ARTIGO DE ESTUDO 6
CÂNTICO 9 Venha louvar a Jeová, nosso Deus!
“Louvem o nome de Jeová”
“Deem-lhe louvor, servos de Jeová, louvem o nome de Jeová.” — SAL. 113:1.
OBJETIVO
Relembrar o que nos motiva a louvar o nome santo de Jeová em todas as oportunidades.
1-2. O que nos ajuda a entender como é que Jeová se sente depois de se espalharem tantas mentiras sobre ele?
IMAGINE esta situação: alguém de quem você gosta muito diz uma mentira horrível sobre si, e algumas pessoas acreditam. Mas o pior nem é isso. O pior é que essas pessoas começam a espalhar essa mentira, e outros também acreditam. Como é que se sentiria? Se gosta dessas pessoas e se preocupa com o que elas pensam sobre si, isso iria deixá-lo muito triste, não é verdade? — Pro. 22:1.
2 Esta ilustração ajuda-nos a entender como Jeová se sentiu quando a reputação dele foi manchada. Um dos seus anjos contou uma mentira sobre ele à primeira mulher, Eva, e ela acreditou nessa mentira. Por causa disso, os nossos primeiros pais rebelaram-se contra Jeová, e o resultado foi que o pecado e a morte se espalharam a todos os humanos. (Gén. 3:1-6; Rom. 5:12) Todos os problemas que vemos no mundo – como a morte, as guerras e o sofrimento – só existem por causa das mentiras que Satanás contou no jardim do Éden. Como é que Jeová se sente ao ver todos os problemas que essas mentiras causaram? Com certeza, isso é muito doloroso para Jeová. Mesmo assim, ele não se tornou um Deus amargo ou ressentido. Na verdade, Jeová continua a ser o “Deus feliz”. — 1 Tim. 1:11.
3. Que privilégio é que nós temos?
3 Nós temos o privilégio de ajudar a provar que Satanás mentiu sobre o nome de Jeová. Como? Uma maneira é por obedecermos a um mandamento simples: “Louvem o nome de Jeová.” (Sal. 113:1) Nós louvamos o nome de Jeová quando falamos bem dele a outros. Está disposto a fazer isso? Vamos ver três bons motivos para louvarmos o nome de Jeová de todo o coração.
JEOVÁ FICA FELIZ QUANDO LOUVAMOS O SEU NOME
4. Porque é que Jeová fica feliz quando o louvamos? Dê um exemplo. (Veja também a imagem.)
4 O nosso Pai celestial fica muito feliz quando louvamos o seu nome. (Sal. 119:108) Algumas pessoas são carentes ou inseguras e, por isso, sentem necessidade de receber elogios constantes. Será que Jeová é assim? Claro que não. Pense nesta ilustração: Uma menina abraça o pai de maneira muito carinhosa e diz: “És o melhor pai do mundo!” O pai fica muito feliz e emociona-se com o gesto espontâneo da filha. Mas porquê? Será que ele é um homem inseguro e carente que depende dos elogios da filha? Não. Ele sabe que é um bom pai, mas fica muito feliz quando a filha mostra amor e gratidão por ele. Ele sabe que essas qualidades são importantes para que ela seja feliz quando crescer. Por esse mesmo motivo, Jeová, o nosso Pai, fica feliz quando o louvamos.
Assim como um pai fica feliz quando a sua filha mostra amor e gratidão, Jeová fica feliz quando louvamos o seu nome (Veja o parágrafo 4.)
5. O que é que ajudamos a provar quando louvamos a Jeová?
5 Quando louvamos a Jeová, também ajudamos a provar que Satanás mentiu sobre nós. Como assim? Para ele, nenhum humano consegue permanecer leal e defender o nome de Jeová quando surgem dificuldades. Ele também disse que deixaríamos de servir a Jeová se ganhássemos alguma coisa com isso. (Jó 1:9-11; 2:4) Mas Jó não deixou de ser fiel a Jeová e provou que Satanás é mentiroso. E no nosso caso? Hoje, cada um de nós tem o privilégio de defender o nome de Jeová por servi-lo com lealdade. (Pro. 27:11) Que grande honra!
