jeová sempre é beneficiado. (Pro. 2:10-12) Se quisermos ter verdadeira sabedoria, temos que aceitar essas verdades básicas e permitir que elas guiem nossas decisões e ações.
A Sentinela 09.2016 23 ¶2-3
Jovens, fortaleçam sua fé
2 Hoje, muitas pessoas não acreditam que Deus é o Criador; preferem acreditar na evolução. Se você é um jovem que serve a Jeová ou alguém que está começando a aprender sobre ele, talvez se pergunte como pode provar que existe um Criador. Se esse for o caso, você pode fazer algumas coisas para fortalecer sua fé. Deus nos deu a capacidade de raciocinar, quer dizer, de usar a cabeça, e isso vai proteger você. Como? Vai ajudar você a rejeitar as ideias do mundo que podem destruir sua fé. — Leia Provérbios 2:10-12.
3 Para termos verdadeira fé, precisamos conhecer bem a Deus. (1 Tim. 2:4) Por isso, quando você estudar a Bíblia ou as publicações, faça mais do que apenas passar os olhos pelas páginas. Tente ‘compreender o sentido’ do que lê. (Mat. 13:23) Neste artigo, vamos ver como isso vai ajudar você a ter certeza de que existe um Criador e que a Bíblia é a Palavra de Deus. Você vai ver que não faltam ‘provas convincentes’ de que isso é a mais pura verdade! — Heb. 11:1, nota.
Vyuma vya Mukomu
A Sentinela 1/3/1986 17 ¶7
A integridade de Jó — quem pode imitá-la?
7 Certamente inspira seriedade saber que, assim como a perversa atenção de Satanás se focalizava em Jó, assim se focaliza em nós, os que tentamos manter a integridade para com Deus. Contudo, não precisamos ficar transtornados. Por que não? Porque “Jeová é mui terno em afeição e é misericordioso” e “não [nos] desamparará nem [nos] abandonará completamente”. (Tiago 5:11; Deuteronômio 31:6) Sim, Jeová nos apoiará. “Para os que andam em integridade ele é escudo”, diz a Bíblia. (Provérbios 2:7) Mas isto não significa que Jeová não permitirá que sejamos provados. Ele permitirá, como no caso de Jó. “Mas Deus é fiel”, disse o apóstolo Paulo, “e ele não deixará que sejais tentados além daquilo que podeis aguentar, mas, junto com a tentação, ele proverá também a saída, a fim de que a possais aguentar”. — 1 Coríntios 10:13.