6. Como é que podemos imitar o rei David e os levitas? (Neemias 9:5)
6 Aqueles que amam a Jeová sentem-se motivados a louvarem o nome dele. O rei David escreveu: “Que a minha alma louve a Jeová; que tudo o que há em mim louve o seu santo nome.” (Sal. 103:1) David entendia que louvar o nome de Jeová é o mesmo que louvar o próprio Jeová. O nome de Jeová envolve a sua reputação, as suas belas qualidades e as coisas maravilhosas que ele faz. Por isso, David considerava o nome de Jeová santo e queria louvar esse nome com ‘tudo o que havia’ nele, ou seja, de todo o coração. Da mesma maneira, os levitas davam o exemplo em louvar a Jeová. Eles admitiam humildemente que as suas palavras nunca poderiam expressar totalmente o louvor que o nome sagrado de Jeová merecia. (Leia Neemias 9:5.) Sem dúvida, isso alegrou muito o coração de Jeová.
7. Como é que podemos louvar a Jeová na pregação e no nosso dia a dia?
7 Nós também podemos louvar a Jeová por falar dele com carinho, gratidão e amor. Quando estamos na pregação, queremos ter em mente que o nosso objetivo principal é aproximar as pessoas de Jeová para que elas olhem para ele como um Pai amoroso. (Tia. 4:8) Para nós, é um prazer usar a Bíblia e mostrar às pessoas que Jeová é um Deus de amor, justiça, sabedoria, poder e outras qualidades maravilhosas. Outra maneira de louvar e agradar a Jeová é por nos esforçarmos para imitá-lo. (Efé. 5:1) Por fazermos isso, outros talvez notem que somos diferentes. (Mat. 5:14-16) Quando convivemos com essas pessoas no dia a dia, pode surgir uma oportunidade de explicar o motivo de não sermos como os outros. Em resultado disso, algumas pessoas sinceras podem querer aprender mais sobre o nosso Deus. Quando louvamos a Jeová dessas maneiras, ele fica muito feliz. — 1 Tim. 2:3, 4.
JESUS FICA FELIZ QUANDO LOUVAMOS O NOME DE JEOVÁ
8. Como é que Jesus tomou a iniciativa em louvar o nome de Jeová?
8 De todas as criaturas inteligentes no céu e na Terra, ninguém conhece melhor o Pai do que o Filho. (Mat. 11:27) Jesus ama o seu Pai e toma a iniciativa em louvar o nome dele. (João 14:31) Quando orou ao seu Pai na noite antes de morrer, ele resumiu o seu ministério na Terra da seguinte maneira: “Eu dei-lhes a conhecer o teu nome.” (João 17:26) O que é que Jesus quis dizer?
9. Que ilustração é que Jesus contou para nos ajudar a entender melhor que tipo de pessoa Jeová é?
9 Jesus não se limitou a dizer às pessoas que o nome de Deus é Jeová. Os judeus a quem Jesus ensinava já sabiam o nome de Deus. Mas Jesus fez questão de ‘revelar’ tudo sobre o seu Pai. (João 1:17, 18) Por exemplo, as Escrituras Hebraicas dizem que Jeová é misericordioso e compassivo. (Êxo. 34:5-7) Mas Jesus deixou isso ainda mais claro com a ilustração do filho pródigo. Nessa ilustração, quando o pai viu o filho, “ele ainda estava longe”. A forma como o pai correu para abraçá-lo, e perdoou o seu filho de todo o coração, ajuda-nos a entender perfeitamente o grau elevado da misericórdia e compaixão de Jeová. (Luc. 15:11-32) Desta forma, Jesus mostrou que tipo de pessoa o seu Pai é.
10. (a) Como é que sabemos que Jesus usava o nome do seu Pai e queria que outros fizessem o mesmo? (Marcos 5:19) (Veja também a imagem.) (b) O que é que Jesus quer que façamos hoje?
10 Será que Jesus queria que outras pessoas usassem o nome do seu Pai? Com certeza. Alguns líderes religiosos acreditavam que era um desrespeito pronunciar o nome de Deus. Mas Jesus nunca deixou que tradições que não se baseavam nas Escrituras o impedissem de honrar o nome do seu Pai. Certa vez, Jesus curou um homem que vivia na região dos gerasenos e que estava possesso por demónios. As pessoas ficaram com tanto medo do que aconteceu que imploraram que Jesus deixasse a região. (Mar. 5:16, 17) Mesmo assim, Jesus queria que essas pessoas conhecessem o nome de Deus. Por isso, ele não pediu ao homem que tinha sido curado para contar às pessoas o que Jesus tinha feito; ele pediu ao homem para contar o que Jeová tinha feito. (Leia Marcos 5:19.)a E Jesus ainda quer que o nome do seu Pai seja conhecido em toda a Terra! (Mat. 24:14; 28:19, 20) Quando falamos sobre o nome de Jeová, deixamos o nosso Rei, Jesus Cristo, muito feliz.
Jesus pediu ao homem que tinha estado possesso por demónios para contar às pessoas como ele tinha sido ajudado por Jeová (Veja o parágrafo 10.)
11. (a) Jesus ensinou os seus seguidores a orar pelo quê? (b) De acordo com Ezequiel 36:23, porque é que isso é tão importante?
11 Jesus sabia que o objetivo de Jeová é santificar o Seu nome e mostrar que Satanás é mentiroso. Foi por essa razão que Jesus ensinou os seus seguidores a orar da seguinte forma: “Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” (Mat. 6:9) Jesus entendia que esta questão envolve toda a criação. (Leia Ezequiel 36:23.) Nenhuma outra criatura no Universo fez mais coisas para santificar o nome de Jeová do que Jesus. Mas, quando os inimigos de Jesus o prenderam, o que é que eles disseram sobre ele? Que ele caluniou o nome do seu Pai! Com certeza, Jesus sabia que esse era o pior pecado que alguém poderia cometer. Essa acusação, e a condenação que resultou disso, incomodaram-no profundamente. Talvez tenha sido essa a principal razão pela qual Jesus ficou “tão angustiado” pouco antes de ser preso. — Luc. 22:41-44.
12. Como é que Jesus santificou o nome do seu Pai da melhor maneira possível?
12 Para santificar o nome do seu Pai, Jesus enfrentou tortura, insultos e acusações falsas. Ele sabia que tinha obedecido ao seu Pai em todas as coisas e que não tinha nada de que se envergonhar. (Heb. 12:2) Naqueles momentos difíceis, Jesus também sabia que estava a sofrer ataques diretos de Satanás. (Luc. 22:2-4; 23:33, 34) Satanás fez de tudo para que Jesus fosse infiel, mas não conseguiu. Jesus provou que Satanás é um mentiroso cruel e que Jeová tem servos fiéis que continuam leais, mesmo ao enfrentarem provações muito difíceis.
13. Como é que você pode deixar Jesus feliz?
13 Se quer deixar Jesus feliz, continue a louvar o nome de Jeová por ajudar outros a aprender sobre as qualidades maravilhosas do nosso Deus. Quando fizer isso, estará a seguir os passos de Jesus. (1 Ped. 2:21) Assim como ele, vai deixar Jeová feliz e provar que o Seu inimigo, Satanás, é um mentiroso descarado!
SALVAMOS VIDAS QUANDO LOUVAMOS O NOME DE JEOVÁ
14-15. Que coisas maravilhosas podem acontecer quando ensinamos a verdade sobre Jeová às pessoas?
14 Quando louvamos o nome de Jeová, ajudamos a salvar vidas. Como é que fazemos isso? Satanás “cegou a mente dos descrentes”. (2 Cor. 4:4) As pessoas acreditam nas mentiras de Satanás, por exemplo: que Deus não existe, que está longe de nós, que não se importa com a humanidade, que é cruel e que tortura os pecadores para sempre. Satanás conta essas mentiras porque quer manchar o nome de Jeová e não quer que as pessoas se acheguem a ele. Mas, quando pregamos, não deixamos Satanás fazer isso. Nós ensinamos a verdade sobre o nosso Pai às pessoas, louvando o Seu nome santo. Qual é o resultado?
15 As verdades da Palavra de Deus têm muito poder. Satanás cega as pessoas com as suas mentiras, como se lhes colocasse uma venda nos olhos. Mas, quando lhes ensinamos a verdade sobre como Jeová realmente é, acontece algo incrível. É como se essa venda caísse e elas passassem a ver as qualidades maravilhosas do nosso Pai. Elas ficam impressionadas com o poder ilimitado de Jeová. (Isa. 40:26) Começam a confiar nele por causa da sua justiça perfeita. (Deut. 32:4) Aprendem muito com a grande sabedoria dele. (Isa. 55:9; Rom. 11:33) E também são consoladas quando aprendem que Jeová é amor. (1 João 4:8) Quanto mais se achegam a Jeová, mais a esperança de viver para sempre se torna real. Que privilégio maravilhoso: ajudar as pessoas a achegarem-se ao nosso Pai! Quando fazemos isso, Jeová encara-nos como seus “colaboradores”. — 1 Cor. 3:5, 9.
16. Como é que as pessoas se sentem quando aprendem o nome de Deus? Dê exemplos.
16 Provavelmente, a primeira coisa que ensinamos às pessoas é que o nome de Deus é Jeová. Isso já pode ter um grande impacto em alguém que tem um coração sincero. Por exemplo, uma jovem chamada Aliyahb foi criada numa família que não era cristã. Mas ela não estava satisfeita com a religião dela e não se sentia perto de Deus. Isso mudou quando ela começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Ela começou a ver Deus como seu amigo e ficou admirada quando aprendeu que o nome de Deus tinha sido tirado de muitas Bíblias e substituído por títulos, como “Senhor”. Aprender o nome de Jeová mudou a vida dela. Ela disse: “O meu melhor amigo tem um nome! Agora, eu tenho muita paz no coração, e é um privilégio conhecer o nome dele.” Um homem chamado Steve era músico e tinha sido criado de maneira rigorosa na religião judaica. Ele queria deixar de fazer parte de uma religião organizada porque tinha visto muita hipocrisia. Mas, depois de a mãe dele ter morrido, ele aceitou assistir a um estudo da Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Aprender o nome de Deus mexeu muito com ele. Ele disse: “Foi a primeira vez que eu ouvi o nome de Deus. Finalmente eu entendi que Deus é uma pessoa real. Naquele momento, eu percebi que tinha encontrado um verdadeiro amigo.”
17. Porque é que você quer continuar a louvar o nome de Jeová? (Veja também a imagem.)
17 Quando vai à pregação, ensina às pessoas o nome santo de Jeová? Ajuda-as a ver as qualidades maravilhosas do nosso Deus? Se fizer isso, está a louvar o nome de Deus. Continue a ajudar outros a conhecer a Pessoa por trás desse nome. Dessa maneira, estará a salvar vidas. Além disso, estará a seguir os passos do nosso Rei, Jesus Cristo. E, acima de tudo, vai deixar o nosso Pai amoroso, Jeová, muito feliz. Por isso, continue a ‘louvar o nome de Jeová para todo o sempre’! — Sal. 145:2.
Nós louvamos a Jeová quando ensinamos às pessoas o nome dele e as suas maravilhosas qualidades (Veja o parágrafo 17.)
COMO É QUE LOUVAR O NOME DE DEUS...
deixa Jeová feliz?
deixa Jesus feliz?
ajuda a salvar vidas?
CÂNTICO 1 O teu nome é Jeová
a Temos bons motivos para acreditar que Marcos usou o nome de Jeová ao citar estas palavras de Jesus. Por isso, a Tradução do Novo Mundo usa o nome “Jeová” neste versículo. Veja a nota de estudo neste versículo.
b Os nomes foram mudados.